2024

Herpetologia e Conservação

Nome: Herpetologia e Conservação
Cód.: BIO12334M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências Biológicas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

OBJETIVOS
1 Dar uma perspectiva teórica geral da biologia, biogeografia, biologia evolutiva, ecologia e conservação
de anfíbios e de répteis.
2 Reforçar a compreensão dos aspectos naturais destes animais, através da visualização e discussão de
documentários da BBC série Life In Cold Blood.
3 Conhecer as espécies paleárticas, dando tónica à identificação das espécies ibéricas, norteafricanas e
macaronésicas.
COMPETÊNCIAS
Pretende-se que os estudantes adquiram uma capacidade critica na avaliação das particularidades de
algumas espécies/grupos de anfíbios e de répteis, do seu estado de conservação. Desmitifica-se os
saberes supersticiosos e a ignorância geral sobre estes animais. Em concreto, prevê-se que esta
competência possa futuramente ser usada em ambiente de trabalho nomeadamente na Avaliação de
Impacto Ambiental, Ordenamento do Território, elaboração de Planos de Gestão da Biodiversidade.

Conteúdos Programáticos

Batracologia [Biologia e ecologia dos anfíbios]
Modulo 1 – Anfíbios caudados (salamandras e tritões) e apódes (Gymophiona: cecílias)
Módulo 2 – Anfíbios anuros (sapos e rãs)
Módulo 3 – Conservação de anfíbios ibéricos:
Ecologia aplicada de infraestruturas lineares (rodovias e canais de irrgação)
Planos de conservação (exemplos) de anfíbios ibéricos.
Criação de charcos artificiais para anfíbios.
Trabalhos de campo com anfíbios
Reptilogia [Biologia e ecologia dos répteis]
Módulo 4 - Tartarugas
Módulo 5 – Sáurios (lagartos) e anfisbénidos (licranços)
Módulo 6 – Serpentes
Módulo 7 – Crocodilos e tuataras
Módulo 8 – Conservação de répteis ibéricos:
Conservação de tartarugas marinhas.
Manipulação do habitat para a conservação da herpetofauna.
Trabalhos de campo com répteis

Métodos de Ensino

Exposição estruturada; discussão e debate em seminários temáticos.
Saídas de campo em excursão herpetológica para inventariação e observação de anfíbios e de répteis
ibéricos.
Métodos de avaliação final por exame sobre a leitura obrigatória de 10 artigos científicos que versam as
temáticas lecionadas nas aulas.
O estudo autónomo será apoiado com tutoria e e-learning.

Bibliografia

Amphibians & Reptiles Conservation - http://amphibian-reptile-conservation.org/
Godinho S, Santos A P & Sá-Sousa P (2011) Montado management effects on the abundance and
conservation of reptiles in Alentejo, Southern Portugal. Agroforestry Systems 82:197-207.
Malkmus R (2004) Amphibians and Reptiles of Portugal, Madeira and the Azores-Archipelago, Koeltz
Scientific Books.
Marco A. ed. (2008/2014). Reptiles. Enciclopedia Virtual de los Vertebrados Españoles. Madrid -
http://www.vertebradosibericos.org/reptiles.html
Martínez Solano, I. ed. (2008/2014). Anfibios. Enciclopedia Virtual de los Vertebrados Españoles. Madrid -
http://www.vertebradosibericos.org/anfibios.html
Sillero N & Brito JC, Skidmore AK, & Toxopeus AG (2009) Biogeographical patterns derived from remote
sensing variables: the amphibians and reptiles of the Iberian Peninsula. Amphibia-Reptilia 30:185-206.
Vitt LJ & Caldwell J P (2013) Herpetology: an introductory biology of amphibians and reptiles. Acad. Press.

Equipa Docente (2023/2024 )