2023
Seminário
Nome: Seminário
Cód.: QUI13543M
3 ECTS
Duração: 30 semanas/78 horas
Área Científica:
Química
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
O objetivo desta unidade curricular é complementar a formação dos estudantes no que respeita ao aprofundamento de conhecimentos e atitudes de investigação.
Nesta unidade curricular os estudantes deverão melhorar as capacidades de síntese, de compreensão de temas avançados e novas ideias, bem como de trabalho individual, de pesquisa bibliográfica e de elaboração de apresentações orais.
Nesta unidade curricular os estudantes deverão melhorar as capacidades de síntese, de compreensão de temas avançados e novas ideias, bem como de trabalho individual, de pesquisa bibliográfica e de elaboração de apresentações orais.
Conteúdos Programáticos
A UC contempla duas componentes distintas, mas complementares. Por um lado, os estudantes deverão assistir a palestras, tendo posteriormente de elaborar individualmente um resumo escrito de palestras selecionadas.
Os temas das palestras não são fixos, sendo alguns exemplos de palestras convidadas: Molybdenum (VI) oxo complexes: versatile catalysts for olefin epoxidation; Highly active hydroformylation catalysts: development, performance and immobilisation; Silicatos e MOF microporosos e fotoluminescentes; Fighting cancer with new ruthenium drugs: a challenge; Fluorescência molecular: dos vetores de fase aos OLEDs de 3ª geração.
Por outro lado, na outra componente da unidade curricular cada estudante fará duas apresentações orais individuais. A 1ª será sobre um tema a estabelecer nas primeiras aulas por proposta dos docentes e/ou estudantes, e que poderá estar relacionado com o tema da dissertação. A 2ª será sobre resultados obtidos no âmbito do trabalho de dissertação.
Os temas das palestras não são fixos, sendo alguns exemplos de palestras convidadas: Molybdenum (VI) oxo complexes: versatile catalysts for olefin epoxidation; Highly active hydroformylation catalysts: development, performance and immobilisation; Silicatos e MOF microporosos e fotoluminescentes; Fighting cancer with new ruthenium drugs: a challenge; Fluorescência molecular: dos vetores de fase aos OLEDs de 3ª geração.
Por outro lado, na outra componente da unidade curricular cada estudante fará duas apresentações orais individuais. A 1ª será sobre um tema a estabelecer nas primeiras aulas por proposta dos docentes e/ou estudantes, e que poderá estar relacionado com o tema da dissertação. A 2ª será sobre resultados obtidos no âmbito do trabalho de dissertação.
Métodos de Ensino
Relativamente à primeira componente, consiste em palestras apresentadas por oradores convidados, a que se segue um período de discussão. No que respeita à segunda componente, o processo de ensino/aprendizagem é baseado fundamentalmente no trabalho individual dos estudantes, havendo também lugar a períodos de discussão em que intervêm docentes e discentes.
A avaliação é baseada nos resumos das palestras (nota R) e nas apresentações orais (notas A1 e A2) incluindo a participação dos estudantes na discussão. A nota final (NF) será dada por NF=0,1R+0,4A1+0,5A2.
A avaliação é baseada nos resumos das palestras (nota R) e nas apresentações orais (notas A1 e A2) incluindo a participação dos estudantes na discussão. A nota final (NF) será dada por NF=0,1R+0,4A1+0,5A2.
Bibliografia
A bibliografia não é fixa, sendo dependente dos temas envolvidos.
Equipa Docente
- Maria Manuela Lopes Ribeiro Carrott
- Paulo Jorge Gomes Mendes [responsável]
- Maria Manuela Lopes Ribeiro Carrott
- Paulo Jorge Gomes Mendes [responsável]