2024

Biogeoquímica de Sedimentos Aquáticos

Nome: Biogeoquímica de Sedimentos Aquáticos
Cód.: GEO10366M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Geologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Apresentar as principais características biogeoquímicas, fluxos químicos e dinâmica de nutrientes e elementos contaminantes e factores que controlam o transporte e a sedimentação dos materiais em sistemas aquáticos de água doce, em particular rios e lagos. Apresentação de casos de estudo realizados pela docente da disciplina, em clima Mediterrânico e Tropical, para que o aluno compreenda a aplicação prática dos conhecimentos obtidos a partir do estudo e análise dos sedimentos. Apresentação das principais causas de poluição destes sistemas aquáticos e propostas para a sua remediação e reabilitação.

Conteúdos Programáticos

Introdução; Os Sedimentos de Rios: Características dos rios, fluxos de materiais através dos rios; Fluxos químicos e dinâmica dos rios; Sedimentação em sistemas lacustres artificiais: A erosão natural e a erosão acelerada dos solos das bacias de drenagem dos sistemas lacustres, Processos físico-químicos em sistemas lacustres, As barragens e represas e os ciclos de nutrientes, Factores que controlam o transporte e a sedimentação dos materiais nas represas, Transporte e sedimentação dos materiais, Mecanismos de Transporte e Deposição dos Minerais Argilosos,. Fluxos químicos e Dinâmica de Sistemas Lacustres.
Biogeoquímica de Sedimentos Fluviais e Lacustres: Elementos maiores (Ca, Mg, Na, K, Na), elementos metálicos, metais traço, nitrogénio, fósforo, carbono, metano, potencial redox.
Poluição e remediação de sistemas aquáticos: Acidificação, Poluição por patogénicos e toxinas; Eutrofização, O potencial redox e a recuperação de lagos, A dragagem como técnica de recuperação.

Métodos de Ensino

A disciplina terá uma componente teórica e uma forte componente prática, laboratorial.
A avaliação será efectuada de dois modos alternativos: (1) Avaliação contínua: 3 trabalhos teóricos distribuidos pelo semestre com resposta a diversas questões e resolução de casos de estudo (60%) e uma componente laboratorial na última semana letiva, que incluirá a participação do aluno em trabalhos práticos e apresentação de relatórios relativos às actividades laboratoriais (40%); (2) Avaliação Final: Apresentação de uma monografia relativa à matéria lecionada que inclui a resolução de 3 casos de estudo (60%) e apresentação de um relatório relativo às actividades laboratoriais que serão realizadas durante a última semana letiva (40%).

Bibliografia

Allen, P.M., Dunbar, J.A. (2005) Dredging vs new reservoirs 2005 . Texas Water Development Board. Alan Plummer Associates, Inc.
Dudley, J.L.; Shortelle, A.b. (2007) Dredging as a Restoration Tool For Lake Water Quality Improvement. Updated for: St. Johns River Water Management District. MACTEC Project Number 6063070098.
EPA (1981) - Sediment removal as a lake restoration Technique. Research and Development. United States Environmental Protection Agency
Güngör, E. Burcu Özkaraova, Editor (2007) Environmental Technologies. New Developments I-Tech Education and Publishing, Croatia.www.i-techonline.com
Likens, G. E, Editor (2010) Biogeochemistry of Inland Waters. A Derivative of Encyclopedia of Inland Waters. Elsevier. Academic Press.
Morris, G.L.; Fan, J. (1998) Reservoir Sedimentation Handbook: design and management of dams, reservoirs. McGraw-Hill
McManus, J. & Duck, R.W. (Eds.) (1993) – Geomorphology and Sedimentology of Lakes and Reservoirs, John Wiley & Sons Lt

Equipa Docente (2023/2024 )