2023
Tecnologias Assistivas e Inclusão
Nome: Tecnologias Assistivas e Inclusão
Cód.: PED14078M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências da Educação, Educação Especial
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
A unidade curricular de Tecnologias Assistivas e Inclusão poderá contribuir de forma decisiva para o enriquecimento do leque de conhecimentos dos estudantes no âmbito do Curso de Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Resultados de aprendizagem
Conhecimentos
1.Identificar as tendências da investigação no que diz respeito às TA, incluindo barreiras à aprendizagem e ao desenvolvimento pessoal, emocional e social de pessoas com diversos tipos de perturbações.
2.Reconhecer a importância da aplicação prática das TA no âmbito da educação inclusiva.
3.Analisar as potencialidades e limitações das TA para pessoas com diversos tipos de perturbações: auditivas, visuais, físico-motoras, comunicação, linguagem, cognitivas e dificuldades de aprendizagem.
Competências
No final da UC os estudantes são capazes de:
1.Avaliar produtos e serviços de TA para os diferentes tipos de perturbações desenhadas para melhorar a qualidade de vida.
2.Investigar práticas de educação inclusiva com recurso a TA.
3.Avaliar as necessidades de pessoas com diversos tipos de perturbações em matéria de TA, incluindo as barreiras à aprendizagem e ao seu desenvolvimento .
Conhecimentos
1.Identificar as tendências da investigação no que diz respeito às TA, incluindo barreiras à aprendizagem e ao desenvolvimento pessoal, emocional e social de pessoas com diversos tipos de perturbações.
2.Reconhecer a importância da aplicação prática das TA no âmbito da educação inclusiva.
3.Analisar as potencialidades e limitações das TA para pessoas com diversos tipos de perturbações: auditivas, visuais, físico-motoras, comunicação, linguagem, cognitivas e dificuldades de aprendizagem.
Competências
No final da UC os estudantes são capazes de:
1.Avaliar produtos e serviços de TA para os diferentes tipos de perturbações desenhadas para melhorar a qualidade de vida.
2.Investigar práticas de educação inclusiva com recurso a TA.
3.Avaliar as necessidades de pessoas com diversos tipos de perturbações em matéria de TA, incluindo as barreiras à aprendizagem e ao seu desenvolvimento .
Conteúdos Programáticos
1.Conceitos teóricos introdutórios: educação inclusiva, tecnologias assistivas, acessibilidade. Práticas inclusivas com recurso a TA: entre o potencial das TA e as limitações e barreiras ao seu uso.
2.Tecnologias Assistivas (TA) e Inclusão: o que diz a investigação.
3.Avaliação de necessidades no domínio das tecnologias assistivas e inclusão.
4.Tecnologias Assistivas para pessoas com perturbações auditivas e/ou visuais.
5.Tecnologias Assistivas para pessoas com perturbações no desenvolvimento físico e motor.
6.Tecnologias Assistivas para pessoas com perturbações no domínio da comunicação e da linguagem.
7.Tecnologias Assistivas para pessoas com perturbações no desenvolvimento cognitivo e dificuldades de aprendizagem.
2.Tecnologias Assistivas (TA) e Inclusão: o que diz a investigação.
3.Avaliação de necessidades no domínio das tecnologias assistivas e inclusão.
4.Tecnologias Assistivas para pessoas com perturbações auditivas e/ou visuais.
5.Tecnologias Assistivas para pessoas com perturbações no desenvolvimento físico e motor.
6.Tecnologias Assistivas para pessoas com perturbações no domínio da comunicação e da linguagem.
7.Tecnologias Assistivas para pessoas com perturbações no desenvolvimento cognitivo e dificuldades de aprendizagem.
Métodos de Ensino
Os métodos de ensino incluem: 1) apresentação e demonstração de tecnologias assistivas destinadas a pessoas com diversos tipos de perturbações; 2) leitura e discussão colaborativa de textos e de relatos de investigação; 3) elaboração e relato de estudos de caso; 4) apoio aos estudantes na elaboração dos estudos de caso. O método de avaliação contínua inclui a construção de um e-portfólio de aprendizagem (EP) e de um estudo de caso (EC), no domínio da educação inclusiva com recurso às TA. A classificação final 1.E-portfólio de aprendizagem (50%); 2. Estudo de caso (50%). Classificação final= EP+EC/2. A avaliação em regime de avaliação final inclui prova escrita (50%) e prática (50%).
Bibliografia
Bratan, T., Fischer, P., Maia, M., & Aschmann, V. (2020). Implementation of the UN Convention on the Rights of Persons with Disabilities: A Comparison of Four European Countries with Regards to Assistive Technologies. Societies, 10(4), 74.
Cook, A. M., & Polgar, J. M. (2014). Assistive technologies: Principles and practice. Elsevier Health Sciences.
Florian, L., & Hegarty, J. (2004). ICT and Special Educational Needs: a tool for inclusion. McGraw-Hill Education (UK).
Giroto, C. R. M., POKER, R. B., & Omote, S. (2012). As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. Marília: Cultura Acadêmica.
Scherer, M. & Muller, D. (2012) Assistive Technology Assessment Handbook. CRC Press, Taylor& Francis Group.
UNESCO (2011). ICTs in Education for people with special needs. Review of innovative practice. ONU, UNESCO, EADSEN.
Wharton, J., Codina, G., Middleton, T., & Esposito, R. (2020). Understanding Inclusion. https://nasen.org.uk/uploads/assets/4741c478-66dc-4e30-825961ed0a926848/In
Cook, A. M., & Polgar, J. M. (2014). Assistive technologies: Principles and practice. Elsevier Health Sciences.
Florian, L., & Hegarty, J. (2004). ICT and Special Educational Needs: a tool for inclusion. McGraw-Hill Education (UK).
Giroto, C. R. M., POKER, R. B., & Omote, S. (2012). As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. Marília: Cultura Acadêmica.
Scherer, M. & Muller, D. (2012) Assistive Technology Assessment Handbook. CRC Press, Taylor& Francis Group.
UNESCO (2011). ICTs in Education for people with special needs. Review of innovative practice. ONU, UNESCO, EADSEN.
Wharton, J., Codina, G., Middleton, T., & Esposito, R. (2020). Understanding Inclusion. https://nasen.org.uk/uploads/assets/4741c478-66dc-4e30-825961ed0a926848/In
Equipa Docente
- Ana Artur Marques [responsável]
- Docente a contratar