2025
História do Norte de África
Nome: História do Norte de África
Cód.: HIS10577M
10 ECTS
Duração: 15 semanas/280 horas
Área Científica:
História
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1.Caraterizar a presença portuguesa em Marrocos (sécs. XV-XIX).
2.Conhecer as influências culturais mútuas entre as duas sociedades.
3.Compreender as alianças e oposições entre os Portugueses e as diversas lideranças políticas marroquinas.
2.Conhecer as influências culturais mútuas entre as duas sociedades.
3.Compreender as alianças e oposições entre os Portugueses e as diversas lideranças políticas marroquinas.
Conteúdos Programáticos
1.Caracterização do espaço físico magrebino.
2.A conquista das praças do Marrocos mediterrânico.
3.A instalação dos portugueses nas praças do Marrocos atlântico.
3.O abandono de várias praças no reinado de D. João III.
4.A presença portuguesa em Marrocos durante o domínio filipino e até a abandono de Mazagão em 1769.
5.O retomar das relações diplomáticas e comerciais com Marrocos na 2ª metade do séc. XVIII e durante o séc. XIX.
6.Avaliação sistemática da presença portuguesa em Marrocos durante este período cronológico.
2.A conquista das praças do Marrocos mediterrânico.
3.A instalação dos portugueses nas praças do Marrocos atlântico.
3.O abandono de várias praças no reinado de D. João III.
4.A presença portuguesa em Marrocos durante o domínio filipino e até a abandono de Mazagão em 1769.
5.O retomar das relações diplomáticas e comerciais com Marrocos na 2ª metade do séc. XVIII e durante o séc. XIX.
6.Avaliação sistemática da presença portuguesa em Marrocos durante este período cronológico.
Métodos de Ensino
Julgamos que, do ponto de vista metodológico, a motivação dos alunos é o elemento essencial do «contrato
pedagógico» estabelecido entre o professor e o aluno. Para tal procuraremos recorrer a aulas dinâmicas,
utilizando:
1-Leitura e comentário de documentos;
2-Recurso aos meio audiovisuais;
3-Exposição dos tópicos nevrálgicos do programa.
Entendemos que a avaliação é «a compreensão da evolução dos conhecimentos dos alunos desde o seu início
no estudo destas matérias até ao termo final das aulas». Por isso, como elemento essencial de avaliação
teremos em conta a participação dos alunos, que deverá ser feita através da via escrita e oral;umas vezes feita
opcional e outras de maneira sistematizada para todo o grupo de trabalho.
pedagógico» estabelecido entre o professor e o aluno. Para tal procuraremos recorrer a aulas dinâmicas,
utilizando:
1-Leitura e comentário de documentos;
2-Recurso aos meio audiovisuais;
3-Exposição dos tópicos nevrálgicos do programa.
Entendemos que a avaliação é «a compreensão da evolução dos conhecimentos dos alunos desde o seu início
no estudo destas matérias até ao termo final das aulas». Por isso, como elemento essencial de avaliação
teremos em conta a participação dos alunos, que deverá ser feita através da via escrita e oral;umas vezes feita
opcional e outras de maneira sistematizada para todo o grupo de trabalho.
Bibliografia
COSME, João, «Marrocos (1886-1894), visto através da correspondência da Legação portuguesa em Tânger», in Marruecos, España y Portugal. Hacia nuevos espacios de diálogo, Série: Colóquios y Seminários, nº 82, Rabat, s.d., pp.269-311.
FARINHA, António Dias, História de Mazagão durante o período filipino, Centro de Estudos Históricos Ultramarinos, Lisboa, 1970.
FARINHA, António Dias, Os Portugueses em Marrocos, 2ª ed., revista, Instituto Camões, Lisboa, 2002.
FONTOURA, Otília Rodrigues, Portugal em Marrocos na época de D. João III. Abandono ou permanência?, DRAC Funchal, 1999.
FARINHA, António Dias, História de Mazagão durante o período filipino, Centro de Estudos Históricos Ultramarinos, Lisboa, 1970.
FARINHA, António Dias, Os Portugueses em Marrocos, 2ª ed., revista, Instituto Camões, Lisboa, 2002.
FONTOURA, Otília Rodrigues, Portugal em Marrocos na época de D. João III. Abandono ou permanência?, DRAC Funchal, 1999.