2023
Área de Docência II
Nome: Área de Docência II
Cód.: MUS10607M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Música
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Aprofundar o desempenho composicional (Composição) e artístico, a solo e em pequenos grupos (Interpretação).
2. Desenvolver noções de adequação estilística e práticas interpretativas na AD.
3. Aprofundar noções de ergonomia e prevenção de lesões aplicadas à AD.
4. Conhecer materiais didáticos na AD, adequados ao nível do 5º ao 9º ano do ensino básico (1º ao 5º grau) na respetiva área de especialização.
5. Refletir sobre as valências pedagógicas do repertório dos programas de Instrumento/Composição em vigor no ensino artístico especializado de Música em Portugal, ao nível do 5º ao 9º ano do ensino básico (1º ao 5º grau).
6. Dominar, do ponto de vista analítico e/ou técnico-interpretativo instrumental/vocal, obras musicais específicas do repertório da área de especialização do estudante aplicável ao nível do 5º ao 9º ano do ensino básico (1º ao 5º grau).
7. Dominar estratégias pedagógicas adaptadas à abordagem dos parâmetros harmonia e timbre no processo de ensino-aprendizagem.
2. Desenvolver noções de adequação estilística e práticas interpretativas na AD.
3. Aprofundar noções de ergonomia e prevenção de lesões aplicadas à AD.
4. Conhecer materiais didáticos na AD, adequados ao nível do 5º ao 9º ano do ensino básico (1º ao 5º grau) na respetiva área de especialização.
5. Refletir sobre as valências pedagógicas do repertório dos programas de Instrumento/Composição em vigor no ensino artístico especializado de Música em Portugal, ao nível do 5º ao 9º ano do ensino básico (1º ao 5º grau).
6. Dominar, do ponto de vista analítico e/ou técnico-interpretativo instrumental/vocal, obras musicais específicas do repertório da área de especialização do estudante aplicável ao nível do 5º ao 9º ano do ensino básico (1º ao 5º grau).
7. Dominar estratégias pedagógicas adaptadas à abordagem dos parâmetros harmonia e timbre no processo de ensino-aprendizagem.
Conteúdos Programáticos
Estudo de repertório instr./vocal e realização de um projeto de música de câmara (Interpretação); realização de projetos composicionais (Composição).
Domínio de técnicas, materiais e repertórios didáticos do 1º ao 5º grau:
A)SOPROS: técnica de digitação/pistões/vara; desenvolv. sonoro; controlo de registos
B)CORDAS: golpes de arco/distribuição; mudanças de posição (m.e.); controlo dinâmico; vibrato; harmónicos; independência das mãos
C)PIANO: desenvolvimento sonoro e coordenação motora; escalas, arpejos, ornamentos; fraseio
D)GUITARRA: o uso das unhas na m.d.; motricidade e da coordenação das mãos; conhecimento progressivo do braço da guitarra; barra e legati a due (m.e.); posições
E)PERCUSSÃO/BATERIA: Rufo aberto/fechado; técnicas de som: peles de grandes dimensões; coordenação motora (membros inferiores); independência polirítmica
F)VOZ: postura, fraseio, utilização das consoantes na emissão do som
G)COMPOSIÇÃO: conhecimentos aprofundados de melodia, harmonia, forma, instrumentação
Domínio de técnicas, materiais e repertórios didáticos do 1º ao 5º grau:
A)SOPROS: técnica de digitação/pistões/vara; desenvolv. sonoro; controlo de registos
B)CORDAS: golpes de arco/distribuição; mudanças de posição (m.e.); controlo dinâmico; vibrato; harmónicos; independência das mãos
C)PIANO: desenvolvimento sonoro e coordenação motora; escalas, arpejos, ornamentos; fraseio
D)GUITARRA: o uso das unhas na m.d.; motricidade e da coordenação das mãos; conhecimento progressivo do braço da guitarra; barra e legati a due (m.e.); posições
E)PERCUSSÃO/BATERIA: Rufo aberto/fechado; técnicas de som: peles de grandes dimensões; coordenação motora (membros inferiores); independência polirítmica
F)VOZ: postura, fraseio, utilização das consoantes na emissão do som
G)COMPOSIÇÃO: conhecimentos aprofundados de melodia, harmonia, forma, instrumentação
Métodos de Ensino
Definição inicial do programa de trabalho individual e da bibliografia específica, por parte do docente, em função das especificidades de cada aluno. Conceção, por parte do(s) aluno(s), sob a orientação do(s) docente(s), de um projeto de música de câmara (apenas Interpretação).
