2024

Ecologia da Paisagem

Nome: Ecologia da Paisagem
Cód.: PAO10613M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Paisagem e Ordenamento

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Fornecer aos alunos conhecimentos actualizados em Ecologia da Paisagem (EP), para que se sintam familiarizados com as diferentes perspectivas de EP no âmbito da investigação e prática, e para que se sintam confiantes sobre quais as teorias, conceitos e métodos a utilizar quando colocados perante problemas de EP. Pretende-se que compreendam as diferentes linhas de trabalho que têm sido desenvolvidas ao longo dos últimos anos dentro da comunidade científica EP, as suas diferenças e complementaridades. Particular destaque será dado à especificidade da EP Europeia, relacionada com a complexidade da paisagem europeia. Pretende-se também que os alunos compreendam as raízes da Ecologia da Paisagem e as diferentes abordagens desenvolvidas no âmbito de diferentes disciplinas, até às múltiplas abordagens actuais, incluindo os desenvolvimentos mais inovadores conceituais e metodológicos. As dimensões prática e aplicada da EP serão abordadas tanto quanto a dimensão da investigação.

Conteúdos Programáticos

As raízes de uma nova ciência, entre Ecologia e Geografia. Integração de disciplinas para resolução de problemas. Abordagem científica aplicada. O conceito de paisagem e sua evolução dentro de Ecologia da Paisagem (LE) e disciplinas associadas. A inovação da análise espacial em paisagem. Evolução da EP desde meados do século 20. O papel da Associação Internacional Ecologia da Paisagem. Especificidades da abordagem europeia. A criação da Associação Europeia Ecologia da Paisagem e seus fundamentos. Os fundamentos da análise de EP. A literatura e autores clássicos. Desenvolvimentos. A abordagem espacial e a paisagem local como o contexto específico de trabalho. Integração das ciências naturais e humanas, e integração de métodos quantitativos e qualitativos. Exemplos. Pesquisa e análise, planeamento e desenho, sistemas de suporte à decisão, a integração das perspectivas humanas e sociais. Novos desenvolvimentos em investigação e desenho.

Métodos de Ensino

O curso será baseado em palestras pela docente responsável, mas também palestrantes convidados. O facto de a docente responsável estar no seio (Presidente) da comunidade Europeia em Ecologia da Paisagem torna fácil esta participação de palestrantes externos. Além disso, os alunos irão ler textos clássicos de autores mais significativos, e as suas diferentes perspectivas em EP serão analisadas e discutidas na aula. A análise prática da paisagem será discutida e os alunos irão desenvolver exercícios simples em ecologia da paisagem, com base em diferentes perspectivas e utilizando métodos diferentes, de modo a que se sintam confiantes na utilização das várias abordagens que podem ser usados em estudos de EP. O trabalho de campo será utilizado para ilustrar as diferenças e a necessidade de aplicar métodos diferentes para tipos de paisagens diferentes e problemas diferentes.

Bibliografia

Antrop, M., 2000, Background concepts for integrated landscape analysis, Agriculture Ecosystems & Environment (77):17-28.
Antrop, M., 2005, Why landscapes of the past are important for the future, Landscape and Urban Planning 70(1-2):21-34.
Burel F. and Baudry J., 1999. Ecologie du Paysage, Concepts, méthodes et applications, Ed.TEC&Doc, Paris
Forman R. and Godron M., 1986. landscape Ecology. John Wiley & Sons, New York
Helming K. and Wiggering H. (Eds.), 2003. Sustainable Development of Multifunctional Landscapes, Springer, Berlin
Kljin J. and Vos W., 2000, From Landscape Ecology to Landscape Science, Kluwer Academic Publishers
Naveh Z. and Lieberman A., 1994 (3rd ed.), Landscape Ecology, Theory and Application. Springer-Verlag
Steinhardt U. and Bastian O., 2002, Development and Perspectives in Landscape Ecology, Kluwer Academic Publishers
Wiens J. and Moss M., 2005. Issues and Perspectives in Landscape Ecology, Cambridge University Press.

Equipa Docente (2023/2024 )