2023

Filosofia da Natureza e do Ambiente

Nome: Filosofia da Natureza e do Ambiente
Cód.: FIL7835M
10 ECTS
Duração: 15 semanas/260 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Perspectivar as concepções filosóficas acerca da Natureza  e as problemáticas postas  à filosofia pela  complexa situação ambiental contemporânea. 2. Reconhecer as dimensões históricas, culturais e civilizacionais dos problemas ecológicas. 3. Propiciar uma compreensão da epistemologia da ecologia como disciplina científica, nas suas várias vertentes e perspectivas. 4. Possibilitar uma introdução aos problemas da ética e da política ambientais e seus dilemas.

Conteúdos Programáticos

I As concepções filosóficas acerca da Natureza  e as articulações disciplinares da filosofia do ambiente. Os problemas da filosofia do ambiente.  II A problematicidade epistemológica da ecologia. Da emergência da ecologia como nova ciência à ecologia como actor social. Os limites epistemológicos internos e externos da  ecologia e a complexidade dos seus propósitos.  A ecologia e as linhas do debate epistemológico contemporâneo. Bateson e a ecologia do espírito;  a ecologia profunda; o ecofeminismo.  III As tradições culturais e a noções de natureza e  de ambiente. A historicidade do sentido ocidental da totalidade bio-física: 1. O kosmos antigo: harmonia e caoticidade entre o microscosmo humano e a totalidade cósmica. A ética, a estética, a lei e a religião  natural, dos pré-socráticos a Lucrécio. 2. O mundus medieval: o sagrado, a matéria e o humano, de Sto. Agostinho a Buridan. Os limites da ecumena e os loci imaginários. 3. O universus moderno, do Renascimento ao século XIX; da Utopia ao domínio da Natureza. A emergência das ciências aplicadas e a transformação técnica da realidade. 4.O ambiente contemporâneo: As consequências ecológicas da tecnologia e emergência do cibermundo. A urbanização global e as mudanças climáticas.  IV A ética ambiental contemporânea; desenvolvimento económico e sustentabilidade; as possibilidades de um novo paradigma: do domínio ao respeito. Uma ética orientada pelo futuro e a responsabilidade para com as novas gerações.

Métodos de Ensino

Exposições pelos docentes; comentários e debates temáticos; apresentações de trabalhos pelos discentes. 

Bibliografia

ÁVILA-PIRES, F., Os fundamentos históricos da ecologia. Ribeirão Preto: Holos Ed., 1999.CALLICOTT, J. B. - AMES, R., (eds.), Nature in Asian Traditions of Thought- Essys in Environmental Philosophy. New York: SUNY, 1989.DESCOLA, P.,- PALSSON, G., Nature and Society: Anthropological Perspectives. Oxford: Routledge, 1996. CALLICOT, J.B., In Defense of the Land Ethic: Essays in Environmental Philosophy. New York: SUNY, 1989.HADOT, P., Le voile d’Isis. Essai sur l’idée de Nature. Paris : Gallimard, 2004.JAMIESON, DALE (ed.), A Companion to  Environmental Philosophy. Oxford: Blackwell, 2003. JONAS,  HANS,  The Imperative of Responsibility: In Search of an Ethics for the Technological Age. Chicago: University of Chicago Press, 1984.