2023

Discursos e Horizontes da Educação

Nome: Discursos e Horizontes da Educação
Cód.: FIL7832M
5 ECTS
Duração: 15 semanas/130 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se que os/as estudantes desenvolvam competências crítica e autocrítica, de modo a consolidarem a autonomia do pensar. Como objectivos a promover, destacam-se:



  1. Identificar os discursos referenciais da educação e situá-los em momentos-chave da cultura

  2. Reconhecer a carga ideológica dos discursos educativos

  3. Estabelecer uma rede conceptual dos discursos, a partir de conceitos como ‘perfectibilidade’, ‘progressão, ‘excelência’, ‘humanismo’, ‘utopia’ e ‘crise’.

  4. Compreender a pretensão globalizante da educação e considerar a sustentabilidade dos seus horizontes

Conteúdos Programáticos

Discursos e Horizontes da Educação é uma unidade curricular optativa da vertente Ética, Género e Cidadania, do Mestrado de Filosofia da Universidade de Évora.


Discursos e Horizontes da Educação estuda os textos que dão forma a propostas educativas para a formação do ser humano e a constituição do mundo. São cinco os temas que orientarão a leitura das fontes da Filosofia da Educação:



  1. A configuração do discurso filosófico da educação

  2. A permeabilidade dos discursos às ideologias e à utopia

  3. A expulsão da filosofia do discurso pedagógico

  4. Os discursos e os horizontes educativos: modelos de continuidade e ruptura

  5. Novos discursos, novos paradigmas 

  6. A crítica de Valleriani aos discursos e horizontes educativos

Métodos de Ensino

A metodologia reparte-se em duas modalidades combinadas, de modo a criar dinâmicas diferentes e a facilitar abordagens diferenciadas: comentário e debate. O comentário pressupõe o recurso a textos e o seu estudo; o debate, de natureza argumentativa, visa apurar informação e confrontar ideias.

Bibliografia

Esta unidade curricular tem como fontes as obras tradicionais da Filosofia da Educação, desde Platão à contemporaneidade. As referências  bibliográficas gerais que aqui se aduzem são  entendidas como instrumentos de análise para compreensão dos discursos e dos horizontes que configuram a educação.


AA.VV. Historia de la Filosofia Hoy. Conceptos, Autores, Temas. [2.ª ed.] Madrid: Dikynson, 1991.


Althusser, Louis. Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado. Lisboa: Presença, 1974.


Barthes, Roland. Escritores, Intelectuais e Professores. Lisboa: Presença, 1975.


Bernard, Michel. Critique des Fondements de l’ Éducation ou Généalogie du Pouvoir et/ou de L’ Impouvoir d’ un discours. Paris: Chiron, 1988.


Bloch, Marc-Antoine. Philosophie de l’ éducation nouvelle. Paris: PUF, 1973.


Durkheim, Émile. Education et Sociologie. Paris: PUF, 1973.


CHARBONNEL, Nanine. Pour une Critique de la Raison Éducative. Berne: Peter Lang, 1988.


Charlot, Bernard. La mystification pédagogique: réalités sociales et processus idéologiques dans la théorie de l'éducation. Paris: Payot, 1980, Foucault. Michel. A Ordem do Discurso. Lisboa:  Relógio d'Água, 1997.


Crato, Nuno.  O “Eduquês” em Dicurso Directo:  Gradiva, 2006.Ferry, Luc, Lettre à Tous Ceux qui Aiment l'École, Paris: Odile Jacob, 2003.


Estébanez, Paciano Fermoso, «Historia de la Filosofia de la Educación», in AA.VV., Historia de la Filosofia Hoy. Conceptos, Autores, Temas, 2.ª ed., Madrid, Dikynson, 1991.


Goergen, Pedro. Pós-Modernidade Ética e Educação. Polêmicas do nosso tempo. Campinas: Editora Autores Associados, 2005.


Justino, David.  Difícil é Educá-los.  Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2010.


Lambert, Greg. On the (new) baroque. London: Continuum, 2004.


Martin, Jane. Changing the Educational Landscape: Philosophy, women and curriculum, London; Routledge, 1994.


Passmore, Jonh. A Perfectibilidade Humana. São Paulo: Livraria Cultura, 2004.


Reboul, Olivier. Le Langage de l’ éducation. Analyse du discours pédagogique. Paris: PUF, 1984.


Ricouer, Paul. Du texte à l’action. Essais d’herméneutique II. Paris:Seuil, 1986.


Valleriani, Antonio. Al di la dell’Occidente. La svolta neobarroca dell’educazione. Milano: Edizione Unicopli, 2009.


Valleriani, Antonio. L’Educazione nella’Epoca Barroca. Roma: Armando Editore, 2004.