2023
Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música III
Nome: Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música III
Cód.: MUS11182M
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica:
Música
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
A Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música III aborda o ensino de cada área especifica em contexto de grupo alargado (turma ou ensemble). Aspetos gerais como a Planificação, Motivação, Desempenho e Avaliação e sua importância no processo ensino aprendizagem estão na base desta unidade curricular. Organização formal de relatórios e grelhas de evolução dos alunos e sua influência no sucesso escolar. Os alunos desenvolverão altas competências para a abordagem em situação de ensino em turma ou ensemble das teorias musicais existentes bem como de crítica e avanço para uma ação progressista da educação de música. Questões de programas e repertório serão também alvo de crítica e ação construtiva ao encontro e abertura no contexto do ensino de cada uma das áreas de docência e sua organização curricular.
Conteúdos Programáticos
-Em contexto de ensino de turma e ensemble abordar-se-á técnicas de ensino da área de docência e suas especificidades de acordo com os diferentes graus de ensino e respetivos grupos etários.
-A multidisciplinaridade no ensino vocacional da música.
-A criatividade no ensino vocacional de música em contexto de grandes grupos.
-A Planificação, Motivação, Desempenho e Avaliação como fatores determinantes para o sucesso no ensino.
-Reflexão e propostas de metodologias para critérios de aferição técnica e artística em sala de aula.
-A multidisciplinaridade no ensino vocacional da música.
-A criatividade no ensino vocacional de música em contexto de grandes grupos.
-A Planificação, Motivação, Desempenho e Avaliação como fatores determinantes para o sucesso no ensino.
-Reflexão e propostas de metodologias para critérios de aferição técnica e artística em sala de aula.
Métodos de Ensino
- Aula de música visando a replicação do contexto profissional;
- Exposição teórica dos estudos e exercícios a desenvolver;
- Análise e reflexão sobre os estudos e exercícios a desenvolver (seus objetivos e resolução de dificuldades);
- Prática dos estudos e exercícios propostos;
- Proposta de novas ferramentas técnicas para o ensino da área de docência;
- Avaliação contínua: entrega de trabalhos escritos e apresentações; prova prática.
- Exposição teórica dos estudos e exercícios a desenvolver;
- Análise e reflexão sobre os estudos e exercícios a desenvolver (seus objetivos e resolução de dificuldades);
- Prática dos estudos e exercícios propostos;
- Proposta de novas ferramentas técnicas para o ensino da área de docência;
- Avaliação contínua: entrega de trabalhos escritos e apresentações; prova prática.
Bibliografia
- Arends, R. (2008). Aprender a Ensinar. Lisboa: Mc Graw Hill
- Ribeiro, C. e Ribeiro, L. (1989). Planificação e Avaliação do Ensino-Aprendizagem. Lisboa: UA
-Gane, P. M. (2006). Making music. Creative ideas for instrumental teachers. Oxford: OUP
-Gordon, E. (2000). Teoria de aprendizagem musical. Lisboa: FCG
-Green, L. (2008). Music, informal learning and the school: a new classroom pedagogy. Farnham-Surrey: Asghate.
Lopes, E. (2013). Pluralidade no ensino do instrumento musical. Évora:F.LMolina (2013)
Millls, J (2007). Instrumental teaching. Oxford: OUP
-Molina, M. A. (2008). Música. Arte. Diálogo. Civilización, CIMA, UGranada, Spain.
-Parncutt, R. & McPherson, G. (Eds.) (2005). The science and psychology of music performance. Oxford: OUP
Sloboda, J. (1986). The Musical Mind: The cognitive psychology of music. NY: OUP
-Sidnell, R. (1973). Building instructional programs in music education. New Jersey: Prentice-Hall
- Ribeiro, C. e Ribeiro, L. (1989). Planificação e Avaliação do Ensino-Aprendizagem. Lisboa: UA
-Gane, P. M. (2006). Making music. Creative ideas for instrumental teachers. Oxford: OUP
-Gordon, E. (2000). Teoria de aprendizagem musical. Lisboa: FCG
-Green, L. (2008). Music, informal learning and the school: a new classroom pedagogy. Farnham-Surrey: Asghate.
Lopes, E. (2013). Pluralidade no ensino do instrumento musical. Évora:F.LMolina (2013)
Millls, J (2007). Instrumental teaching. Oxford: OUP
-Molina, M. A. (2008). Música. Arte. Diálogo. Civilización, CIMA, UGranada, Spain.
-Parncutt, R. & McPherson, G. (Eds.) (2005). The science and psychology of music performance. Oxford: OUP
Sloboda, J. (1986). The Musical Mind: The cognitive psychology of music. NY: OUP
-Sidnell, R. (1973). Building instructional programs in music education. New Jersey: Prentice-Hall
Equipa Docente
- Carlos Alexandre Mourão de Carvalho e Damas [responsável]