2024

Valorização de Resíduos Sólidos

Nome: Valorização de Resíduos Sólidos
Cód.: QUI13523M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Química

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Dotar os alunos de conhecimentos e perspetivas que permitam uma abordagem integrada de resíduos sólidos e de problemas ambientais. O aluno deverá adquirir conhecimentos sobre:
a) Definição e classificação dos resíduos;
b) Caracterização quantitativa e qualitativa de resíduos sólidos;
c) Caracterização da perigosidade dos resíduos sólidos.
d) Critérios de admissibilidade de resíduos em aterro;
e) Procedimentos para recolha, processamento, tratamento e deposição final de resíduos sólidos;
f) Valorização de resíduos sólidos numa perspetiva da economia circular.

Conteúdos Programáticos

1 - Introdução
2 - Definição e classificação dos resíduos
3 - Caracterização da perigosidade dos resíduos sólidos
4- Produção nacional de resíduos sólidos
5- Características físicas, químicas e biológicas dos resíduos sólidos urbanos (RSU)
6- Fontes, tipos e características de resíduos perigosos presentes em RSU
7- Resíduos industriais e agrícolas
8- Enquadramento legislativo, nacional e europeu
9-Gestão dos resíduos: operadores, infra-estruturas e instalações a nível nacional e
Regional
9.1. Recolha e transporte de resíduos sólidos;
9.2. Separação e processamento de resíduos sólidos;
10. Valorização de resíduos sólidos urbanos, industriais e agrícolas
10.1. Valorização energética;
10.2. Compostagem;
10.3. Reciclagem e reutilização;
10.4. Valorização industrial.

Métodos de Ensino

O ensino/aprendizagem baseia-se no trabalho individual dos alunos, apoiado em bibliografia recomendada e notas recolhidas quer durante as aulas quer na pesquisa realizada individualmente. As aulas teóricas baseiam-se na exposição dos conteúdos, com recurso a meios audiovisuais. O trabalho de campo terá como principal objetivo dar a conhecer aos alunos a situação real de deposição, tratamento e/ou valorização de resíduos sólidos. Os alunos devem preparar e expor oralmente um trabalho de síntese sobre um tema inserido no âmbito da unidade curricular que será posteriormente discutido na aula. A avaliação continua da UC é resultante do relatório do trabalho de campo (30%), da apresentação de um trabalho de pesquiza (30%) e da realização de um teste (40%). No regime de exame, o aluno realiza uma única prova de avaliação (100%) que incide sobre toda a matéria lecionada.

Bibliografia

1– Agência Portuguesa do Ambiente, Persu 2020+ (in press).

2– Agência Portuguesa do Ambiente, Relatório de Avaliação do Persu 2014 / 2020.

3 - Ministério da Economia, Ministério do Ambiente, Instituto dos Resíduos. Plano estratégico dos resíduos industriais 2001. INR.

4– Lista Europeia de Resíduos (LER), anexo 1; portaria 209/2004 de 3 de março.

5 - George Tchobanoglous, Frank Kreith. 2002. Handbook of Solid Waste Management, Mc-Graw Hill.

6 - Levy, J.; Teles, M.; Madeira, L.; Pinela, A. 2002. O mercado dos resíduos em Portugal. AEPSA.

7 - Sawyer, Nathan. 2002. Chemistry for Environmental Engineering and Science.

8 - Cheremisinoff, N. P. 2003. Handbook of Solid Waste Management and Waste Minimization Technologies. Elsevier Science.