2024
PSICOPATOLOGIA E PSICOMOTRICIDADE
Nome: PSICOPATOLOGIA E PSICOMOTRICIDADE
Cód.: PSI13894M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Psicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
A UC pretende esenvolver competências para uma abordagem crítica e reflexiva da investigação científica da área da Psicopatologia, e saber extrair implicações relevantes para a intervenção e investigação em Psicomotricidade
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Apreciar o comportamento humano de modo informado e crítico quanto à dimensão normal-patológico.
2. Conhecer as abordagens de classificação em psicopatologia mais relevantes na atualidade.
3. Aprofundar o conhecimento sobre diversos quadros psicopatológicos mais frequentes no trabalho do/a Psicomotricista (ex., psicopatologia descritiva; principais fatores etiológicos, fatores de risco e de proteção; trajetórias de desenvolvimento ao longo da vida; fenomenologia e dimensões mais significativas da expressão psicomotora).
4. Aplicar os conhecimentos sobre os quadros psicopatológicos ao estudo e formulação de casos clínicos, habitualmente elaborados no contexto de equipas de saúde mental, e tê-los em consideração no delinear da intervenção psicomotora.
5. Desenvolver competências para uma abordagem crítica e reflexiva da investigação científica da área da Psicopatologia, e saber extrair implicações relevantes para a intervenção e investigação em Psicomotricidade.
2. Conhecer as abordagens de classificação em psicopatologia mais relevantes na atualidade.
3. Aprofundar o conhecimento sobre diversos quadros psicopatológicos mais frequentes no trabalho do/a Psicomotricista (ex., psicopatologia descritiva; principais fatores etiológicos, fatores de risco e de proteção; trajetórias de desenvolvimento ao longo da vida; fenomenologia e dimensões mais significativas da expressão psicomotora).
4. Aplicar os conhecimentos sobre os quadros psicopatológicos ao estudo e formulação de casos clínicos, habitualmente elaborados no contexto de equipas de saúde mental, e tê-los em consideração no delinear da intervenção psicomotora.
5. Desenvolver competências para uma abordagem crítica e reflexiva da investigação científica da área da Psicopatologia, e saber extrair implicações relevantes para a intervenção e investigação em Psicomotricidade.
Conteúdos Programáticos
1. A noção de normal e patológico ao longo do desenvolvimento
2. Perspetivas teóricas e classificação em psicopatologia
3. Corpo e expressão psicomotora na psicopatologia
4. Uma abordagem compreensiva de alguns quadros psicopatológicos mais relevantes
4.1. Perturbações do neurodesenvolvimento
4.2. Perturbações psicóticas
4.3. Perturbações depressivas
4.4. Perturbações da ansiedade
4.5. Perturbações do comportamento alimentar
4.6. Perturbações disruptivas e do comportamento
4.7. Perturbações de somatização
4.8. Perturbações neurocognitivas: o caso das demências
2. Perspetivas teóricas e classificação em psicopatologia
3. Corpo e expressão psicomotora na psicopatologia
4. Uma abordagem compreensiva de alguns quadros psicopatológicos mais relevantes
4.1. Perturbações do neurodesenvolvimento
4.2. Perturbações psicóticas
4.3. Perturbações depressivas
4.4. Perturbações da ansiedade
4.5. Perturbações do comportamento alimentar
4.6. Perturbações disruptivas e do comportamento
4.7. Perturbações de somatização
4.8. Perturbações neurocognitivas: o caso das demências
Métodos de Ensino
Aulas teóricas: métodos expositivos (com apoio audiovisual, etc.) e discussão.
Aulas teórico-práticas: atividades diversas, de grupo e/ou individuais, como estudo/discussão de casos clínicos e/ou de artigos científicos. Partilha de experiências com psicomotricistas.
Avaliação contínua
Requer assiduidade dos alunos às aulas (ver Regulamento da Universidade).
- Teste escrito (55 %);
- Trabalho de grupo escrito, teórico e teórico-prático, incluindo apresentação e discussão nas aulas teórico-práticas (45 % da classificação final);
- Opcional: participação em projeto de investigação (aprovada pelo docente) (10 % classificação final, sendo depois teste 50 %, trabalho de grupo 40%).
Avaliação por exame final
Exame escrito (100 % classificação final). Opcional: Exame escrito + trabalho individual (como o proposto na avaliação contínua) (50% da classificação final, cada ).
Aprovação com classificação final mínima de 10 valores e nota mínimo de 7,50 em cada um dos elementos de avaliação.
Aulas teórico-práticas: atividades diversas, de grupo e/ou individuais, como estudo/discussão de casos clínicos e/ou de artigos científicos. Partilha de experiências com psicomotricistas.
Avaliação contínua
Requer assiduidade dos alunos às aulas (ver Regulamento da Universidade).
- Teste escrito (55 %);
- Trabalho de grupo escrito, teórico e teórico-prático, incluindo apresentação e discussão nas aulas teórico-práticas (45 % da classificação final);
- Opcional: participação em projeto de investigação (aprovada pelo docente) (10 % classificação final, sendo depois teste 50 %, trabalho de grupo 40%).
Avaliação por exame final
Exame escrito (100 % classificação final). Opcional: Exame escrito + trabalho individual (como o proposto na avaliação contínua) (50% da classificação final, cada ).
Aprovação com classificação final mínima de 10 valores e nota mínimo de 7,50 em cada um dos elementos de avaliação.
Bibliografia
American Psychiatric Association (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th Edition). Arlington, VA: American Psychiatric Publishing.
André, P., Bénavidès, T., & Canchy-Giromini,.F. (1996). Corps et Psychiatrie, Paris: Ed. Heures de France.
Campos, R. C. (2012). Textos sobre psicopatologia e diagnóstico psicodinâmico. Lisboa: Climepsi.
Carapeto, M. J. & Feixas, G. (2019). Self-Knowledge and Depressive Symptoms in Late Adolescence: A Study Using the Repertory Grid Technique. Journal of Constructivist Psychology, 32:1, 81-97.
Cicchetti, D. (Ed.) (2016). Developmental Psychopathology, 3rd Edition. Hoboken, N.J.: Wiley.
Franco, V. & Apolónio, A.M. (2010). ODIP Organização diagnóstica em Intervenção Precoce, versão portuguesa. Évora: Universidade de Évora.
Maddux, J. E., & Winstead, B. A. (Eds.). (2016). Psychopathology: Foundations for a contemporary understanding. New York, NY: Routledge.
André, P., Bénavidès, T., & Canchy-Giromini,.F. (1996). Corps et Psychiatrie, Paris: Ed. Heures de France.
Campos, R. C. (2012). Textos sobre psicopatologia e diagnóstico psicodinâmico. Lisboa: Climepsi.
Carapeto, M. J. & Feixas, G. (2019). Self-Knowledge and Depressive Symptoms in Late Adolescence: A Study Using the Repertory Grid Technique. Journal of Constructivist Psychology, 32:1, 81-97.
Cicchetti, D. (Ed.) (2016). Developmental Psychopathology, 3rd Edition. Hoboken, N.J.: Wiley.
Franco, V. & Apolónio, A.M. (2010). ODIP Organização diagnóstica em Intervenção Precoce, versão portuguesa. Évora: Universidade de Évora.
Maddux, J. E., & Winstead, B. A. (Eds.). (2016). Psychopathology: Foundations for a contemporary understanding. New York, NY: Routledge.
Equipa Docente
- Rui Alexandre Godinho da Costa Campos [responsável]