2025

Paleobotânica e Palinologia

Nome: Paleobotânica e Palinologia
Cód.: GEO10329M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/162 horas
Área Científica: Geociências

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Dar formação de base com vista à   caracterização dos aspectos gerais da evolução das plantas e dos   dinoflagelados (grupo de microrganismos planctónicos estudados pela   Palinologia) ao longo da história da Terra e sua importância para a   Estratigrafia e para a reconstituição e o conhecimento dos ambientes e dos   climas do passado.

Conteúdos Programáticos

Teóricas


1 - Introdução. Aspectos gerais de Paleobotânica e de Palinologia. Aspectos históricos. Sistemática, Nomenclatura e taxonomia.


Métodos e técnicas de estudo em Paleobotânica e em Palinologia.


2 - Aspectos gerais da morfologia das plantas. Morfologia de folhas, caules, esporos e polénes. Os Dinoflagelados.


3 - Processos de fossilização das plantas.


4 - Métodos de recolha, preparação e de estudo. Construção de diagramas polínicos e sua interpretação. Palinofácies.


5 - Aspectos gerais de paleoecologia. Os dinoflagelados e os vegetais fósseis como indicadores ambientais e climáticos. Curvas climáticas.


6 - Classificação de quistos de dinoflagelados e dos vegetais.


7 - Evolução dos dinoflagelados e das plantas no tempo com especial ênfase nos fósseis portugueses. Origem da vegetação terrestre. Aspectos gerais das plantas do Paleozóico e do Mesozóico. Origem e expansão das angiospérmicas. A vegetação do Cenozóico. Degradação progressiva da vegetação na Europa durante o Quaternário. Estabelecimento da vegetação mediterrânica.


Práticas


Tratamento de amostras para pesquisa de quistos de dinoflagelados, esporos e pólenes. Obtenção de resíduos palinológicos. Preparação de lâminas delgadas para análise palinológica. Observação ao microscópio óptico; palinofácies, identificação de algumas formas.


Observação de colecções de macrorrestos vegetais representativos da evolução da vegetação ao longo do tempo.

Métodos de Ensino

As metodologias utilizadas promovem o envolvimento permanente dos alunos no desenvolvimento dos
conteúdos programáticos e procuram acompanhar a aprendizagem dos aspectos
gerais relacionados com a Paleobotânica e a Palinologia com o domínio da utilização do laboratório para a preparação de resíduos palinológicos e o seu estudo recorrendo ao microscópio.

Avaliação

O ensino, apoiado na utilização de projecções multimédia e a métodos de e-learning (recurso ao programa Moodle), incluirá aulas teóricas e práticas. Nas aulas práticas os alunos farão preparações palinológicas em laboratório e farão observação e interpretação ao microscópio das respectivas preparações.


A avaliação terá uma componente contínua, através da realização de minitestes semanais lançados em e-learning, cujas respostas serão avaliadas e comentadas individualmente e um exame final.

Bibliografia

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Taylor, T. N., Taylor, E. & Krinhgs, M.(2009) – Paleobotany. The biology and evolution of fossil plants. Second Edition. Elsevier, 1230 p.


Teixiera, C. & Pais, J. (1976) - Introdução à paleobotânica. As grandes fases da evolução dos vegetais. Ed. autores, Lisboa, 210 p., 69 figs, 11 quad.


Traverse, A. (1988) – Paleopalynology. Unwin Hyman, 600 p.

Equipa Docente (2024/2025 )

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