Discursos e Horizontes da Educação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Pretende-se que os/as estudantes desenvolvam competências crítica e autocrítica, de modo a consolidarem a autonomia do pensar. Como objectivos a promover, destacam-se:
- Identificar os discursos referenciais da educação e situá-los em momentos-chave da cultura
- Reconhecer a carga ideológica dos discursos educativos
- Estabelecer uma rede conceptual dos discursos, a partir de conceitos como ‘perfectibilidade’, ‘progressão, ‘excelência’, ‘humanismo’, ‘utopia’ e ‘crise’.
- Compreender a pretensão globalizante da educação e considerar a sustentabilidade dos seus horizontes
Conteúdos Programáticos
Discursos e Horizontes da Educação é uma unidade curricular optativa da vertente Ética, Género e Cidadania, do Mestrado de Filosofia da Universidade de Évora.
Discursos e Horizontes da Educação estuda os textos que dão forma a propostas educativas para a formação do ser humano e a constituição do mundo. São cinco os temas que orientarão a leitura das fontes da Filosofia da Educação:
- A configuração do discurso filosófico da educação
- A permeabilidade dos discursos às ideologias e à utopia
- A expulsão da filosofia do discurso pedagógico
- Os discursos e os horizontes educativos: modelos de continuidade e ruptura
- Novos discursos, novos paradigmas
- A crítica de Valleriani aos discursos e horizontes educativos
Métodos de Ensino
A metodologia reparte-se em duas modalidades combinadas, de modo a criar dinâmicas diferentes e a facilitar abordagens diferenciadas: comentário e debate. O comentário pressupõe o recurso a textos e o seu estudo; o debate, de natureza argumentativa, visa apurar informação e confrontar ideias.
Bibliografia
Esta unidade curricular tem como fontes as obras tradicionais da Filosofia da Educação, desde Platão à contemporaneidade. As referências bibliográficas gerais que aqui se aduzem são entendidas como instrumentos de análise para compreensão dos discursos e dos horizontes que configuram a educação.
AA.VV. Historia de la Filosofia Hoy. Conceptos, Autores, Temas. [2.ª ed.] Madrid: Dikynson, 1991.
Althusser, Louis. Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado. Lisboa: Presença, 1974.
Barthes, Roland. Escritores, Intelectuais e Professores. Lisboa: Presença, 1975.
Bernard, Michel. Critique des Fondements de l’ Éducation ou Généalogie du Pouvoir et/ou de L’ Impouvoir d’ un discours. Paris: Chiron, 1988.
Bloch, Marc-Antoine. Philosophie de l’ éducation nouvelle. Paris: PUF, 1973.
Durkheim, Émile. Education et Sociologie. Paris: PUF, 1973.
CHARBONNEL, Nanine. Pour une Critique de la Raison Éducative. Berne: Peter Lang, 1988.
Charlot, Bernard. La mystification pédagogique: réalités sociales et processus idéologiques dans la théorie de l'éducation. Paris: Payot, 1980, Foucault. Michel. A Ordem do Discurso. Lisboa: Relógio d'Água, 1997.
Crato, Nuno. O “Eduquês” em Dicurso Directo: Gradiva, 2006.Ferry, Luc, Lettre à Tous Ceux qui Aiment l'École, Paris: Odile Jacob, 2003.
Estébanez, Paciano Fermoso, «Historia de la Filosofia de la Educación», in AA.VV., Historia de la Filosofia Hoy. Conceptos, Autores, Temas, 2.ª ed., Madrid, Dikynson, 1991.
Goergen, Pedro. Pós-Modernidade Ética e Educação. Polêmicas do nosso tempo. Campinas: Editora Autores Associados, 2005.
Justino, David. Difícil é Educá-los. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2010.
Lambert, Greg. On the (new) baroque. London: Continuum, 2004.
Martin, Jane. Changing the Educational Landscape: Philosophy, women and curriculum, London; Routledge, 1994.
Passmore, Jonh. A Perfectibilidade Humana. São Paulo: Livraria Cultura, 2004.
Reboul, Olivier. Le Langage de l’ éducation. Analyse du discours pédagogique. Paris: PUF, 1984.
Ricouer, Paul. Du texte à l’action. Essais d’herméneutique II. Paris:Seuil, 1986.
Valleriani, Antonio. Al di la dell’Occidente. La svolta neobarroca dell’educazione. Milano: Edizione Unicopli, 2009.
Valleriani, Antonio. L’Educazione nella’Epoca Barroca. Roma: Armando Editore, 2004.