2024
Risco e Perturbações do Desenvolvimento
Nome: Risco e Perturbações do Desenvolvimento
Cód.: PSI14121M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Educação Especial, Psicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
Esta UC procura dar aos professores, e outros profissionais do campo educativo, uma visão abrangente das perturbações do desenvolvimento, na infância e adolescência, bem como competências para abordar e identificar situações de risco para o desenvolvimento.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conhecer e saber identificar as principais perturbações do desenvolvimento
Conhecer indicadores comuns de atrasos de desenvolvimento
Identificar fatores e condições biológicas e ambientais responsáveis pelo risco
Identificar riscos de saúde, segurança e abuso no ambiente
Conhecer indicadores comuns de atrasos de desenvolvimento
Identificar fatores e condições biológicas e ambientais responsáveis pelo risco
Identificar riscos de saúde, segurança e abuso no ambiente
Conteúdos Programáticos
1. Modelos organizativos classificativos das perturbações do desenvolvimento
1.1. Caracterização diagnóstica (etiologia, síndromes e funcionalidade)
1.2. A ODIP como instrumento organizativo dos diagnósticos
2. Desenvolvimento, períodos críticos e sinais de alarme
2.1. Sinais de alarme
2.2. Observação dos sintomas funcionais e sua análise qualitativa
2.3. Observação do meio envolvente e interações criança adultos
3. Factores de risco e proteção
3.1. Fatores de risco: biológico e ambiental
3.2. Fatores de risco e implicações para o desenvolvimento
3.3. Fatores de proteção e resiliência
3.4. Vinculação entre a criança e o cuidador
4. Principais alterações do desenvolvimento
4.1 Perturbações do desenvolvimento cognitivo
4.2. Perturbações sensoriais e motoras
4.3. Perturbações do Espectro do Autismo.
4.4. Multideficiências
1.1. Caracterização diagnóstica (etiologia, síndromes e funcionalidade)
1.2. A ODIP como instrumento organizativo dos diagnósticos
2. Desenvolvimento, períodos críticos e sinais de alarme
2.1. Sinais de alarme
2.2. Observação dos sintomas funcionais e sua análise qualitativa
2.3. Observação do meio envolvente e interações criança adultos
3. Factores de risco e proteção
3.1. Fatores de risco: biológico e ambiental
3.2. Fatores de risco e implicações para o desenvolvimento
3.3. Fatores de proteção e resiliência
3.4. Vinculação entre a criança e o cuidador
4. Principais alterações do desenvolvimento
4.1 Perturbações do desenvolvimento cognitivo
4.2. Perturbações sensoriais e motoras
4.3. Perturbações do Espectro do Autismo.
4.4. Multideficiências
Métodos de Ensino
A abordagem teórica dos diferentes conteúdos será complementada com a realização e apresentação de trabalhos de revisão temática e bibliográfica, com a discussão de casos e trabalhos de grupo.
A articulação entre conteúdos informativos e conceptuais e as competências práticas e executivas (de identificação de sinais e organização de diagnósticos) leva a que se privilegie a avaliação contínua, englobando todas as tarefas, presenciais, à distância, e de trabalho autónomo. Os trabalhos realizados ou apresentados nas aulas terão um peso de 30% e haverá um trabalho individual temático com peso de 70%.
Em alternativa os alunos podem optar por uma prova final que incorporará não apenas perguntas teóricas mas também uma dimensão prática e de aplicação e cuja classificação constituirá 100% da nota final.
A articulação entre conteúdos informativos e conceptuais e as competências práticas e executivas (de identificação de sinais e organização de diagnósticos) leva a que se privilegie a avaliação contínua, englobando todas as tarefas, presenciais, à distância, e de trabalho autónomo. Os trabalhos realizados ou apresentados nas aulas terão um peso de 30% e haverá um trabalho individual temático com peso de 70%.
Em alternativa os alunos podem optar por uma prova final que incorporará não apenas perguntas teóricas mas também uma dimensão prática e de aplicação e cuja classificação constituirá 100% da nota final.
Bibliografia
American Psychiatric Association (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th Edition). Arlington, VA: American Psychiatric Pub.
Cicchetti, D. (Ed.) (2016). Developmental Psychopathology (3rd Edition). Hoboken, N.J.: Wiley.
Franco, V. (2019). Psicopatologia do desenvolvimento e percursos inclusivos: da intervenção Precoce à inclusão social. Évora: CIEP.
Franco, V. & Amaral, L. (2019). Abordagem transdisciplinar dos transtornos de desenvolvimento e da Intervenção Precoce. In E. Parlato-Oliveira e M. Szejer Ed. O Bebê e os desafios da cultura pp. 189-204.São Paulo: Instituto Langage.
Mash, E, Barkley, R. (2002) Child Psychopathology. New York: Guilford Press.
Monteiro, P. (Ed.) (2014). Psicologia e psiquiatria da infância e adolescência. Lisboa: Lidel.
Sameroff, A. J., & Fiese, B. H. (2000). Models of development and developmental risk. In C. H. Zeanah (ed.), Handbook of Infant Mental Health (pp. 319). New York: Guilford Press.
Cicchetti, D. (Ed.) (2016). Developmental Psychopathology (3rd Edition). Hoboken, N.J.: Wiley.
Franco, V. (2019). Psicopatologia do desenvolvimento e percursos inclusivos: da intervenção Precoce à inclusão social. Évora: CIEP.
Franco, V. & Amaral, L. (2019). Abordagem transdisciplinar dos transtornos de desenvolvimento e da Intervenção Precoce. In E. Parlato-Oliveira e M. Szejer Ed. O Bebê e os desafios da cultura pp. 189-204.São Paulo: Instituto Langage.
Mash, E, Barkley, R. (2002) Child Psychopathology. New York: Guilford Press.
Monteiro, P. (Ed.) (2014). Psicologia e psiquiatria da infância e adolescência. Lisboa: Lidel.
Sameroff, A. J., & Fiese, B. H. (2000). Models of development and developmental risk. In C. H. Zeanah (ed.), Handbook of Infant Mental Health (pp. 319). New York: Guilford Press.
Equipa Docente (2023/2024 )
- Vítor Daniel Ferreira Franco [responsável]