2023

Filosofia da Linguagem e da Comunicação

Nome: Filosofia da Linguagem e da Comunicação
Cód.: FIL7834M
10 ECTS
Duração: 15 semanas/260 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se que os estudantes adquiram uma compreensão do problema eminentemente filosófico da possibilidade da comunicação linguística.

Pretende-se que os estudantes adquiram um conhecimento geral das principais respostas disponíveis para a pergunta «O que é o significado?» e das respectivas dificuldades.

Pretende-se ainda que os estudantes adquiram a capacidade de identificar e caracterizar os papéis que a composicionalidade, por um lado, e o contexto extra-linguístico, por outro, desempenham na determinação daquilo que é dito num acto de comunicação.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução: a linguagem e a possibilidade da comunicação.

2. Concepções do significado linguístico. 2.1. A concepção mentalista. 2.2. A concepção platónica. 2.3. A concepção realista. 2.4. O cepticismo semântico de Wittgenstein e de Quine.

3. Frege: do projecto logicista à filosofia da linguagem. O problema da informatividade das afirmações de identidade e a distinção entre sentido e referência. A subjectividade (e privacidade) da representação mental e a objectividade do sentido. O papel do sentido na comunicação. Objectos e conceitos (como funções). Composicionalidade. Frases assertóricas: valor de verdade e pensamento expresso. O discurso indirecto e a teoria da referência indirecta.

4. Russell e a teoria das descrições definidas. Forma gramatical de superfície e forma lógica profunda. Descrições definidas e ambiguidades de âmbito: o caso da negação e o caso das atitudes proposicionais. Os nomes vulgares como descrições definidas abreviadas. Conhecimento (de objectos) por descrição e por contacto. Ligação entre nomes e conhecimento por contacto. Nomes logicamente próprios e o problema do solipsismo.

5. Wittgenstein: do Tractatus às Investigações Filosóficas. A resolução dos problemas da filosofia através da compreensão da linguagem. Isomorfismo da linguagem e do mundo e atomismo lógico. A teoria pictórica do significado. Os limites do que pode ser dito. Estatuto especial das proposições da lógica e da matemática (tautologias) e proposições sem sentido na ética, na religião e na filosofia. Caracterização genérica das Investigações. A visão agostiniana da linguagem e a definição ostensiva. Jogos de linguagem e semelhanças de família. Significado e compreensão: o que é seguir uma regra. Legados de Wittgenstein.

Métodos de Ensino

Exposição (apoiada em meios audiovisuais). Leitura de textos e análise de problemas. Página na internet. Grupo de discussão.

Bibliografia

The Frege Reader, edited by Michael Beaney, Blackwell, Oxford, 1997.

Bertrand Russell, Introdução à Filosofia Matemática, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2007.

Bertrand Russell, Os Problemas da Filosofia, Edições 70, Lisboa, 2008.

Ludwig Wittgenstein, Tratado Lógico-Filosófico & Investigações Filosóficas, 4ª ed., Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2008.