2024

Psicomotricidade e Psicossomática

Nome: Psicomotricidade e Psicossomática
Cód.: DES12073M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A UC terá fundamentos gerais e hipóteses teóricas da praxis psicomotora nas perturbações psicossomáticas assim como critérios de referenciação e especificidade do modelo de intervenção.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Conhecer os princípios etimológicos e epistemológicos da Psicossomática;
- Compreender a conceptualização unitária da Mente/Corpo;
- Compreender os princípios e etiologias psicofisiológicos das manifestações e doenças psicossomáticas;
- Perceber e refletir acerca das bases teóricas da psicossomática fundamentais para o desenvolvimento da teoria de base da psicomotricidade;
- Conhecer as abordagens psicomotoras segundo as bases teóricas da psicossomática.

Conteúdos Programáticos

- Introdução à história da conceptualização da Psicossomática como campo disciplinar e científico;
- Perturbações Psicossomáticas: classificação fisiológica e psicológica;
- Questões epidemiológicas e sócio-ecológicas;
- Psicossomática transcultural: O papel da somatização em diferentes culturas;
- A importância das relações precoces: teorias da vinculação e consolidação do diálogo tónico-emocional;
- Fatores predisponentes e fatores determinantes no desenvolvimento psicoafectivo;
- Teoria da Mente: Desenvolvimento das bases neurológicas da empatia (Face-tie e conhecimento do estado mental do outro);
- Sistema HPA: Mecanismos de gestão e regulação do stress;
- A estrutura do sintoma psicomotor;
- Organização das representações mentais: a gestualidade, do signo ao significante;
- Ritmo análise dos ritmos biológicos e da regulação dos estados emocionais corporais;
- Integração de factores emocionais e biológicos, em patologias somáticas concretas;
- Diferentes abordagens terapêuticas de

Métodos de Ensino

As aulas decorrerão durante o segundo semestre. Nas aulas serão transmitidos os diferentes conceitos teóricos da unidade curricular de forma expositiva e com recurso a meios áudio-visuais, pretendendo-se também desenvolver o conhecimento de métodos de investigação nesta área específica.
A avaliação do aluno será feita através de dois processos:
Avaliação contínua:
Resposta individual a três perguntas sobre os conteúdos programáticos (com consulta) em datas a combinar ao longo do semestre (média final ≥ 9,5 valores)
Avaliação final alternativa:
Realização de Exame final (nota ≥ 9,5 valores)

Bibliografia

Haynal, A., Pasini, W., & Archinard, M. (1998). Medicina Psicossomática: Perspectivas Psicossociais. Climepsi editora
Fava, GA., Sonino, N., & Wise, TN. (2012). The Psychosomatic Assessment: Strategies to improve Clinical Practice. 2nd edition. Karger
Ventling, C. (2002). Body Psychotherapy in Progressive and Chronic Disorders. Karger
Sami-Ali (2002). Le Corps, L’espace et le temps. Dunod;
Sami-Ali et al. (2004). Manual de Terapias Psicossomáticas. Artmed
Marty, P. (1990). La psychosomatique de l’adulte. Puf editions
Calza, A., & Contant, M. (2002). Le symptome psychosomatique. Ellipses

Equipa Docente (2023/2024 )