2025
Seminário
Nome: Seminário
Cód.: BIO14648M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/162 horas
Área Científica:
Ciências Biológicas, Controlo e Processos
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
Desenvolvimento de aptidões de organização de planos de trabalho através da definição de tarefas e calendarização das mesmas para atingir os resultados pretendidos. Prática de pesquisa da literatura, escrita e comunicação de resultados em ciência e tecnologia.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos
Esta UC visa contribuir para que os estudantes adquiram a autonomia necessária para desenvolver, com a supervisão do(s) orientador(es), o plano de trabalho associado à sua dissertação de mestrado, e a capacidade de desenvolver individualmente o estado da arte sobre o conhecimento técnico-científico relacionado com o domínio do conhecimento selecionado.
Competências
1) Adquirir competências para intervenção profissional na área da aquacultura;
2) Ter capacidade para acompanhar a execução das tarefas definidas no cronograma de atividades aprovado;
3) Ter capacidade para analisar em tempo útil possíveis alterações à estrutura do plano de trabalho;
4) Desenvolver estratégias de comunicação dos resultados sob a forma escrita e oral, através da elaboração de um resumo do trabalho a desenvolver na futura dissertação;
5) Fazer apresentações públicas dos trabalhos desenvolvidos;
6) Promover a interação crítica com equipas de trabalho.
Esta UC visa contribuir para que os estudantes adquiram a autonomia necessária para desenvolver, com a supervisão do(s) orientador(es), o plano de trabalho associado à sua dissertação de mestrado, e a capacidade de desenvolver individualmente o estado da arte sobre o conhecimento técnico-científico relacionado com o domínio do conhecimento selecionado.
Competências
1) Adquirir competências para intervenção profissional na área da aquacultura;
2) Ter capacidade para acompanhar a execução das tarefas definidas no cronograma de atividades aprovado;
3) Ter capacidade para analisar em tempo útil possíveis alterações à estrutura do plano de trabalho;
4) Desenvolver estratégias de comunicação dos resultados sob a forma escrita e oral, através da elaboração de um resumo do trabalho a desenvolver na futura dissertação;
5) Fazer apresentações públicas dos trabalhos desenvolvidos;
6) Promover a interação crítica com equipas de trabalho.
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos programáticos serão ajustados a cada tema selecionado pelos estudantes para desenvolver na sua dissertação de mestrado. Deste modo, o programa da UC inclui:
1) Organização da estrutura e elaboração de um plano de trabalho técnico-científico;
2) Delineamento dos trabalhos e tarefas a desenvolver;
3) Definição de métodos de autocontrolo do cumprimento do cronograma de tarefas;
4) Como procurar e selecionar os conteúdos que devem constituir o estado da arte;
5) Como dar destaque a um trabalho científico, e qual a melhor forma de o enquadrar no conhecimento técnico-científico existe à data sobre o assunto;
6) Definição de critérios para elaborar uma boa síntese do estado da arte;
7) Organização da estrutura da dissertação;
8) Organização da bibliografia e normas de citação de trabalhos consultados na literatura;
9) Técnicas de apresentação oral de temas científicos.
1) Organização da estrutura e elaboração de um plano de trabalho técnico-científico;
2) Delineamento dos trabalhos e tarefas a desenvolver;
3) Definição de métodos de autocontrolo do cumprimento do cronograma de tarefas;
4) Como procurar e selecionar os conteúdos que devem constituir o estado da arte;
5) Como dar destaque a um trabalho científico, e qual a melhor forma de o enquadrar no conhecimento técnico-científico existe à data sobre o assunto;
6) Definição de critérios para elaborar uma boa síntese do estado da arte;
7) Organização da estrutura da dissertação;
8) Organização da bibliografia e normas de citação de trabalhos consultados na literatura;
9) Técnicas de apresentação oral de temas científicos.
Métodos de Ensino
O acompanhamento do estudante no que respeita à elaboração do seu plano de trabalho é feito individualmente e em seminários organizados para divulgação pública do trabalho. Nestas apresentações será valorizada a discussão, e a análise de propostas de melhoria pela audiência presente na sessão.
Avaliação
A avaliação é composta por 3 componentes: (i) um resumo do plano de trabalho e sua calendarização, (ii) uma apresentação oral, e a (iii) avaliação do desempenho do estudante pelo(s) supervisor(es) na execução do plano de trabalho. A apresentação é realizada perante os 2 docentes que lecionação a UC e um 3.º elemento especialista no tema da dissertação. A avaliação da apresentação oral corresponde a 40% da classificação final, e é feita com base na clareza da apresentação, da profundidade dos conhecimentos, e da qualidade científica. Os restantes 60% correspondem à classificação atribuída ao plano de trabalho/relatório síntese (40%), e à classificação atribuída pelo(s) orientador(es) (20%).
Bibliografia
[1] Doumont, J. (2010) English Communication for Scientists. Cambridge, MA. NPG Education.
[2] Pereira, A., Poupa, C. (2016) Como escrever uma tese, monografia ou livro científico, Edições Silabo. 6ª edição (on-line). ISBN: 978-972-618-843-8.
[3] Schimel, J (2012) Writing Science. Oxford University Press. Oxford. ISBN: 9780199760237
[4] Outra bibliografia de acordo com os diferentes temas e planos de dissertação desenvolvidos por cada estudante/ Other bibliography according to the different themes and dissertation plans to be developed by the students
[2] Pereira, A., Poupa, C. (2016) Como escrever uma tese, monografia ou livro científico, Edições Silabo. 6ª edição (on-line). ISBN: 978-972-618-843-8.
[3] Schimel, J (2012) Writing Science. Oxford University Press. Oxford. ISBN: 9780199760237
[4] Outra bibliografia de acordo com os diferentes temas e planos de dissertação desenvolvidos por cada estudante/ Other bibliography according to the different themes and dissertation plans to be developed by the students