2025
Tecnologias de Informação Geográfica em Agricultura de Precisão
Nome: Tecnologias de Informação Geográfica em Agricultura de Precisão
Cód.: ERU12714M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Engenharia Rural
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
O estudante deverá adquirir conhecimentos, aptidões e competências (ao nível da parcela agrícola):
1. no manuseamento em campo do GNSS (Levantamentos e amostragens inteligentes de solo, plantas, etc.);
2. nas tecnologias de informação geográfica e ter capacidade de integrar dados espaciais em formatos
diferentes;
3. na capacidade de estruturar bases de dados espaciais, como modelos da realidade;
4. na aplicação de funções de análise espacial que um SIG proporciona, na perspetiva do apoio à tomada de
decisão agronómica;
5. no uso de linguagens de pesquisa estruturada e em álgebra de mapas;
6. na aplicação de diversas técnicas de deteção remota a diferentes escalas para análise da superfície terrestre,
nomeadamente interpretar e identificar características morfológicas e de textura no coberto vegetal e
estimar parâmetros ao nível do vigor vegetativo).
1. no manuseamento em campo do GNSS (Levantamentos e amostragens inteligentes de solo, plantas, etc.);
2. nas tecnologias de informação geográfica e ter capacidade de integrar dados espaciais em formatos
diferentes;
3. na capacidade de estruturar bases de dados espaciais, como modelos da realidade;
4. na aplicação de funções de análise espacial que um SIG proporciona, na perspetiva do apoio à tomada de
decisão agronómica;
5. no uso de linguagens de pesquisa estruturada e em álgebra de mapas;
6. na aplicação de diversas técnicas de deteção remota a diferentes escalas para análise da superfície terrestre,
nomeadamente interpretar e identificar características morfológicas e de textura no coberto vegetal e
estimar parâmetros ao nível do vigor vegetativo).
Conteúdos Programáticos
1.Funcionamento, tipo de posicionamento e correcção dos erros de um GNSS e suas aplicações na área
agro-florestal.
2.Aplicação de técnicas de SIG: Construção e estruturação de bases de dados espaciais, como modelos
da realidade;
3.Aplicação e técnicas de processamento e análise de imagem de satélite: Melhoramento de contraste de
imagem digital; Classificação de imagem (supervisionada e não supervisionada); Cálculo e análise de
Índices de Vegetação (lineares e ortogonais); Análise de componentes principais; Segmentação multiresolução;
classificação orientada a objeto.
4.Estimação de parâmetros agrícolas e florestais com base em dados obtidos por meio de detecção
remota (rampas espaciais, rampas UAV/DRONE, rampas moto-transportadas) utilizando programas de SIG
e de processamento digital de imagem.
5.Estimação de parâmetros do solo com base em sensores geo-eléctricos (Levantamento da CEa do solo).
6.Trabalhos práticos.
7. Seminários em TIG.
agro-florestal.
2.Aplicação de técnicas de SIG: Construção e estruturação de bases de dados espaciais, como modelos
da realidade;
3.Aplicação e técnicas de processamento e análise de imagem de satélite: Melhoramento de contraste de
imagem digital; Classificação de imagem (supervisionada e não supervisionada); Cálculo e análise de
Índices de Vegetação (lineares e ortogonais); Análise de componentes principais; Segmentação multiresolução;
classificação orientada a objeto.
4.Estimação de parâmetros agrícolas e florestais com base em dados obtidos por meio de detecção
remota (rampas espaciais, rampas UAV/DRONE, rampas moto-transportadas) utilizando programas de SIG
e de processamento digital de imagem.
5.Estimação de parâmetros do solo com base em sensores geo-eléctricos (Levantamento da CEa do solo).
6.Trabalhos práticos.
7. Seminários em TIG.
Métodos de Ensino
Trabalho presencial: As competências teorico-práticas serão adquiridas presencialmente na sala de aula.
