2025
Voz e Canto para o Ator
Nome: Voz e Canto para o Ator
Cód.: ARC14096M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Teatro
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
Esta unidade curricular pretende desenvolver as capacidades vocais do ator para o teatro, trabalhando e desenvolvendo a voz e o corpo como ferramenta de auxílio á interpretação.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- Conhecimentos:
Desenvolvimento da técnica vocal como ferramenta de auxílio ao ator e como instrumento de caracterização de personagens (voz aguda, média, grave);
Desenvolvimento de timbre vocal com harmónicos e ressonâncias, diferentes tipos de entoação, projeção vocal, articulação de texto, energia de consoantes, clareza de vogais;
Conhecer a importância do texto, da palavra e fluência da frase, ritmo e cadência do mesmo dentro da interpretação.
Desenvolvimento da autonomia vocal.
- Competências:
Desenvolvimento de respiração intercostal, desenvolvimento do som e da vibração do mesmo, tom, extensão vocal. Trabalho de postura corporal, cabeça, peito, tronco e pés. Desenvolvimento da respiração como um suporte confortável para a projeção vocal do ator.
Trabalho prático de funcionamento dos músculos de articulação, língua, lábios, músculos faciais e desenvolvimento da dicção em vários tipos de interpretação e entoação.
Leitura de textos de vários autores dramáticos
Desenvolvimento da técnica vocal como ferramenta de auxílio ao ator e como instrumento de caracterização de personagens (voz aguda, média, grave);
Desenvolvimento de timbre vocal com harmónicos e ressonâncias, diferentes tipos de entoação, projeção vocal, articulação de texto, energia de consoantes, clareza de vogais;
Conhecer a importância do texto, da palavra e fluência da frase, ritmo e cadência do mesmo dentro da interpretação.
Desenvolvimento da autonomia vocal.
- Competências:
Desenvolvimento de respiração intercostal, desenvolvimento do som e da vibração do mesmo, tom, extensão vocal. Trabalho de postura corporal, cabeça, peito, tronco e pés. Desenvolvimento da respiração como um suporte confortável para a projeção vocal do ator.
Trabalho prático de funcionamento dos músculos de articulação, língua, lábios, músculos faciais e desenvolvimento da dicção em vários tipos de interpretação e entoação.
Leitura de textos de vários autores dramáticos
Conteúdos Programáticos
Aquecimento do corpo e da voz cantada e falada.
Exercícios de respiração intercostal e diafragmática.
Exercícios de desenvolvimento de ressonâncias, timbre, tom, extensão vocal, energia do ar, afinação musical. Estudo da interpretação vocal em canções. Trabalho com canções de Vaccai, Cole Porter, Gershwin, Sondheim e do cancioneiro tradicional português.
Exercícios de articulação vocal, desenvolvimento do ar como fonte de energia para a palavra, para consoantes energéticas e vogais claras. Estudo da cadencia rítmica da frase. Exercícios para exploração da entoação vocal falada. Exercícios de uso do ar como suporte á voz cantada, desenvolvimento da extensão vocal e dos harmónicos vocais. Exploração de sons não verbais na caracterização interpretativa de texto. Exercícios de improvisação vocal. Desenvolvimento da língua portuguesa na fonética, fonologia e elisão nos textos.
Exercícios de respiração intercostal e diafragmática.
Exercícios de desenvolvimento de ressonâncias, timbre, tom, extensão vocal, energia do ar, afinação musical. Estudo da interpretação vocal em canções. Trabalho com canções de Vaccai, Cole Porter, Gershwin, Sondheim e do cancioneiro tradicional português.
Exercícios de articulação vocal, desenvolvimento do ar como fonte de energia para a palavra, para consoantes energéticas e vogais claras. Estudo da cadencia rítmica da frase. Exercícios para exploração da entoação vocal falada. Exercícios de uso do ar como suporte á voz cantada, desenvolvimento da extensão vocal e dos harmónicos vocais. Exploração de sons não verbais na caracterização interpretativa de texto. Exercícios de improvisação vocal. Desenvolvimento da língua portuguesa na fonética, fonologia e elisão nos textos.
Métodos de Ensino
Metodologia de caráter prático e expositivo durante as aulas com orientação artística.
Realização de exercícios vocais e respiratórios para o desenvolvimento vocal a nível da voz falada e voz cantada.
Estímulo da análise e espirito critico entre os alunos pelo desempenho vocal de cada um.
Exposição a vários tipos de texto e vários tipos de interpretação de estilos e de autores diferentes.
Contacto com canções e peças musicais para desenvolver a voz cantada conforme as capacidades vocais do aluno.
O aluno é avaliado pela sua participação (30%), empenho (30%) e demonstração de resultados práticos (40%).
Realização de exercícios vocais e respiratórios para o desenvolvimento vocal a nível da voz falada e voz cantada.
Estímulo da análise e espirito critico entre os alunos pelo desempenho vocal de cada um.
Exposição a vários tipos de texto e vários tipos de interpretação de estilos e de autores diferentes.
Contacto com canções e peças musicais para desenvolver a voz cantada conforme as capacidades vocais do aluno.
O aluno é avaliado pela sua participação (30%), empenho (30%) e demonstração de resultados práticos (40%).
Bibliografia
Berry, C. (1994). Your voice and how to use it, London, Virgin Books.
Linklater, K. (2006). Freeing the natural voice, London, Nick hern books.
Gayotto, L. H. (1997). Voz partitura da ação. São Paulo: Summus.
Miller, R. (2006). Historical overview of vocal pedagogy. In: SATALOFF, Robert T (Ed.). Vocal Health and Pedagogy: Science and Assessment. San Diego: Plural Publishing.
Oppelt, E. (2015). Projecting your voice without yelling, London, Theatre folk.
Pezin, P. (2004). Le livre des exercices a l´usage des acteurs, Paris, L´entretemps.
Santos, M. (2020). A projeção vocal no teatro - estudo e tendências. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, v. 2, n. 3, p. 64-73, UFRN, Natal, Brasil.
Santos, M. (2019). A study of the importance of vocal energy on classical singing. International Conference The science of Music - Excellence in performance, Brasov, Transylvania University, series VIII, vol 12 (61) p.253-261.
Linklater, K. (2006). Freeing the natural voice, London, Nick hern books.
Gayotto, L. H. (1997). Voz partitura da ação. São Paulo: Summus.
Miller, R. (2006). Historical overview of vocal pedagogy. In: SATALOFF, Robert T (Ed.). Vocal Health and Pedagogy: Science and Assessment. San Diego: Plural Publishing.
Oppelt, E. (2015). Projecting your voice without yelling, London, Theatre folk.
Pezin, P. (2004). Le livre des exercices a l´usage des acteurs, Paris, L´entretemps.
Santos, M. (2020). A projeção vocal no teatro - estudo e tendências. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, v. 2, n. 3, p. 64-73, UFRN, Natal, Brasil.
Santos, M. (2019). A study of the importance of vocal energy on classical singing. International Conference The science of Music - Excellence in performance, Brasov, Transylvania University, series VIII, vol 12 (61) p.253-261.
Equipa Docente (2024/2025 )
- Marcos Alexandre Freire dos Santos [responsável]