2023

Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música II

Nome: Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música II
Cód.: MUS11176M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Música

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

n.a.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música II visa desenvolver e promover a identidade artística do indivíduo em articulação com o perfil e atividade profissional no domínio do ensino, desenvolvendo também competências no domínio da investigação e reflexão crítica relativamente aos modelos educativos e práticas pedagógico-musicais, tais como:
- Teorias da Aprendizagem Musical
- Princípios Fundamentais para o processo de Ensino-Aprendizagem de Música
Esta unidade curricular pretende abordar o contexto de aula individual e música de câmara, sob os seguintes prismas:
- O Papel da Ética e da Moral no Ensino Vocacional de Música
- A importância da Música de Câmara no Ensino Vocacional de Música
A unidade curricular inclui também o desenvolvimento das capacidades educativas, reflexivas e criativas do futuro docente de música nas vertentes individuais e música de câmara, tais como:
- A Globalização e o Ensino à distância
- A utilização das novas tecnologias na Didática Musical.

Conteúdos Programáticos

A racionalidade e a sistematização como paradigmas básicos da ação educativa
O Papel da Ética e da Moral no Ensino Vocacional de Música
Teorias da Aprendizagem Musical (Gordon, Kodaly, Willems, Dalcroze, Martenot, Suzuki)
Questões científicas para a verificação e correção de abordagens ao ensino vocacional de música em contexto de aula individual e música de câmara
A importância da Música de Câmara no Ensino Vocacional de Música
Abordagem a técnicas de ensino da área de docência
Princípios Fundamentais para o processo de Ensino-Aprendizagem de Música
- Hábitos de Leitura e Escuta Musical
- Leitura à primeira vista
- Aprendizagem entre pares
- Gravação
- Participação em Audições / Concertos
A utilização das novas tecnologias na Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música
A Motivação como fator essencial para um Ensino Eficaz
Métodos de ensino - aprendizagem em diferentes contextos.
A Globalização e o Ensino à distância.

Métodos de Ensino

- Abordagem teórico-prática referente ao contexto profissional de docência;
- Exposição teórica dos conteúdos e exercícios a desenvolver;
- Análise, reflexão e pesquisa sobre os conteúdos e exercícios a desenvolver (objetivos e resolução de dificuldades);
- Proposta de novas ferramentas técnicas para o ensino da área de docência;
-Modalidades de Avaliação:
Avaliação Contínua (com os seguintes parâmetros a considerar):
Assiduidade e Participação nas aulas - 20 %
2 trabalhos escritos e respetiva apresentação - 30 %
1 Teste escrito - 50 %
Avaliação Final (com os seguintes parâmetros a considerar):
2 trabalhos escritos e respetiva apresentação - 40 %
1 Teste escrito - 60 %

Bibliografia

Arends R. (2008). Aprender a Ensinar. Lisboa: Mc Graw Hill
Bogdan, R. & Biklen, S. (1994). Investigação Qualitativa em Educação – Uma Introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora
Booth, E. (2009). The Music Teaching Artist’s Bible. Becoming a Virtuoso Educator. New York: Oxford University Press.
Ribeiro, A. & Ribeiro, L. (1990). Planificação e Avaliação do Ensino-Aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta
Fisher, C. (2010). Teaching Piano in Groups. New York: Oxford University Press.
Gordon, E. (2000). Teoria de Aprendizagem Musical. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
Lopes E. (2011). Perspetivando o Ensino do Instrumento Musical no Séc. XXI: Évora: Universidade de Évora
Pinto, M. L. (2002), Práticas educativas numa sociedade global. Porto, Edições ASA
Schleuter, S. (1997). A sound approach to teaching instrumentalists. Belmont CA: Schirmer
Tranchefort, F. R. (1989). Guia da Música de Câmara. Lisboa: Gradiva – Publicações, Lda.

Equipa Docente