2024

Tecnologias da Energia Solar Fotovoltaica

Nome: Tecnologias da Energia Solar Fotovoltaica
Cód.: EME10375M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Engenharia das Energias Renováveis

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O aluno adquirirá conhecimentos avançados na área dos sistemas Fotovoltaicos nos seguintes temas:


 



  • Projecto e Instalação de sistemas Fotovoltaicos;

  • Monitorização e avaliação de desempenho de sistemas Fotovoltaicos;

  • Modelização de sistemas Fotovoltaicos;

  • Tendências da Tecnologia Fotovoltaica.


 


O aluno entrará em contacto com a actividade de Investigação e Desenvolvimento neste domínio através da consulta e análise de vários trabalhos científicos de publicação recente (menos de 2 anos), subordinados aos temas atrás indicados.


 


Esta interacção com a actividade de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Fotovoltaicos permitirá ao aluno realizar um trabalho de características científicas que poderá eventualmente ser publicado.

Conteúdos Programáticos


  1. Projecto e Instalação de sistemas Fotovoltaicos: Tipos de sistemas Fotovoltaicos; Dimensionamento de sistemas; Instalação e principais normas.

  2. Monitorização e avaliação de desempenho de sistemas Fotovoltaicos: Parâmetros de desempenho de sistemas Fotovoltaicos; Equipamento de monitorização incluindo principais sensores e sistemas de aquisição de dados, Plano geral de monitorização.

  3. Modelização de sistemas Fotovoltaicos: Modelização matemática dos componentes de sistemas Fotovoltaicos, nomeadamente módulos, Controladores de carga, Inversores e Baterias. Utilização do software Matlab/Simulink como ferramenta básica de modelação;

  4. Tendências da Tecnologia Fotovoltaica: Evolução do mercado Fotovoltaico, principais tendências tecnológicas e principais aplicações.

Métodos de Ensino

O método de ensino seguirá a linha condutora dos conceitos teóricos a serem lecionados aos alunos, complementado por: debate sobre os temas lecionados, resolução de exercícios, realização de duas experiências laboratoriais, e uma visita a uma instalação. Pretende-se que toda esta actividade seja o mais actualizada possível e que permita tanto a compreensão conceptual como a sua realização prática, indispensável para a actividade profissional.

A avaliação terá a seguinte estrutura:

1. Avaliação continua (100 %)
i. Assiduidade e resolução dos exercícios (15 %)
ii. Relatório da experiência laboratorial (15 %)
iii. Relatório da visita a instalação industrial (15 %)
iv. Apresentação sobre tecnologias fotovoltaicas (15 %)
v. Exame (40 %)

2. Avaliação por exame (100 %)

Os alunos devem de optar, no início, do semestre por avaliação contínua ou só por exame. Aqueles alunos que optarem por avaliação continua e não obtenham aprovação, poderão ir a exame na época de recurso.

Avaliação

A avaliação é feita com base na realização de um trabalho científico (paper) sobre um dos temas descritos. A avaliação deste trabalho terá em conta a qualidade científica do trabalho, a sua apresentação escrita (paper) e oral (power point) bem como a qualidade e quantidade da Bibliografia apresentada.

Bibliografia

- António Luque, Steven Hegedus, “Handbook of Photovoltaic Science and Engineering”, John Wiley & sons (2011)
- Deutsche Gesellshaft Für Sonnenenergie, “Planning & Installing Photovoltaic Systems a guide for installers, architects and engineers”, 2nd edition, Earthscan Publications Ltd (2008).
- Roger Messenger, Amir Abtahi, "Photovoltaic Systems Enginering", 4th Edition, CRC Press.
- Documentos do site do Photovoltaic Power Systems Programme da International Energy Agengy, www.iea-pvps.org , e do site da SolarPower Europe (Associação Europeia da Industria Fotovoltaica), www.solarpowereurope.org.
- Coleção de Normas IEC sobre Sistemas Fotovoltaicos
- Notas do Professor sobre sistemas Fotovoltaicos.

Equipa Docente (2023/2024 )