2025

Gestão e Conservação de Sistemas Fluviais

Nome: Gestão e Conservação de Sistemas Fluviais
Cód.: BIO15735M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/168 horas
Área Científica: Agricultura, Silvicultura e Pescas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conhecer os compartimentos abióticos e biológicos dos ecossistemas de águas interiores, e compreender as suas interacções. Saber descrever o funcionamento ecológico e predizer os processos ecológicos naturais e sob o efeito de diferentes pressões de origem humana. Desenvolver os conhecimentos para evitar e mitigar essas alterações, gerir e planear restauro ecológico. Saber monitorizar a qualidade ecológica em meio aquático. Perceber e treinar o processo de planeamento hídrico para a recuperação da qualidade ecológica.

Conteúdos Programáticos

I- Cenário hidro-geomórfico e hidráulico. Zonagens e hierarquização dos sistemas fluviais. Mineralização. Estratificações térmicas e químicas em meio aquático. Matéria orgânica. Regime natural de caudais. Comunidades biológicas, tipologia e funcionamento de ecossistemas fluviais. Peixes portugueses. Espécies e guildas. Gradientes espaciais, temporais e tróficos.
II- Pressões nos sistemas fluviais e formas de mitigação. Formas de poluição. Restauro de albufeiras e oligotrofização. Regularização, alterações do regime de caudais e extração de água. Caudais ecológicos. Situação em Portugal e formas de implementação de caudais de manutenção ecológica. Fragmentação da conectividade. Passagens para peixes, tipologia, localização e dimensionamento. Estrutura e ecologia ripárias. Alterações morfológicas do canal e dos leitos fluviais. Extração de inertes. Efeitos e formas de mitigação. Restauro de habitats e de vegetação ripária. Avaliação da qualidade da água, ecológica e piscícola. Índices.

Métodos de Ensino

O ensino assume diferentes formas, incluindo:
- Aprendizagem expositiva: Os professores conduzem a aula apresentando, mostrando imagens e modelando exemplos de um tópico. As aulas são objetivas e concisas para manter a atenção e o compromisso dos alunos. Ao longo das aulas é permitido tempo para perguntas.
-Aprendizagem colaborativa em jigsaw: Os alunos trabalham um determinado tema em pequenos grupos, depois discutem-nos com os colegas de outros grupos e, por fim, regressam ao grupo inicial para expor as conclusões da sua tarefa, entreajudando-se na compreensão e resolução de problemas.
- Aprendizagem baseada em tecnologia: Utilização de computadores e tablets para ler materiais e realizar exercícios práticos em grupo, p.e. com softwares específicos.
-Aprendizagem expedicionária: Saídas de campo para aplicação prática dos conceitos, como a visita ao Rio Sorraia (amostragem do biota aquático), ou às instalações experimentais do LNEC para visita a um modelo de uma passagem para peixes.

Avaliação

A disciplina é avaliada em contínuo por dois testes teóricos, um da primeira e outro da segunda parte da matéria, correspondendo a cerca de 50 % da nota final. Três relatórios práticos complementam a nota, sobre temas de aplicação, por exemplo, analisar características químicas de águas naturais, calcular curvas de uso de habitat, aplicar um índice de qualidade ecológica, avaliar a qualidade da mata ripária, aplicar a metodologia de amostragem de pesca eléctrica. Os alunos trabalham para estes em grupos de 2-3.
Caso a nota final seja superior a 9,5, os alunos estão dispensados de exame. O exame tem duas chamadas e é feito após o período de aulas.

Bibliografia

Apresentações relativas a cada aula, teórica ou prática, disponibilizadas no site da disciplina.
Textos relativos ao desenvolvimento dos trabalhos práticos.
Livros de texto e artigos, disponibilizados em pdf. Os artigos variam anualmente. Os livros base são:
Allan, JD & MM Castillo (2007) Stream Ecology, Structure and Functioning of Freshwaters. Springer. London
Elosegi, A & S Sabater (2009) Conceptos y Técnicas en Ecología Fluvial. Fundación BBVA. Spain
Roni, P and T. Beechie (2013) Stream and Watershed Restoration, a Guide to Restoring Riverine Processes and Habitats. John Wiley and Sons, NewYork
Scmutz S & J. Sendzimir (2018). Riverine Ecosystem Management. Springer Open.