2024
Tecnologias Assistivas e Inclusão
Nome: Tecnologias Assistivas e Inclusão
Cód.: PED14078M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências da Educação, Educação Especial
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
A unidade curricular de Tecnologias Assistivas e Inclusão poderá contribuir de forma decisiva para o enriquecimento do leque de conhecimentos dos estudantes no âmbito do Curso de Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Resultados de aprendizagem
Conhecimentos
1.Identificar as tendências da investigação no que diz respeito às TA, incluindo barreiras à aprendizagem e ao desenvolvimento pessoal, emocional e social de pessoas com diversos tipos de perturbações.
2.Reconhecer a importância da aplicação prática das TA no âmbito da educação inclusiva.
3.Analisar as potencialidades e limitações das TA para pessoas com diversos tipos de perturbações: auditivas, visuais, físico-motoras, comunicação, linguagem, cognitivas e dificuldades de aprendizagem.
Competências
No final da UC os estudantes são capazes de:
1.Avaliar produtos e serviços de TA para os diferentes tipos de perturbações desenhadas para melhorar a qualidade de vida.
2.Investigar práticas de educação inclusiva com recurso a TA.
3.Avaliar as necessidades de pessoas com diversos tipos de perturbações em matéria de TA, incluindo as barreiras à aprendizagem e ao seu desenvolvimento .
Conhecimentos
1.Identificar as tendências da investigação no que diz respeito às TA, incluindo barreiras à aprendizagem e ao desenvolvimento pessoal, emocional e social de pessoas com diversos tipos de perturbações.
2.Reconhecer a importância da aplicação prática das TA no âmbito da educação inclusiva.
3.Analisar as potencialidades e limitações das TA para pessoas com diversos tipos de perturbações: auditivas, visuais, físico-motoras, comunicação, linguagem, cognitivas e dificuldades de aprendizagem.
Competências
No final da UC os estudantes são capazes de:
1.Avaliar produtos e serviços de TA para os diferentes tipos de perturbações desenhadas para melhorar a qualidade de vida.
2.Investigar práticas de educação inclusiva com recurso a TA.
3.Avaliar as necessidades de pessoas com diversos tipos de perturbações em matéria de TA, incluindo as barreiras à aprendizagem e ao seu desenvolvimento .
Conteúdos Programáticos
1.Conceitos teóricos introdutórios: educação inclusiva, tecnologias assistivas, acessibilidade. Práticas inclusivas com recurso a TA: entre o potencial das TA e as limitações e barreiras ao seu uso.
2.Tecnologias Assistivas (TA) e Inclusão: o que diz a investigação.
3.Avaliação de necessidades no domínio das tecnologias assistivas e inclusão.
4.Tecnologias Assistivas para pessoas com perturbações auditivas e/ou visuais.
5.Tecnologias Assistivas para pessoas com perturbações no desenvolvimento físico e motor.
6.Tecnologias Assistivas para pessoas com perturbações no domínio da comunicação e da linguagem.
7.Tecnologias Assistivas para pessoas com perturbações no desenvolvimento cognitivo e dificuldades de aprendizagem.
2.Tecnologias Assistivas (TA) e Inclusão: o que diz a investigação.
3.Avaliação de necessidades no domínio das tecnologias assistivas e inclusão.
4.Tecnologias Assistivas para pessoas com perturbações auditivas e/ou visuais.
5.Tecnologias Assistivas para pessoas com perturbações no desenvolvimento físico e motor.
6.Tecnologias Assistivas para pessoas com perturbações no domínio da comunicação e da linguagem.
7.Tecnologias Assistivas para pessoas com perturbações no desenvolvimento cognitivo e dificuldades de aprendizagem.
Métodos de Ensino
Com o intuito de aprofundar e dar consistência às aprendizagens individuais e ao desenvolvimento dos projetos dos estudantes, opta-se por uma abordagem socioconstrutivista com recurso a metodologias ativas que, no seu conjunto, procuram promover processos de aprendizagem dinâmicos, interativos e colaborativos. Entre outras atividades, os alunos terão oportunidade de se envolver 1) na análise crítica da investigação realizada nesta área e discussão de tópicos pertinentes; 2) na apresentação e demonstração de TA destinadas a pessoas com diversos tipos de perturbações; 3) na elaboração e relato de estudos de caso; e 4) no desenvolvimento regular de um Ambiente Pessoal de Aprendizagem (Personal Learning Environment).
Avaliação
I. Regime de Avaliação Contínua
A avaliação decorre ao longo de todo o período de aulas, com a emissão de feedback construtivo sobre as atividades a realizar em diversos momentos. Para o apuramento da classificação serão consideradas as seguintes componentes: A) Elaboração de um estudo de caso, a realizar em grupo (50% da classificação final); (B) Desenvolvimento regular de um Ambiente Pessoal de Aprendizagem (30% da classificação final); e (C) Reflexão Crítica Individual sobre as aprendizagens realizadas na UC (20% da classificação final).
II. Regime de Avaliação Final
A avaliação é baseada na elaboração de um trabalho individual escrito, com discussão oral do mesmo, a realizar no período de avaliação definido no calendário escolar. A classificação obtida no trabalho realizado terá a ponderação de 100% na nota final.
A avaliação decorre ao longo de todo o período de aulas, com a emissão de feedback construtivo sobre as atividades a realizar em diversos momentos. Para o apuramento da classificação serão consideradas as seguintes componentes: A) Elaboração de um estudo de caso, a realizar em grupo (50% da classificação final); (B) Desenvolvimento regular de um Ambiente Pessoal de Aprendizagem (30% da classificação final); e (C) Reflexão Crítica Individual sobre as aprendizagens realizadas na UC (20% da classificação final).
II. Regime de Avaliação Final
A avaliação é baseada na elaboração de um trabalho individual escrito, com discussão oral do mesmo, a realizar no período de avaliação definido no calendário escolar. A classificação obtida no trabalho realizado terá a ponderação de 100% na nota final.
Bibliografia
Bratan, T., Fischer, P., Maia, M., & Aschmann, V. (2020). Implementation of the UN Convention on the Rights of Persons with Disabilities: A Comparison of Four European Countries with Regards to Assistive Technologies. Societies, 10(4), 74.
Cook, A. M., & Polgar, J. M. (2014). Assistive technologies: Principles and practice. Elsevier Health Sciences.
Florian, L., & Hegarty, J. (2004). ICT and Special Educational Needs: a tool for inclusion. McGraw-Hill Education (UK).
Giroto, C. R. M., POKER, R. B., & Omote, S. (2012). As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. Marília: Cultura Acadêmica.
Scherer, M. & Muller, D. (2012) Assistive Technology Assessment Handbook. CRC Press, Taylor& Francis Group.
UNESCO (2011). ICTs in Education for people with special needs. Review of innovative practice. ONU, UNESCO, EADSEN.
Wharton, J., Codina, G., Middleton, T., & Esposito, R. (2020). Understanding Inclusion. https://nasen.org.uk/uploads/assets/4741c478-66dc-4e30-825961ed0a926848/In
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Equipa Docente
- Elisabete Maria Carvalho Gerardo Pires da Cruz [responsável]