2025

Árabe II

Nome: Árabe II
Cód.: HIS10587M
10 ECTS
Duração: 15 semanas/280 horas
Área Científica: Linguística

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Capacidade de melhor dominar a Língua Árabe, podendo: ler e escrever textos mais complexos e ser capaz de aplicar regras gramaticais elementares na escrita e na conversação; manejar um dicionário; maior facilidade na oralidade; capacidade de ler a traduzir textos actuais e alguns textos produzidos durante o período "clássico" do Mundo Islâmico.

Conteúdos Programáticos

I – formas verbais; II – os plurais; III - a negação; IV – voz activa e voz passiva; V – frases complexas; VI – trabalho prático com dicionários; VII - Leitura e tradução de textos medievais e contemporâneos.

Métodos de Ensino

O aluno, gradualmente, deverá enriquecer o seu vocabular e rudimentos básicos de gramática, antes adquiridos, pela leitura de textos mais complexos, pelo uso constante de dicionários, pelo uso cada vez maior da Língua árabe dentro da sala de aula e pelo manuseamento de textos actuais e clássicos, tudo de forma interactiva.
A avaliação é contínua, com diversas provas - orais e escritas - ao longo do curso. Haverá testes na aula, com as componentes escrita e oral, e o "trabalho de casa" regular será vital para a progressão nos conhecimentos.

Bibliografia

AGUILAR, Victoria, MANZANO, Miguel Ángel, ZANON, Jesús, Hayya natakallam al-'arabiyya (Cuaderno para leer y escribir árabe), Univ. de Murcia, 1998;
BRUSTAD,K, AL-BATAL, M, Al-Tonsi A, Al-Kitaab fii Ta'allum Al-'Arabiyya: A Textbook for Beginning Arabic: Part 1 & 2,
Georgetown University Press, 2005;
SHIRWANI, Haroon, Build Your Arabic Vocabulary (Book CD & Flashcards), GW Publishing, 2007;
WEHR, Hans, Dictionary of Modern Written Arabic, 4ª ed, 1994.
WIGHTWICK, Jane, GAAFAR, Mahmoud, Mastering Arabic (vol. 2, c/ CD), Palgrave-Macmillan, 2009;
WIGHTWICK, Jane, GAAFAR, Mahmoud, Mastering Arabic Grammar, Palgrave Macmillan, 2005.

Equipa Docente (2024/2025 )

  • [responsável]