2025
Seminário Especializado de Investigação
Nome: Seminário Especializado de Investigação
Cód.: ARC13924M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Teatro
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
A UC visa aprofundamento e discussão de problemáticas, temas e tópicos de ordem científica, técnica e metodológica no âmbito da investigação do trabalho do actor/encenador.
É também o espaço de explicitação e fundamentação das opções de investigação dos estudantes no desenho dos projectos D/TP/E
É também o espaço de explicitação e fundamentação das opções de investigação dos estudantes no desenho dos projectos D/TP/E
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Os objectivos de aprendizagem são de caracter de aprofundamento, clarificação e preparação da investigação a ser produzida pelos estudantes que deve ser capaz de:
Conhecimentos:
Mobilizar os conceitos fundamentais da acção do actor/encenador
Aprofundar os diversos métodos de trabalho do actor e encenador no contexto do teatro contemporâneo
Conhecer investigação actualizada no campo das suas opções de pesquisa
Aptidões:
Identificar problemáticas actuais no trabalho do actor/encenador
Clarificar e circunscrever objecto/âmbito de pesquisa
Usar e saber utilizar adequadamente os recursos necessários à revisão de literatura e estado da arte
Conceber um plano de trabalho estruturado e fundamentado
Competências:
Discutir problemáticas, temas e tópicos de ordem científica, técnica e metodológica no âmbito da investigação do trabalho do actor/encenador.
Optar pelos formatos e métodos mais adequados às questões de investigação
Conhecimentos:
Mobilizar os conceitos fundamentais da acção do actor/encenador
Aprofundar os diversos métodos de trabalho do actor e encenador no contexto do teatro contemporâneo
Conhecer investigação actualizada no campo das suas opções de pesquisa
Aptidões:
Identificar problemáticas actuais no trabalho do actor/encenador
Clarificar e circunscrever objecto/âmbito de pesquisa
Usar e saber utilizar adequadamente os recursos necessários à revisão de literatura e estado da arte
Conceber um plano de trabalho estruturado e fundamentado
Competências:
Discutir problemáticas, temas e tópicos de ordem científica, técnica e metodológica no âmbito da investigação do trabalho do actor/encenador.
Optar pelos formatos e métodos mais adequados às questões de investigação
Conteúdos Programáticos
Problemáticas e temáticas de investigação no teatro contemporâneo.
Perspectivas actuais do trabalho do actor e encenador
Recursos de pesquisa conceptual e metodológica
Prática de pesquisa em Artes
Desenho de projecto de pesquisa para D/TP/E
Definição de objectivos, actividades e métodos
Planificação e avaliação
Acompanhamento do lançamento e preparação de D/TP/E
Perspectivas actuais do trabalho do actor e encenador
Recursos de pesquisa conceptual e metodológica
Prática de pesquisa em Artes
Desenho de projecto de pesquisa para D/TP/E
Definição de objectivos, actividades e métodos
Planificação e avaliação
Acompanhamento do lançamento e preparação de D/TP/E
Métodos de Ensino
O ensino será desenvolvido em sessões presenciais e E-Learning e poderá funcionar alternadamente de acordo com as necessidades dos estudantes entre aulas de apresentação e debate de tópicos (em grupo) ou sessões de trabalho mais individualizado.
Estão previstas colaborações dos diversos docentes do curso e especialistas a convite, na abordagem de tópicos e problemáticas de pesquisa especializados, relacionados com a investigação em curso dos docentes e convidados.
Os materiais de apoio serão disponibilizados no Moodle e outras bases acessíveis na Biblioteca e B-on e devem sustentar os trabalhos realizado pelos estudantes (pesquisas, leituras, produção de textos breves)
Parâmetros de Avaliação:
Realização de apresentação com apresentação oral, partilha e discussão pública dos Projectos (D/TP/E), fundamentando opções conceptuais e metodológicas - 60%
Produção de portefólio reflexivo com análise crítica sobre as problemáticas abordadas - 40%
Estão previstas colaborações dos diversos docentes do curso e especialistas a convite, na abordagem de tópicos e problemáticas de pesquisa especializados, relacionados com a investigação em curso dos docentes e convidados.
Os materiais de apoio serão disponibilizados no Moodle e outras bases acessíveis na Biblioteca e B-on e devem sustentar os trabalhos realizado pelos estudantes (pesquisas, leituras, produção de textos breves)
Parâmetros de Avaliação:
Realização de apresentação com apresentação oral, partilha e discussão pública dos Projectos (D/TP/E), fundamentando opções conceptuais e metodológicas - 60%
Produção de portefólio reflexivo com análise crítica sobre as problemáticas abordadas - 40%
Bibliografia
Bal, Ewa, and Mateusz Chaberski (eds.). (2020). Situated Knowing: Epistemic Perspectives on Performance. London and New York: Routledge.
Bottoms, Stephen J. (2003). The Efficacy/Effeminacy Braid: Unpicking the Performance Studies/Theatre Studies Dichotomy. Theatre Topics 13, no. 2: 173-187.
Boyle, Michael Shane, Matt Cornish, and Brandon Woolf (eds.). (2019). Postdramatic Theatre and Form. London: Bloomsbury Methuen Drama.
Conquergood, Dwight. (2002). Performance Studies: Interventions and Radical Research. The Drama Review 46, no. 2: 145-156.
Pavis, Patrice. (2001). Theatre Studies and Interdisciplinarity. Theatre Research International 26, no. 2: 153-163.
Spatz, Ben. (2015). What a Body Can Do: Technique as Knowledge, Practice as Research. London and New York: Routledge.
Bottoms, Stephen J. (2003). The Efficacy/Effeminacy Braid: Unpicking the Performance Studies/Theatre Studies Dichotomy. Theatre Topics 13, no. 2: 173-187.
Boyle, Michael Shane, Matt Cornish, and Brandon Woolf (eds.). (2019). Postdramatic Theatre and Form. London: Bloomsbury Methuen Drama.
Conquergood, Dwight. (2002). Performance Studies: Interventions and Radical Research. The Drama Review 46, no. 2: 145-156.
Pavis, Patrice. (2001). Theatre Studies and Interdisciplinarity. Theatre Research International 26, no. 2: 153-163.
Spatz, Ben. (2015). What a Body Can Do: Technique as Knowledge, Practice as Research. London and New York: Routledge.