Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Vocacional de Música II
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
As capacidades interpessoais e de comunicação. As funções do educador para o civismo e a cidadania. A Ética e a deontologia da educação. A realização de um projecto de escola: experiências vividas, e a didáctica e as questões metodológicas do projecto a desenvolver. Reflexão e intervençãona realidade educativa. Capacidade de organização e implementação das realidades de aprendizagem. Aplicação da realidade pedagógica em situações diferenciadas e multidisciplinares num contexto progressivo de inovação na instituição. Desenvolvimento curricular e acção para a partilha de conhecimento. Elaboração um portefólio do projecto e um relatório de actividades.
Conteúdos Programáticos
Os programas das áreas de docência.
-Observação, caracterização e análise crítica da realidade educativa.
-Acção educativa e avaliação.
-Instituições e conceitos de qualidade educativa e de formação.
Métodos de Ensino
-Orientação dos alunos para a observação, análise e intervenção em contexto escolar.
-Acompanhamento no planeamento e concepção do projecto.
-Discussão e análise crítica de situações problemáticas do contexto educativo.
-Avaliação do projecto de intervenção.
-Avaliação, orientação e supervisão das intervenções.
-Apresentação e discussão do portfólio.
-Apresentação e discussão do relatório da unidade curricular
Bibliografia
Cardoso, C.(2006). Os professores em contexto de diversidade. Porto: Predefinições.
-Freitas, C. M. e tal (2001). Gestão Flexível do Currículo. Contributos para uma reflexão crítica. Lisboa: Texto Editora.
-Gonçalves, F. (2006). A auto-observação e análise da relação educativa. Justificação e prática. Colecção CIDINE. Porto. Porto Editora.
-Lopes, E (2011). Perspectivando o Ensino do Instrumento Musical no Séc. XXI. Évora: Fundação Luís de Molina
-Lopes, E. (2013). Pluralidade no Ensino do Instrumento Musical. Évora: Fundação Luís de Molina.
-Pombo, O.; Guimarães, H.; Levy, T. (Org) (2006). Interdisciplinaridade. Antologia. Porto: Campo das Letras.
-Roldão, M.C. (2000). A escola como instância de decisão curricular. Escola Reflexiva e Supervisão. Uma escola em desenvolvimento e aprendizagem. Porto: Porto Editora. pp. 67-77.
-Thurler, M. ( 2001) Inovar Dentro da Escola. Porto Alegre: Artmed Editora.
-Villas Boas, B. (2006). Portefólio. Avaliação e trabalho pedagógico. Porto. Edições Asa.