2023

Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música I

Nome: Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música I
Cód.: MUS11174M
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica: Música

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música I incide sobre a especificidade do ensino vocacional da música na aula individual. Esta unidade curricular tem como objetivos gerais a exploração das especificidades inerentes ao ensino da respetiva área de docência, como forma de promover a reflexão crítica, o debate, a diferenciação plena e específica de cada uma das áreas de docência. Neste contexto, serão transmitidos aos alunos conhecimentos artísticos e técnicos que sirvam de base ao ensino profissional da sua área específica:
Conhecimento histórico e técnico da área especifica
- Breve história dos Instrumentos Musicais
- Primórdios do Ensino Instrumental
Consciencialização das suas dificuldades
- Didática versus Pedagogia - Definição e Objeto de Estudo
- Ensino Vocacional de Música - Âmbito e Legislação
- Principais obstáculos no Processo Ensino / Aprendizagem de Música
Metodologias de ensino específicas
- Principais métodos de ensino Instrumental e Pedagogos Associados

Conteúdos Programáticos

Nesta unidade curricular abordar-se-ão os seguintes tópicos de acordo com os objetivos de aprendizagem para cada área específica de docência:
Princípios pedagógicos e a problemática da aula de música
Breve história dos Instrumentos Musicais e Principais Métodos de Ensino
Principais obstáculos no Ensino Vocacional de Música:
- Material Didático
- Coordenação Motora e Sensorial
- Autonomia
- Ansiedade e Desempenho Escolar
O estudo e a performance na sala de aula
Elaboração de um Método para Área Específica de Docência
Metodologias e culturas de ensino da área de docência vocacional de música
A utilização das novas tecnologias na Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música
Relaxamento, Meditação e outras técnicas utilizadas na Didática Instrumental
A criatividade no ensino artístico e sua função no ensino vocacional de música
O processo de Auto-Regulação na Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música:
 Leitura e Escuta Musical
 Organização do Estudo

Métodos de Ensino

- Abordagem teórico-prática referente ao contexto profissional de docência;
- Exposição teórica dos conteúdos e exercícios a desenvolver;
- Análise, reflexão e pesquisa sobre os conteúdos e exercícios a desenvolver (objetivos e resolução de dificuldades);
- Proposta de novas ferramentas técnicas para o ensino da área de docência;
- Modalidades de Avaliação:
Avaliação Contínua (com os seguintes parâmetros a considerar):
Assiduidade e Participação nas aulas - 20 %
2 trabalhos escritos e respetiva apresentação - 30 %
1 Teste escrito - 50 %
Avaliação Final (com os seguintes parâmetros a considerar):
2 trabalhos escritos e respetiva apresentação - 40 %
1 Teste escrito - 60 %

Bibliografia

Arends, R. (2008). Aprender a Ensinar. Lisboa: Mc Graw Hill
Costa, F. A., Peralta, H. & Viseu, S. (2007). As TIC na Educação em Portugal - Conceções e Práticas. Porto Editora
Gane, P. M. (2006). Making music. Creative ideas for instrumental teachers. Oxford: OUP
Henriques, L. (1994), Instrumentos Musicais, 3ª edição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
Lopes, Eduardo (2017). Tópicos de Pesquisa para a Aprendizagem do Instrumento Musical, Goiânia, Editora Kelps
Millls, J (2007). Instrumental teaching. Oxford, OUP
Parncutt, R. & McPherson, G. (Eds.) (2005). The science and psychology of music performance: Creative strategies for teaching and learning. Oxford, OUP
Piletti, C. (2006). Didática Geral. São Paulo: Editora Ática
Schleuter, S. (1997). A sound approach to teaching instrumentalists. Belmont CA: Schirmer
Soares, M. (2000). Ensinar - Reflexões sobre a Prática Docente. Lisboa: Editorial Presença

Equipa Docente