Aulas individuais de tipologia interativa, semelhante à descrita em AD1.
Atividades complementares (audições; conferências).
Avaliação:
- contínua (desempenho em autonomia, sala de aula e atividades complementares) - 20%
- trabalho escrito (e respetiva apresentação) sobre materiais e repertórios didáticos adaptados ao nível de ensino do 1º ao 5º grau na área de especialização de cada aluno 20%
- prova pública perante um júri:
Interpretação: performance instrumental (ca. 40 min.), compreendendo repertório concertístico (25%) camarístico (25%) e didático adaptado ao nível de ensino do 1º ao 5º grau (10%)
Composição: projeto composicional realizado durante o semestre - 60%
Aulas individuais de tipologia interativa, semelhante à descrita em AD1.
Atividades complementares (audições; conferências).
Avaliação:
- contínua (desempenho em autonomia, sala de aula e atividades complementares) - 20%
- trabalho escrito (e respetiva apresentação) sobre materiais e repertórios didáticos adaptados ao nível de ensino do 1º ao 5º grau na área de especialização de cada aluno 20%
- prova pública perante um júri:
Interpretação: performance instrumental (ca. 40 min.), compreendendo repertório concertístico (25%) camarístico (25%) e didático adaptado ao nível de ensino do 1º ao 5º grau (10%)
Composição: projeto composicional realizado durante o semestre - 60%
Bibliografia
Bibliografia da área de especialização (métodos, partituras, outros materiais didáticos).
Brown, C. (2002). Classical and romantic performing practice 1750-1900. Oxford: OUP
Klickstein, G., (2009). The musicians way: a guide to practice, performance and wellness.
NY: OUP
Lieberman, J. L. (1991). You are your instrument: the definitive musicians guide to
practice and performance. NY: Huiksi Music
Booth, E. (2009). The music teaching artists bible: becoming a virtuoso educator. NY: OUP
Mills, J. (2007). Instrumental teaching. Oxford: OUP
Pierce, A. (2010). Deepening Musical Performance through Movement: The Theory and
Practice of Embodied Interpretation (Musical Meaning and Interpretation). Bloomington: IUP
Rink, J. (ed.) (2003). Musical Performance: A Guide to Understanding. Cambridge: CUP
Rink, J. (ed.) (2005). The Practice of Performance: Studies in Musical Interpretation.
Cambridge: CUP
Brown, C. (2002). Classical and romantic performing practice 1750-1900. Oxford: OUP
Klickstein, G., (2009). The musicians way: a guide to practice, performance and wellness.
NY: OUP
Lieberman, J. L. (1991). You are your instrument: the definitive musicians guide to
practice and performance. NY: Huiksi Music
Booth, E. (2009). The music teaching artists bible: becoming a virtuoso educator. NY: OUP
Mills, J. (2007). Instrumental teaching. Oxford: OUP
Pierce, A. (2010). Deepening Musical Performance through Movement: The Theory and
Practice of Embodied Interpretation (Musical Meaning and Interpretation). Bloomington: IUP
Rink, J. (ed.) (2003). Musical Performance: A Guide to Understanding. Cambridge: CUP
Rink, J. (ed.) (2005). The Practice of Performance: Studies in Musical Interpretation.
Cambridge: CUP
Equipa Docente
- Daniel Melo Emidio Louro
- Mário Dinis Coelho da Silva Marques [responsável]
- Ana Maria Mendes Carvalho dos Santos
- André Manuel Fialho Conde
- Ângelo Pedro Camolas Contente Caleira
- Carlos Alexandre Mourão de Carvalho e Damas
- Daniel Melo Emidio Louro
- Eduardo José Monserrate Tavares Lopes
- Gonçalo André Dias Pescada
- Jean Aroutiounian
- João Miguel Prazeres do Rosário
- Liliana Margareta Bizineche
- Luís Miguel Oliveira Gomes
- Mário Dinis Coelho da Silva Marques [responsável]
- Mário Pedro do Amaral Ribeiro e Tomaz
- Nelson Daniel Pais Ferreira