2023

Área de Docência II

Nome: Área de Docência II
Cód.: MUS10607M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Música

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Aprofundar o desempenho composicional (Composição) e artístico, a solo e em pequenos grupos (Interpretação).
2. Desenvolver noções de adequação estilística e práticas interpretativas na AD.
3. Aprofundar noções de ergonomia e prevenção de lesões aplicadas à AD.
4. Conhecer materiais didáticos na AD, adequados ao nível do 5º ao 9º ano do ensino básico (1º ao 5º grau) na respetiva área de especialização.
5. Refletir sobre as valências pedagógicas do repertório dos programas de Instrumento/Composição em vigor no ensino artístico especializado de Música em Portugal, ao nível do 5º ao 9º ano do ensino básico (1º ao 5º grau).
6. Dominar, do ponto de vista analítico e/ou técnico-interpretativo instrumental/vocal, obras musicais específicas do repertório da área de especialização do estudante aplicável ao nível do 5º ao 9º ano do ensino básico (1º ao 5º grau).
7. Dominar estratégias pedagógicas adaptadas à abordagem dos parâmetros harmonia e timbre no processo de ensino-aprendizagem.

Conteúdos Programáticos

Estudo de repertório instr./vocal e realização de um projeto de música de câmara (Interpretação); realização de projetos composicionais (Composição).
Domínio de técnicas, materiais e repertórios didáticos do 1º ao 5º grau:
A)SOPROS: técnica de digitação/pistões/vara; desenvolv. sonoro; controlo de registos
B)CORDAS: golpes de arco/distribuição; mudanças de posição (m.e.); controlo dinâmico; vibrato; harmónicos; independência das mãos
C)PIANO: desenvolvimento sonoro e coordenação motora; escalas, arpejos, ornamentos; fraseio
D)GUITARRA: o uso das unhas na m.d.; motricidade e da coordenação das mãos; conhecimento progressivo do braço da guitarra; barra e legati a due (m.e.); posições
E)PERCUSSÃO/BATERIA: Rufo aberto/fechado; técnicas de som: peles de grandes dimensões; coordenação motora (membros inferiores); independência polirítmica
F)VOZ: postura, fraseio, utilização das consoantes na emissão do som
G)COMPOSIÇÃO: conhecimentos aprofundados de melodia, harmonia, forma, instrumentação

Métodos de Ensino

Definição inicial do programa de trabalho individual e da bibliografia específica, por parte do docente, em função das especificidades de cada aluno. Conceção, por parte do(s) aluno(s), sob a orientação do(s) docente(s), de um projeto de música de câmara (apenas Interpretação).
Aulas individuais de tipologia interativa, semelhante à descrita em AD1.
Atividades complementares (audições; conferências).
Avaliação:
- contínua (desempenho em autonomia, sala de aula e atividades complementares) - 20%
- trabalho escrito (e respetiva apresentação) sobre materiais e repertórios didáticos adaptados ao nível de ensino do 1º ao 5º grau na área de especialização de cada aluno – 20%
- prova pública perante um júri:
Interpretação: performance instrumental (ca. 40 min.), compreendendo repertório concertístico (25%) camarístico (25%) e didático adaptado ao nível de ensino do 1º ao 5º grau (10%)
Composição: projeto composicional realizado durante o semestre - 60%

Bibliografia

Bibliografia da área de especialização (métodos, partituras, outros materiais didáticos).
Brown, C. (2002). Classical and romantic performing practice 1750-1900. Oxford: OUP
Klickstein, G., (2009). The musician’s way: a guide to practice, performance and wellness.
NY: OUP
Lieberman, J. L. (1991). You are your instrument: the definitive musician’s guide to
practice and performance. NY: Huiksi Music
Booth, E. (2009). The music teaching artist’s bible: becoming a virtuoso educator. NY: OUP
Mills, J. (2007). Instrumental teaching. Oxford: OUP
Pierce, A. (2010). Deepening Musical Performance through Movement: The Theory and
Practice of Embodied Interpretation (Musical Meaning and Interpretation). Bloomington: IUP
Rink, J. (ed.) (2003). Musical Performance: A Guide to Understanding. Cambridge: CUP
Rink, J. (ed.) (2005). The Practice of Performance: Studies in Musical Interpretation.
Cambridge: CUP