2024

Teatro em Contextos Educacionais e Comunitários

Nome: Teatro em Contextos Educacionais e Comunitários
Cód.: ARC14095M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Teatro

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A UC pretende discutir e analisar criticamente os pressupostos, abordagens e práticas desenvolvidas no Teatro educação e teatro e comunidade, reflectindo sobre o campo de trabalho e actuação do actor/encenador nestes contextos e as competências transversais que terá de desenvolver

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os estudantes deverão:
- Compreender e identificar os conceitos implicados no âmbito do teatro educação e teatro em contextos comunitários.
- Conhecer e identificar os principais contributos teatrais, estéticos, educacionais e psico-sociais inerentes à intervenção do actor/encenador.
- Conhecer e aplicar técnicas e métodos do trabalho teatral em contextos educacionais e comunitários.
- Identificar a heterogeneidade de contextos da acção artística e teatral e sua articulação com a construção do conhecimento e promoção de bem-estar.
-Problematizar a articulação de processos de criação performativa com objectivos sociais e educacionais
Deverão ainda manifestar as seguintes competências:
- Reconhecer princípios estéticos, éticos e políticos como estruturantes da intervenção teatral comunitária.
- Mobilizar princípios e estratégias pedagógicas proporcionadoras de acção artística e teatral significativa
-Conceber e planear projectos teatrais em contextos diversos.

Conteúdos Programáticos

.Finalidades artísticas/teatrais, educativas e princípios socio-culturais e comunitários: objectivos; modelos e métodos.
.Perspectivas globais e principais referências das abordagens em teatro educação e teatro e comunidade
.Teatro Educação e comunidades em relação: Pressupostos éticos e estéticos; Contributos da pedagogia crítica; Processos de aprendizagem e construção de conhecimento partilhado; Visões do mundo, política, participação e negociação.
.Actor/encenador como facilitador e mediador artístico
.Diversidade de acepções e práticas: Drama, Expressão dramática,Teatro Social, Teatro Teatro Aplicado, Teatro e participação.
.Metodologias específicas para grupos específicos: Técnicas activas e participativas; Criação colectiva, Devising; Teatro-debate; Play-back theatre, Teatro documental.
.Projecto teatral - Planeamento, intervenção e avaliação

Métodos de Ensino

Serão privilegiadas metodologias de caracter prático/reflexivo articuladas:
Abordagens específicas projectuais e pedagógicas nos contextos do teatro educação e comunitário;
Abordagem conceptual transversal, visando a compreensão e análise crítica das implicações culturais, sociais, éticas e estéticas da acção teatral em contextos diversos;

Regime de avaliação contínua que constará dos seguintes elementos de avaliação:

- Participação e sentido crítico - 30%;
- Portefólio individual que reflicta a aprendizagem e experiência realizada nas vertentes educacional e comunitária - 40%
- Concepção e planeamento de Projecto de Teatro em contexto educacional/comunitário e fundamentação de opções – 30%


Bibliografia

Bernardi, C, Malini, G. (2021). Performing the Social - Education, Care and Social Inclusion through Theatre: FrancoAngeli.
Correia, J. (2021). Evento Mediador de Educação Artística. Tese de Doutoramento Ed.Artística. Univ. de Lisboa.
Cruz, C, Cruz, H, Bezelga, I, Aguiar, R. (2020). A busca do comum: práticas artísticas para outros futuros possíveis: i2ADS.
Cruz, H (2021). Práticas artísticas comunitárias e participação cívica e política. Tese de Doutoramento em C.Ed. Univ. do Porto.
Fisher, A, Thompson, J (2020). Performing Care: New perspectives on socially engaged performance: Manchester Univ. Press.
Matarasso, F. (2019). Uma arte irrequieta: FCGulbenkian.
Pinto, L, Palinhos, J, Cabral, I. (2021). Arte Inclusiva? Quem inclui quem?:CESAP.
Prentki, T, Breed, A. (2021). The Routledge Companion to Applied Performance: Routledge.
Silva, M (2018). Teatro comunitário além fronteira: um cruzamento de ideias, caminhos, desafios e superações. Tese de Doutoramento E.Art./Teatro. UL.

Equipa Docente (2023/2024 )