A componente teórica será sempre seguida da sua aplicação em situações práticas, através da resolução
de exercícios utilizando programas e tecnologias específicas. Os alunos desenvolverão trabalho prático de
índole individual, trabalho esse que será útil no desenvolvimento de um trabalho de grupo integrador dos
conhecimentos adquiridos na unidade curricular.
Trabalho à distância: Introdução dos conceitos teóricos fundamentais através de recursos
disponibilizados, no Moodle (lições, textos diversos, apresentações PowerPoint, páginas de Internet, etc).
O trabalho dos alunos será orientado por objectivos específicos a atingir nos diferentes conteúdos
programáticos. Serão também desenvolvidas actividades de trabalho colaborativo no Moodle.
Classificação final (CF)=40%T+60%TP.
A componente teórica será sempre seguida da sua aplicação em situações práticas, através da resolução
de exercícios utilizando programas e tecnologias específicas. Os alunos desenvolverão trabalho prático de
índole individual, trabalho esse que será útil no desenvolvimento de um trabalho de grupo integrador dos
conhecimentos adquiridos na unidade curricular.
Trabalho à distância: Introdução dos conceitos teóricos fundamentais através de recursos
disponibilizados, no Moodle (lições, textos diversos, apresentações PowerPoint, páginas de Internet, etc).
O trabalho dos alunos será orientado por objectivos específicos a atingir nos diferentes conteúdos
programáticos. Serão também desenvolvidas actividades de trabalho colaborativo no Moodle.
Classificação final (CF)=40%T+60%TP.
Bibliografia
- Fonseca, A.D. e Fernandes, J. C., 2004. Detecção Remota. Ed. Lidel.
- Matos, L., Fundamentos de informação geográfica. Editora Lidel, Lisboa, 2008.
- El-Rabbany, Ahmed (2002, 2006); Introduction to GPS: The Global Positioning System. Artech House.
- Hofmann-Wellenhof, B., Lichtenegger, H., Wasle, E., 2008.GNSS Global Navigation Satellite Systems:
GPS, GLONASS, Galileo, and more. Springer Wien New York.
- Tomlinson, Roger (2003, 2005); Thinking About GIS: Geographic Information System Planning for
Managers. ESRI.
- Jones, H.G. e Vaughan, R.A. 2010. Remote sensing of vegetation: principles, techniques, and applications.
New York: Oxford University Press.
- Costa, L.F., César, R.M., 2001. Shape Analysis and Classification: Theory and Practice. CRC Press, Inc.
New York.
- Lillesand, T. M. e Kiefer, R. W., 2000. Remote Sensing and Image Interpretation. 4Ed. John Wiley & Sons.
USA.
- Jain, A.K. 1989. Fundamentals of digital Image Processing. Prentice-Hall, Inc. New Jersey.
- Matos, L., Fundamentos de informação geográfica. Editora Lidel, Lisboa, 2008.
- El-Rabbany, Ahmed (2002, 2006); Introduction to GPS: The Global Positioning System. Artech House.
- Hofmann-Wellenhof, B., Lichtenegger, H., Wasle, E., 2008.GNSS Global Navigation Satellite Systems:
GPS, GLONASS, Galileo, and more. Springer Wien New York.
- Tomlinson, Roger (2003, 2005); Thinking About GIS: Geographic Information System Planning for
Managers. ESRI.
- Jones, H.G. e Vaughan, R.A. 2010. Remote sensing of vegetation: principles, techniques, and applications.
New York: Oxford University Press.
- Costa, L.F., César, R.M., 2001. Shape Analysis and Classification: Theory and Practice. CRC Press, Inc.
New York.
- Lillesand, T. M. e Kiefer, R. W., 2000. Remote Sensing and Image Interpretation. 4Ed. John Wiley & Sons.
USA.
- Jain, A.K. 1989. Fundamentals of digital Image Processing. Prentice-Hall, Inc. New Jersey.
Equipa Docente (2024/2025 )
- Adélia Maria Oliveira Sousa [responsável]
- Ana Cristina Andrade Gonçalves