2025
Islão: Normativas e Representações
Nome: Islão: Normativas e Representações
Cód.: HIS10568M
10 ECTS
Duração: 15 semanas/280 horas
Área Científica:
História
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
A disciplina pretende proporcionar uma perspetiva geral do Islão peninsular, nos séculos 8 a 12, com enfoque na análise do direito islâmico.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Apreender as normas da religiosidade islâmica, dos princípios doutrinais, cosmogonia e ética, às obrigações rituais e práticas religiosas. Dominar conceitos e vocabulário específico da realidade analisada. Situar o Islão no contexto da tradição religiosa mediterrânea, relacionando-o com o judaísmo e o cristianismo. Compreender a contextualização histórica e sociológica em que se desenvolve o fenómeno religioso em Al-Andalus e no Magrebe. Desenvolver competências de uma investigação histórica autónoma, em função da análise de fontes árabe-islâmicas (Corão, Sunna, hadith, fatwas). Desenvolver a capacidade critica e de reflexão sobre a operacionalidade da construção de modelos de leitura e de análise.
Conteúdos Programáticos
1. Islamologia O Profeta; o Corão teorias sobre a sua formação e doutrinas corânicas; a Sharia fontes da sharia e escolas jurídicas; o pensamento político: a instituição califal; sunnismo e shiismo; elaboração doutrinal: Kalam e mu`tazila; o calendário, obrigações rituais, práticas religiosas e festividades.
2. O Islão na Península Ibérica e no Magrebe os processos de arabização e de islamização; a problemática da orientalização das estruturas sociais; o malikismo e as elites de ulemas; os califados no Ocidente; heresias, revoltas e mahdismo
2. O Islão na Península Ibérica e no Magrebe os processos de arabização e de islamização; a problemática da orientalização das estruturas sociais; o malikismo e as elites de ulemas; os califados no Ocidente; heresias, revoltas e mahdismo
Métodos de Ensino
As metodologias assentam numa dinâmica centrada no trabalho dos discentes, correspondendo as aulas presenciais a momentos de discussão e de orientação do trabalho a desenvolver. É nesta envolvência que inerentemente serão transmitidas as perspectivas teóricas. A avaliação consistirá no comentário de dois textos e na apresentação (oral e escrita) de um trabalho.
Bibliografia
Felix M. Pareja, Islamología, Tomo II, Madrid, 1954
Ignaz Goldziher, Introduction to Islamic Theology and Law, Princeton , 1981
Maribel Fierro, La heterodoxia en al-Andalus durante el periodo omeya, Madrid, 1987
Maribel Fierro, "La Religión", in Historia de España Ramón Menendez Pidal, vol. VIII, p. 434 e ss.
Maribel Fierro, "Cosmovisión (religión y cultura) en el Islam andalusí", in Cristiandad e Islam en la Edad Media Hispana. coord. José Ignacio de la Iglesia Duarte, Logroño, 2008
Mercedes García Arenal, Messianism and Purianical Reform. Mahdis of the Muslim West, Leiden-Boston, 2006
Ignaz Goldziher, Introduction to Islamic Theology and Law, Princeton , 1981
Maribel Fierro, La heterodoxia en al-Andalus durante el periodo omeya, Madrid, 1987
Maribel Fierro, "La Religión", in Historia de España Ramón Menendez Pidal, vol. VIII, p. 434 e ss.
Maribel Fierro, "Cosmovisión (religión y cultura) en el Islam andalusí", in Cristiandad e Islam en la Edad Media Hispana. coord. José Ignacio de la Iglesia Duarte, Logroño, 2008
Mercedes García Arenal, Messianism and Purianical Reform. Mahdis of the Muslim West, Leiden-Boston, 2006