2024

Metodologias de Investigação e Projetos em Educação

Nome: Metodologias de Investigação e Projetos em Educação
Cód.: PED14126M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação, Educação Especial

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Compreender o papel da investigação na ação educativa
- Conhecer os fundamentos epistemológicos da pesquisa científica
- Desenvolver competências de investigação em educação
- Conhecer métodos e técnicas de recolha de dados de investigação em educação
- Conhecer técnicas de tratamento e análise de dados resultantes de investigação em educação
- Ser capaz de utilizar a dimensão de investigação, mobilizando saberes anteriormente referidos, associada a projetos de investigação no âmbito da educação.
- Desenvolver competências para elaborar e analisar projetos de investigação ou de intervenção na área da Eucação Especial.
- Argumentar e discutir juízos críticos sobre o seu trabalho de investigação e sobre os trabalhos de outros, incluindo as respetivas implicações éticas e sociais

Conteúdos Programáticos

1 A investigação como dimensão da profissionalidade
Relação entre saber científico e prática profissional
A investigação na sustentação da ação educativa
2 Epistemologia e metodologia de investigação
Construção do conhecimento científico
Fundamentos do conhecimento científico
Paradigmas de investigação
Abordagens de investigação
Modalidades de investigação
Ética na investigação
3 Da recolha à análise de dados na investigação educacional
Processo de recolha de dados
Construção de instrumentos de recolha de dados: observação, entrevistas, questionários
Análise de dados:
Métodos quantitativos ou estatísticos
Métodos qualitativos
4 Construção de um projeto de investigação: relação com o processo de investigação
Tema de investigação
Problema de investigação
Questões de investigação
Papel da revisão de literatura
Definição de uma metodologia de investigação
Recolha de dados
Análise de dados
5 Escrita científica e as normas APA

Métodos de Ensino

As sessões teórico-práticas são focadas nos 3 primeiros tópicos dos conteúdos, com utilização de várias estratégias de ensino: apresentação, pelo docente e estudantes, de ideias e de trabalhos de referência acompanhado de debate em grande grupo; apresentações orais, em pequenos grupos de estudantes, com base na reação crítica (RC) das metodologias de investigação de trabalhos.
As sessões de seminário são destinadas à elaboração de um projeto de investigação/intervenção, com acompanhamento da evolução dos mesmos havendo, no final do semestre, uma apresentação e discussão fundamentada em grande grupo.
A consecução dos objetivos desta UC exige um forte envolvimento dos estudantes nas atividades, sendo que esta metodologia de ensino favorece o papel do estudante na construção do seu processo de aprendizagem e da sua autonomia.
Avaliação contínua: reação crítica a artigo científico (RC); projeto de investigação (PI).Classif final: (2*RC+3*PI)/5
Avaliação final: igual à avaliação contínua.

Bibliografia

Bell, J. (1997). Como Realizar um Projecto de Investigação: um guia para a pesquisa em ciências sociais e da educação. Lisboa: Gradiva.
Cresswell, J. & Cresswell, J. (2017). Research Design. Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches (7th ed.). London: Sage.
Borralho, A., Fialho, I. & Cid, M. (2015). A Triangulação Sustentada de Dados como Condição Fundamental para a Investigação Qualitativa. Revista Lusófona de Educação, 29, 53-69.
Denzin, N. & Lincoln, Y. (Eds.) (2011). Handbook of qualitative research. London: Sage.
Flick, U. (2015). Introducing research methodology (2nd edition). Los Angeles: Sage
Stake, R. E. (2009). A Arte da Investigação com Estudos de Caso. Lisboa: F. C. Gulbenkian.
Yin, R. (2016). Qualitative research from start to finish. (2nd ed). New York: Guilford Press

Equipa Docente (2023/2024 )