2024

Bases Téoricas da Prática Psicomotora

Nome: Bases Téoricas da Prática Psicomotora
Cód.: DES13902M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta UC fornece competências teóricas de base para a prática psicomotora, necessárias para a implementação de um projeto terapêutico.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

-Identificar as diferenças inerentes a uma perspetiva de âmbito cognitivo e de âmbito afetivo da
psicomotricidade, e entender a importância da prática psicomotora.
-Conhecer os principais referências teóricos em que se fundamenta a psicomotricidade
-Conhecer a atitude do terapeuta numa situação de psicomotricidade em ambiente clínico.
-Conhecer o conceito de Imagem Compósita do Corpo como fundamento teórico da prática psicomotora.

Conteúdos Programáticos

-Os três eixos principais do saber-teórico que fundamentam o saber-fazer em psicomotricidade
(i) Tónus, espaço e tempo
(ii) O esquema corporal e a organização do conhecimento de si
(iii) A imagem corporal como sistema em contínuo movimento
-A atitude empática, a capacidade de rêverie, a sintonia afetiva, a função Eu-pele e a imagem compósita do corpo como linhas orientadoras do pensar psicomotor.
-A posição do psicomotricista numa equipa multidisciplinar e pluriprofissional.
-A ética do ato terapêutico.

Métodos de Ensino

As aulas decorrerão ao longo do primeiro semestre, sendo em regime pós-laboral em módulos de 4h, através de aulas expositivas com apoio de meios audiovisuais. Nas aulas serão transmitidos os diferentes conceitos teóricos da unidade curricular, pretendendo-se também desenvolver o conhecimento de metodologias inerentes à intervenção prática.

Avaliação

A avaliação do aluno será feita através de dois regimes:
- Regime de Avaliação contínua: realização de um trabalho individual e de um trabalho em grupo;
- Regime de exame: uma prova escrita sobre os conteúdos programáticos (70%) e uma prova oral (30%) (nota final ? 9,5 valores).
O aluno terá de obter para cada elemento de avaliação uma classificação ? 9,5 valores, nos dois regimes de avaliação.

Bibliografia

Fernandes, J. & Gutierres Filho, P. (2012) Psicomotricidade: abordagens emergentes. Manole.
Fernandes, J. & Gutierres Filho, P. (2015). Atualidades da prática psicomotora. Rio de Janeiro:Wak.
Fernandes, J., Gutierres, Filho P., & Rezende, A. (2018). Psicomotricidade, jogo e corpo-em-relação: contribuições para a intervenção. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. 26(3), 702-709. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoEN1232
Fernandes, J., Marmeleira, J., & Gutierres Filho, P. (2020). Prática de mediação corporal com gestantes: orientações e fundamentos. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. 28(2), 682-692. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoARF1998
Potel, C. (2008) Psychomotricité: entre théorie et pratique. Paris: In Press.
Potel, C. (2019) Être psychomotricien. Toulouse: Érès
Vachez-Gatecel, A., & Valentin-Lefranc, A. (2019). Le grand livre des pratiques psychomotrices. Paris: Dunod.