2023
Fundamentos de Economia
Nome: Fundamentos de Economia
Cód.: ECN11909M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Economia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
Uniformizar os conhecimentos de alunos com formação académica de base não relacionada com a ciência económica relativamente às bases formais de matemática aplicada à Economia.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
O programa de Fundamentos de Economia procura uniformizar as diferentes bases de alunos oriundos de diversas origens, em termos de bases formais de matemática, essencialmente aplicadas à Economia.
Procura-se que o aluno, de acordo com o programa proposto, seja capaz de acompanhar o desenvolvimento de teoria microeconómica, teoria macroeconómica e econométrica, percebendo as bases formais subjacentes, para os que têm maior dificuldade nessa atividade, e por outro lado, para o caso de alunos com bases formais mais fortes, explorar e desenvolver a intuição dessas bases formais económicas.
Procuram-se estimular as seguintes competências:
- Compreender as limitações e as vantagens da análise económica formalizando-as.
- Fomentar o espírito de investigação autónomo e o raciocínio analítico crítico através de uma análise económica aplicada quantificada.
- Ser capaz no fim do semestre de formalizar um problema económico aplicado e explicar a sua intuição.
Procura-se que o aluno, de acordo com o programa proposto, seja capaz de acompanhar o desenvolvimento de teoria microeconómica, teoria macroeconómica e econométrica, percebendo as bases formais subjacentes, para os que têm maior dificuldade nessa atividade, e por outro lado, para o caso de alunos com bases formais mais fortes, explorar e desenvolver a intuição dessas bases formais económicas.
Procuram-se estimular as seguintes competências:
- Compreender as limitações e as vantagens da análise económica formalizando-as.
- Fomentar o espírito de investigação autónomo e o raciocínio analítico crítico através de uma análise económica aplicada quantificada.
- Ser capaz no fim do semestre de formalizar um problema económico aplicado e explicar a sua intuição.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução
2. Noções fundamentais de algebra e topologia
3. Equações, inequações, derivadas e integrais
4. Equações diferenciais e às diferenças
5. Algebra linear
6. Estatística
7. Equilíbrio parcial e geral
8. Teoria dos jogos
2. Noções fundamentais de algebra e topologia
3. Equações, inequações, derivadas e integrais
4. Equações diferenciais e às diferenças
5. Algebra linear
6. Estatística
7. Equilíbrio parcial e geral
8. Teoria dos jogos
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino será flexível de acordo com o número de alunos. Com um número usual de alunos as aulas presenciais serão do tipo teórico-prático. Ou seja, expor-se-á a matéria e procurar-se-á, de modo interactivo, levar à resolução de modelos através de exercícios. Caso o número de alunos seja muito reduzido, não será de excluir um regime de leituras acompanhadas, estabelecendo objetivos semanais a atingir pelos alunos.
A unidade curricular procura ativamente envolver os alunos na investigação, e ser o início do processo de dissertação.
Daí decorre um processo de avaliação que se fomenta a investigação e a elaboração de um pré-paper no final do semestre.
Para além de aulas expostivas, os alunos terão de apresentar o pré-paper em aula no final do semestre oralmente e por escrito.
Dependendo das caracteristicas dos alunos o processo de avaliação basear-se á na participação nas aulas, na apresentação de pré-papers em aula e num exame formais.
A unidade curricular procura ativamente envolver os alunos na investigação, e ser o início do processo de dissertação.
Daí decorre um processo de avaliação que se fomenta a investigação e a elaboração de um pré-paper no final do semestre.
Para além de aulas expostivas, os alunos terão de apresentar o pré-paper em aula no final do semestre oralmente e por escrito.
Dependendo das caracteristicas dos alunos o processo de avaliação basear-se á na participação nas aulas, na apresentação de pré-papers em aula e num exame formais.
Bibliografia
Blaug, M. (1992). The methodology of economics: Or, how economists explain. Cambridge University Press.
Cadernete, M. A., A.-I. Guerra and F. Sancho (2012). Applied General Equilibrium: an introduction. Springer-Verlag.
Chiang, A. C. and K. Wainwright (2005). Fundamental methods of mathematical economics. McGraw-Hill, New York.
Chiang, A. C. (2000). Elements of dynamic optimization. Illinois: Waveland Press Inc.
Ekelund Jr, R. B., & R. F. Hébert (2013). A history of economic theory and method. Waveland Press.
Fudenberg, D. and J. Tirole (1991). Game theory. MIT press. Cambridge, MA.
Gibbons, R. (1992). Game theory for applied economists. Princeton University Press.
Hendry, D. F. (1995). Dynamic econometrics. Oxford University Press.
Hosoe, N., K. Gasawa and H. Hashimoto (2015). Textbook of Computable General Equilibrium Modelling: Programming and simulations. Palgrave Macmillan.
Rocha de Sousa, M., A. B. Caleiro (2015), Fundamentos de Economia, Texto de Apoio, Universidade de Évora
Cadernete, M. A., A.-I. Guerra and F. Sancho (2012). Applied General Equilibrium: an introduction. Springer-Verlag.
Chiang, A. C. and K. Wainwright (2005). Fundamental methods of mathematical economics. McGraw-Hill, New York.
Chiang, A. C. (2000). Elements of dynamic optimization. Illinois: Waveland Press Inc.
Ekelund Jr, R. B., & R. F. Hébert (2013). A history of economic theory and method. Waveland Press.
Fudenberg, D. and J. Tirole (1991). Game theory. MIT press. Cambridge, MA.
Gibbons, R. (1992). Game theory for applied economists. Princeton University Press.
Hendry, D. F. (1995). Dynamic econometrics. Oxford University Press.
Hosoe, N., K. Gasawa and H. Hashimoto (2015). Textbook of Computable General Equilibrium Modelling: Programming and simulations. Palgrave Macmillan.
Rocha de Sousa, M., A. B. Caleiro (2015), Fundamentos de Economia, Texto de Apoio, Universidade de Évora