2024

Psicomotricidade e Dificuldades de Aprendizagem

Nome: Psicomotricidade e Dificuldades de Aprendizagem
Cód.: DES12074M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A UC explora os pré-requisitos psicomotores necessários às aprendizagens escolares e a avaliação e praxis psicomotora em casos de dificuldades de aprendizagem simbólicas (leitura, escrita e cálculo).

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Dar uma panorâmica teórica global dos processos neuropsicopedagógicos que sustentam a
aprendizagem humana, nos seus componentes recetivos, integrativos e expressivos, com exploração dos processos neuropsicológicos funcionais e disfuncionais, enfocando a caracterização multifacetada das Dificuldades de Aprendizagem Específicas (DAE);

- Perspetivar algumas situações de diagnóstico e de avaliação dinâmica dos processos de aprendizagem e do perfil Psicomotor da criança, em idade pré-escolar e escolar, visando uma exploração formativa do tipo clínico, com base em estudos de casos;

- Desenvolver prática de intervenção clínica, psicopedagógica e psicomotora individualizada e em grupo, nos domínios educativo e reeducativo-terapêutico, visando o enriquecimento cognitivo, psicolinguístico, simbólico e psicomotor de casos.

Conteúdos Programáticos

1. Perspetivas nas Dificuldades de Aprendizagem (DA): Abordagem Neuropsicológica
2. Perspetivas nas Dificuldades de Aprendizagem: Abordagem Cognitiva
3. Perspetivas nas Dificuldades de Aprendizagem: Abordagem Contextual
4. Leitura - Dificuldades na sua Aprendizagem
4.1. Dificuldades Gerais
4.2. Dificuldades Específicas na leitura
5. Escrita - Dificuldades na sua Aprendizagem
5.1. Dificuldades Grafomotoras
5.2. Dificuldades Ortográficas e Semânticas na escrita
6. Matemática – Dificuldades na sua Aprendizagem
6.1. Dificuldades Gerais
6.2. Dificuldades Específicas na matemática
7. Fatores Psicomotores alterados nas crianças com Dificuldades de Aprendizagem
8. Pré-requisitos psicomotores e o papel dos fatores psicomotores para a escrita, leitura e para a matemática
9. Avaliação psicomotora na criança com Dificuldades de Aprendizagem
10. A intervenção Psicomotora nas Dificuldades de Aprendizagem e na prevenção das DA

Métodos de Ensino

As aulas decorrerão no 2.º semestre. Nas aulas serão transmitidos os diferentes conceitos teóricos da unidade curricular, pretendendo-se também desenvolver o conhecimento de métodos e técnicas de intervenção psicomotora nesta área específica, em particular nos fatores psicomotores alterados nas DA, e os métodos de investigação.
Assim, as metodologias de ensino incluem exposições teóricas pelo professor e pelos alunos, através de trabalho autónomo de pesquisa e reflexão; sessão com exemplos práticos pela vivência e simulação; trabalhos de investigação e aprofundamento individual(ais) e/ou em grupo que resultam na dinamização de uma sessão de intervenção psicomotora no domínio educativo ou reeducativo-terapêutico com a turma. Serão também apresentados casos enquadrados nas matérias lecionadas. A avaliação do aluno será feita através de dois processos:Realização de trabalhos individuais e em grupo com diferentes pesos (média final ≥ 9,5 valores), ou Exame final (nota ≥ 9,5 valores).

Bibliografia

Albaret, J-M., Scialom, p., & Giromini, F (2018). Manuel d’enseignement de psychomotricité. 5. Examen psychomoteur et tests. De boeck Supérieur
Cornu, V., Schiltz, C., Martin, R., & Hornung, C. (2018). Visuo-spatial abilities are key for young children’s verbal number skills. Journal of Experimental Child Psychology, 166, 604-620.
Cruz, V. (2009). Dificuldades de Aprendizagem Específicas. Lisboa: Lidel.
Fonseca, V. da (2004). Dificuldades de Aprendizagem: abordagem neuropsicológica e psicopedagógica. Lisboa: Âncora.
Fonseca, V. da (2009), Dislexia, Cognição e Aprendizagem: uma abordagem neuropsicológica às
dificuldades de aprendizagem da leitura, In Revista Psicopedagogia da Associação Brasileira de
Psicopedagogia, nº 26 (81): 339-356.
Lièvre, B, & Staes, L (2012). Psychomotricité au service de l'enfant de l'adolescent et de l'adulte: Notions et applications pédagogiques. De boeck

Equipa Docente (2023/2024 )