2025
Árabe I
Nome: Árabe I
Cód.: LLT10574M
10 ECTS
Duração: 15 semanas/280 horas
Área Científica:
Linguística
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Aquisição da capacidade de expressão escrita e oral, de nível básico, na Língua Árabe. Para tal é necessário adquirir
competências básicas a nível da leitura e de escrita, bem como compreensão e articulação vocal das sonoridades específicas da Língua Árabe. Para além da morfologia, os alunos deverão adquirir igualmente conhecimentos básicos de sintaxe e articular frases básicas, do dia-a-dia.
competências básicas a nível da leitura e de escrita, bem como compreensão e articulação vocal das sonoridades específicas da Língua Árabe. Para além da morfologia, os alunos deverão adquirir igualmente conhecimentos básicos de sintaxe e articular frases básicas, do dia-a-dia.
Conteúdos Programáticos
1 - A Língua Árabe no quadro das línguas semitas; do árabe clássico ao MSA e variantes regionais 2 - Fonologia e fonética; 3 - Morfologia e sintaxe: raiz e flexões; sistema nominal; sistema verbal; partículas; numerais; 4 frases nominais e frases verbais; 5 - idafa ou estado constructo.
Métodos de Ensino
O ensino iniciar-se-á por uma familiarização com sons e grafias da língua árabe; gradualmente, o aluno deverá dominar um mínimo vocabular e rudimentos básicos de gramática. O vocabulário a adquirir visa a leitura e conversação no Árabe Standard mas igualmente a possibilidade de trabalhar no campo da História.
A avaliação é contínua, com diversas provas - orais e escritas - ao longo do curso. Haverá testes na aula, com as componentes escrita e oral, e o "trabalho de casa" regular será vital para a progressão nos conhecimentos.
A avaliação é contínua, com diversas provas - orais e escritas - ao longo do curso. Haverá testes na aula, com as componentes escrita e oral, e o "trabalho de casa" regular será vital para a progressão nos conhecimentos.
Bibliografia
AGUILAR, Victoria, MANZANO, Miguel Ángel, ZANON, Jesús, Hayya natakallam al'arabiyya (Cuaderno para leer y escribir árabe), Univ. de Murcia, 1998;
AWDE, Nicholas & SMITH, K., Arabic Practical Dictionary: Arabic-English/English-Arabic (Hippocrene Practical Dictionary), 2004;
BRUSTAD,K, AL-BATAL, M, AL-TONSI A, , Alif Baa. Introduction to Arabic letters and sounds, Georgetown University Press, 1995 (nova ed. 2004);
BRUSTAD,K, AL-BATAL, M, AL-TONSI A, Al-Kitaab fii Ta'allum Al-'Arabiyya: A Textbook for Beginning Arabic: Part 1, Georgetown University Press, 2004;
WIGHTWICK, Jane, GAAFAR, Mahmoud, Mastering Arabic (vol. 1, c/ CD), Palgrave-Macmillan, 2007.
AWDE, Nicholas & SMITH, K., Arabic Practical Dictionary: Arabic-English/English-Arabic (Hippocrene Practical Dictionary), 2004;
BRUSTAD,K, AL-BATAL, M, AL-TONSI A, , Alif Baa. Introduction to Arabic letters and sounds, Georgetown University Press, 1995 (nova ed. 2004);
BRUSTAD,K, AL-BATAL, M, AL-TONSI A, Al-Kitaab fii Ta'allum Al-'Arabiyya: A Textbook for Beginning Arabic: Part 1, Georgetown University Press, 2004;
WIGHTWICK, Jane, GAAFAR, Mahmoud, Mastering Arabic (vol. 1, c/ CD), Palgrave-Macmillan, 2007.
Equipa Docente (2024/2025 )
- Fernando Manuel Rodrigues Branco Correia [responsável]