2024

Formação do Psicomotricista ao longo da vida

Nome: Formação do Psicomotricista ao longo da vida
Cód.: DES13926M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta UC pretende que os alunos compreendam a importância da formação contínua de competências e conhecimentos, do desenvolvimento pessoal, ao longo da sua vida enquanto psicomotricistas.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Compreender a importância da formação contínua de competências e conhecimentos
2. Auto-questionar e refletir sobre o seu papel e lugar como psicomotricista
3. Aumentar a consciência, a escuta e empatia, e a disponibilidade psicocorporal para a prática psicomotora
4. Apoiar o desenvolvimento pessoal, social e profissional

Conteúdos Programáticos

1. A interdisciplina e os conteúdos da formação do psicomotricista
2. O desenvolvimento do psicomotricista através do trabalho psico-corporal
3. A formação como ponto de apoio à prática psicomotora e à construção de uma identidade profissional
4. A formação contínua do psicomotricista nos domínios dos saberes: fazer-ser-estar/agir
5. A formação psicocorporal específica do psicomotricista, ao longo da vida
6. Quando o corpo do psicomotricista “adoece”

Métodos de Ensino

As aulas decorrerão ao longo do 3.ºsemestre. As aulas teóricas são plenárias com apoio de meios audiovisuais onde se transmite os conteúdos, mas se incentiva a participação, a atitude crítica e reflexiva dos alunos. Para tal, serão privilegiadas metodologias interrogativas, que visem a promoção de uma maior participação dos alunos. Pretende - se que o aluno desempenhe um papel bastante ativo no seu processo de aprendizagem. A abordagem aos conteúdos teóricos será complementada através da componente Prática, que decorre em ginásio, para vivência de atividades psico-corporais com reflexão individual, para relacionar estas vivências com os conteúdos teóricos.

Quer a avaliação contínua que a avaliação por exame, compreendem (a) a entrega de uma reflexão pessoal (individual) com integração de conteúdos programáticos e (b) uma ficha de leitura (individual) sobre os conteúdos (média final ≥ 9,5 valores).

O aluno terá de obter para cada elemento de avaliação uma classificação ≥ 9,5 valores,

Bibliografia

Gatecel, A., & Lefranc, A.(2019). La formation tout au long de la vie du psychomotricien. In A. Gatecel & A. Lefranc (Eds.), Le Grand Livre des pratiques psychomotrices (pp. 519-524). Dunod

Guimarães, S., Frazão, A., Melo, M., Duarte, S. & Toledo, S.(2016). O corpo do Psicomotricista: do corpo agido e vivido ao corpo relacional e terapêutico. A Psicomotricidade (19), 47-65

Lluaradó, C.(2008). La observación de la intervención del psicomotricista: actitudes y manifestaciones de la transferência. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado. 62(22,2), 123-154

Martins, R.(2016). O Corpo como Primeiro Espaço de Comunicação
O Diálogo Tónico-Emocional no Nascimento da Vida Psíquica. Psilogos, 13-1,34-43

Mila, J. (2008). De profesión psicomotricista. Miño y Dávila Editores

Lefranc, A. & Petit, A.(2019). Le travail du questionnement en formation continue: une nécessité éthique. In A. Gatecel & A. Lefranc (Eds.) Le Grand Livre des pratiques psychomotrices (pp. 525-532). Dunod.

Equipa Docente (2023/2024 )