2024

Micropaleontologia

Nome: Micropaleontologia
Cód.: GEO10332M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/162 horas
Área Científica: Geologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conhecimento das características taxonómicas e classificação sistemática dos principais grupos de


microfósseis marinhos. Contributo de cada grupo de microfósseis para a elaboração de escalas de tempo relativo e para a


compreensão das características dos ambientes e da sua evolução no tempo geológico. Importância da micropaleontologia na pesquisa e exploração de recursos naturais.


O aluno deve ser capaz de:


- dominar técnicas de campo e laboratoriais.


- reconhecer as características morfológicas distintivas de cada grupo microfóssil.


- utilizar tratados na classificação taxonómica ao nível de género e espécie.


- determinar a idade ou o paleoambiente pelo estudo de géneros e espécies presentes e respectiva abundância, numa associação de microfósseis.


- elaborar quadros de alta resolução biostratigráfica, paleoecológica e de eventos, com o objectivo de documentar padrões de desenvolvimento de sequências a diversas escalas, tais como os utilizados na pequisa de petróleo e gás.


 

Conteúdos Programáticos

Estudo sistemático dos principais grupos de microfósseis (foraminíferos, ostracodos, nanoplancton calcário,


radiolários).  Distribuição estratigráfica e ecologia. Importância biostratigráfica (escalas de biozonação) e paleoecológica.


Os microfósseis como proxies (indicadores das condições físico-químicas do ambiente e da sua evolução no


espaço e no tempo). Técnicas laboratoriais de amostragem e estudo de microfósseis.


Tópicos de investigação científica em micropaleontologia (estudo de casos, envolvendo estratigrafia sequencial e nomeadamente a definição de limites cronostratigráficos, reconstituições paleogeográficas e paleoceanográficas, e evolução biológica).


 

Métodos de Ensino

As metodologias utilizadas procuram motivar o interesse dos alunos e manter o contacto, mesmo para além


das aulas presenciais, bem como acompanhar a aprendizagem dos conteúdos programáticos. No laboratório o aluno


fará a preparação de amostras para obtenção de microfósseis e o respectivo estudo científico recorrendo à lupa binocular e a bibliografia especializada. Através de exercícios com informação quantitativa sobre a composição de associações de microfósseis os alunos podem aplicar conceitos estatísticos (diversidade, abundância, predominância de géneros, tipos de enrolamento, etc.) com vista à caracterização paleoecológicae determinação do paleoambiente.

Avaliação

 Aulas laboratoriais com exemplificação do tratamento de amostras para recolha de diversos microfósseis. Aulas práticas com observação de


microfósseis (à lupa e ao microscópio electrónico) e utilização de tratados de sistemática e atlas filogenéticos para classificação taxonómica.


Exercícios de interpretação de resultados estatísticos sobre associações de microfósseis, para caracterização paleoecológica e paleoambiental. Utilização de páginas Moodle para apoio do ensino (b-learning) e avaliação contínua, através de trabalhos e testes periódico

Bibliografia

Bignot, G. (2001) – Introduction à la micropaléontologie. Ed. Gordon and Breach, 257 p.


Legoinha, P. (2001) - Biostratigrafia de Foraminíferos do Miocénico de Portugal (Baixo Tejo e Algarve).


Dissertação de Doutoramento, Universidade Nova de Lisboa, 241 p., 24 est.


Nascimento, A. (1988) - Ostracodos do Miocénico da bacia do Tejo: sistemática, biostratigrafia, paleoecologia, paleogeografia e relações Mediterrâneo-Atlântico. Dissertação de Doutoramento, Universidade Nova de Lisboa, 305 p.


Murray, J. W. (1991) - Ecology and paleoecology of benthic foraminifera. Longman Scientific & Tecnhical, 397 p.