2025

Biologia das Espécies Aquícolas

Nome: Biologia das Espécies Aquícolas
Cód.: BIO14636M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/162 horas
Área Científica: Controlo e Processos

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Identifica as espécies cultiváveis em aquacultura e tipos de produção mais adequados. Permite perceber a biologia das espécies com potencial para produção aquícola e potenciar a seleção de espécies com elevado valor comercial para uso farmacêutico e biotecnológico.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

-Identificar as principais espécies cultivadas em aquacultura e os tipos de produção adequados a cada uma;
-Compreender a biologia, fisiologia e ecologia das espécies cultivadas e com potencial aquícola;
-Aplicar os conhecimentos adquiridos para conseguir selecionar espécies com potencial emergente para serem exploradas;
-Entender a potencialidade das espécies emergentes para diversos usos, incluindo o consumo, as aplicações médico-farmacêuticas, a biotecnologia e a conservação dos ecossistemas;
-Identificar as condições ideais para a cultura das diferentes espécies, integrando o conhecimento sobre os ciclos de vida e as necessidades ambientais;
-Compreender os princípios da aquacultura multitrófica integrada, as suas vantagens e constrangimentos;
-Desenvolver competências de análise crítica de várias opções, discussão fundamentada com base no conhecimento, capacidade de interpretação e exposição.

Conteúdos Programáticos

1.O meio
1.1Condições ambientais para aquacultura em águas interiores, de transição e costeiras (offshore): oportunidades e limitações p/ a atividade
1.2Ordenamento do território: capacidade de carga e sensibilidade ambiental dos meios aquáticos
1.3Exemplos de aquaculturas em diferentes meios em Portugal
2.As espécies
2.1Biologia, fisiologia e ecologia das espécies cultivadas e com potencial aquícola
2.2Taxonomia e nomenclatura: princípios gerais e aplicabilidade
2.3Ciclos de vida e processos biológicos de espécies com interesse aquícola
2.4Espécies emergentes: critérios de seleção
3.Os processos
3.1Policultura e Aquacultura multitrófica integrada: seleção de espécies e tipos de sistemas
3.2Espécies emergentes: estratégias de valorização
3.3Casos de estudo internacionais e em Portugal
3.4Biotecnologia e Aquacultura

Componente Prática
1.Saída de campo: visita a diferentes tipos de aquaculturas
2.Identificação de espécies aquícolas
3.Elaboração de relatórios e apresentação de trabalhos

Métodos de Ensino

Aulas TP serão dadas em modo presencial e b-learning com apoio assíncrono através do Moodle e Teams, e as PL e TC (saídas de campo) serão realizadas de modo presencial.
Métodos: Expositivos e de aprendizagem ativa nas aulas TP, a partir da colocação de questões e pesquisa orientada. As PL consistem no uso de protocolos para identificação das espécies estudadas e das suas estruturas morfológicas e na apresentação de palestras preparadas pelos estudantes sobre os diferentes processos de produção aquícola estudados.

Avaliação

Avaliação contínua das TP através da realização de 2 testes ou exame final. A avaliação das PL é realizada com base na realização e entrega de relatórios e apresentações orais dos trabalhos de PL, ao longo do semestre, mediante a calendarização definida no início do ano. Realização e apresentação de um trabalho final de integração das várias componentes através do b-learning. Classificação final é obtida pela ponderação de 70% da nota dos testes ou exame associada às aulas TP e 30 % para as atividades das PL. Todas as componentes têm de ser> 9,5 valores.

Bibliografia

[1] Castro, P. & M.E. Huber (2012) Biologia Marinha. McGraw Hill Brasil, 480p.
[2] Fotedar, R.K. & B.F. Phillips, B.F. (2011) Recent Advances and New Species in Aquaculture
ISBN: 9781405176644. Blackwell Publishing Ltd.
[3] Granada, L., N. Sousa, S. Lopes, & M.F.L. Lemos (2016) Is integrated multitrophic aquaculture the solution to the sectors’ major challenges? – a review. Rev Aquacult, 8: 283-300.
[4] Mylonas, C.C., R. Robles, G. Tacken, M. Banovic, A. Krystallis, L. Guerrero & K. Grigorakis. (2019) New species for EU aquaculture. Food Science and Technology, 33: 22-26.

Equipa Docente (2024/2025 )

  • [responsável]