2023

Área de Docência III

Nome: Área de Docência III
Cód.: MUS11181M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Música

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Desenvolver a criatividade, individual e em pequenos grupos, a nível da AD.
Realizar ações de valorização e comunicação e aprofundar noções de gestão de ansiedade de palco/apresentação pública no domínio da AD.
Perspetivar relações entre elementos técnicos e expressivos no ensino do instrumento/composição.
Refletir sobre as valências pedagógicas do repertório dos programas de Instrumento/Composição em vigor no ensino vocacional de Música em Portugal ao nível do 10º ao 12º ano do ensino secundário (6º ao 8º grau).
Dominar, do ponto de vista técnico-interpretativo instrumental, obras do repertório da área de especialização do estudante, aplicáveis ao nível do 10º ao 12º ano do ensino secundário (6º ao 8º grau).
Dominar estratégias pedagógicas adaptadas à abordagem dos parâmetros textura e expressividade em contexto de ensino-aprendizagem.

Conteúdos Programáticos

Estudo de repertório instr./vocal e realização de um projeto de música de câmara (Interpretação); realização de projetos composicionais (Composição).
Domínio de técnicas, materiais e repertórios do 6º ao 8º grau:
A) Genéricos
a. aquisição de autonomia interpretativa
b. construção de uma performance completa
B) Específicos
a. SOPROS: afinação, fraseio, direccionalidade
b. CORDAS: afinação, cordas dobradas, domínio pleno da extensão do instr.
c. PIANO: desenvolvimento tímbrico/planos sonoros; notas dobradas; oitavas, acordes; saltos, polifonia
d. GUITARRA: desenvolvimento técnico; domínio pleno da extensão da guitarra
e. PERCUSSÃO/BATERIA: técnicas de 4 baquetas (tradicional e Stevens), de tremolos para tímpanos, de multipercussão; independência rítmica e poliritmia de alto nível para os 4 membros
f. VOZ: métodos para o estudo do canto lírico em várias línguas
g. COMPOSIÇÃO: conhecimentos avançados de todos os aspetos da composição nos diferentes períodos estilísticos

Métodos de Ensino

Definição inicial do programa de trabalho individual e da bibliografia específica, por parte do docente, em função das especificidades de cada aluno. Conceção, por parte do(s) aluno(s), sob a orientação do(s) docente(s), de um projeto de música de câmara (apenas Interpretação).
Aulas individuais de tipologia interativa, semelhante à descrita em AD1.
Atividades complementares (audições; conferências).
Avaliação:
- contínua (desempenho em autonomia, sala de aula e atividades complementares) - 20%
- trabalho escrito (e respetiva apresentação) sobre materiais e repertórios didáticos, programas e problemáticas adaptados ao nível de ensino do 6º ao 8º grau na área de especialização de cada aluno – 20%
- prova pública perante um júri:
Interpretação: performance instrumental (ca. 40 min.), compreendendo repertório concertístico (25%) camarístico (25%) e didático adaptado ao nível de ensino do 6º ao 8º grau (10%)
Composição: projeto composicional realizado durante o semestre - 60%

Bibliografia

Bibliografia da área de especialização (métodos, partituras, outros materiais didáticos).
Conway, C. M. & Hodgman, T. M. (2009). Teaching Music in Higher Education. New York: OUP
Gabrielsson, A., Juslin, P.N. (2003). “Emotional Expression in Music”, in R. J. Davidson, H. H. Goldsmith, & K.R. Scherer (Eds.), Handbook of affective sciences, New York, OUP, pp. 503-534).
Kingsbury, H. (1988). Music, talent, and performance: a conservatory cultural system. Filadélfia: Temple UP
Le Corre, P. (2006), L’art du trac, Paris, Van de Velde
Greene, D. (2001). Performance Success: Performing Your Best Under Pressure, NY, Routledge.
Lehmann, A., Sloboda, J., Woody, R. (2007). Psychology for musicians: Understanding and
Acquiring the skills, New York, OUP
Parncutt, R., McPherson, G. (2002). The Science and Psychology of Music
Performance: Creative Strategies for Teaching and Learning, Oxford, OUP
Williamon, A. (2004). Musical Excellence: Strategies and Techniques to Enhance
Performance, Oxford, OUP