2023

Seminário de Acompanhamento e Apoio à Investigação II

Nome: Seminário de Acompanhamento e Apoio à Investigação II
Cód.: PED12160M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Trata-se de uma UC destinada a partilhar, entre alunos e orientadores de dissertações/estágio, a evolução da implementação dos projetos de dissertação/interventação, discutindo procedimentos metodológicos, resultados alcançados, dificuldades ultrapassadas.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta UC pretende contribuir para a operacionalização e desenvolvimento dos projetos de dissertação/intervenção, elaborados na UC Seminário de Acompanhamento e Apoio à Investigação I. Essa operacionalização e desenvolvimento são levadas a cabo através de um acompanhamento científico e sistemático em articulação com estudantes e orientadores onde se deve evidenciar a partilha e o trabalho colaborativo. Assim, os objetivos são:
O1. Operar procedimentos de revisão sistemática de literatura de acordo com os objetos de investigação/intervenção
O2. Operar procedimentos técnicos de recolha, processamento e análise de informação empírica, adequados aos problemas científicos tratados
O3. Argumentar e discutir juízos críticos sobre o seu trabalho de investigação/intervenção e sobre os trabalhos de outros estudantes
O4. Comunicar os procedimentos e os resultados da investigação/intervenção de modo rigoroso, segundo cânones académicos

Conteúdos Programáticos

Não se contempla um programa escolar fixo, visto que se trata de um seminário de formação e discussão aberto à diversidade e aos interesses e necessidades dos projetos individuais dos mestrandos tendo em conta as linhas de trabalho nas quais os orientadores estão inseridos. Os conteúdos, em permanente atualização, organizam-se segundo os seguintes eixos:
1. Exploração de abordagens de revisão sistemática de literatura de acordo com os objetos de estudo
2. Aprofundamento de instrumentos específicos de recolha e processamento de dados e da sua adequação com a natureza dos objetos e das problemáticas de investigação/intervenção
3. Exploração de técnicas computacionais de processamento e análise dos dados quantitativos e qualitativos
4. Divulgação de resultados de investigação e de intervenção

Métodos de Ensino

Estudantes, orientadores e docentes da UC, nas sessões, reúnem-se para debater as produções, entretanto, realizadas. Pretende-se um debate reflexivo sobre a implementação dos projetos de dissertação/intervenção dos estudantes. Haverá, nas sessões, uma apresentação de cada estudante, seguida de debate, promovendo um papel ativo na construção das aprendizagens e da autonomia. A dinâmica de cada sessão tem três momentos: exposição, discussão e conclusão. A avaliação contínua centra-se na capacidade de argumentação fundamentada(CA) na apresentação do trabalho desenvolvido no âmbito da dissertação/intervenção(60%) e na qualidade científica(QCTE) do trabalho escrito (documento escrito)(40%). A avaliação é partilhada entre o responsável da UC e os orientadores do trabalho. Classif Final=(6*CA+4*QCTE)/10.
No regime de aval. final o estudante apresenta e discute (AD) (60%) um relatório da evolução do projeto de dissertação/intervenção(RPD)(doc escrito) (40%). Classificação Final=(6*AD+4*RPD)/10

Bibliografia

Bogdan, R. & Biklen, S., (1994). Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos Métodos. Porto Editora.
Borg, R. & Meredith, D. (1983). Educational Research: An Introduction (4ª Edição).Longman Inc.
Muijs, D.; Ainscow, M.; Chapman, C. & West, M. (2011). Collaboration and Networking in Education. Springer.
Kempf-Leonard, K. (2004) (ed.). Encyclopedia of Social Measurement (3 vols.). Elsevier Academic Press.
Ragin, C. (1989). The Comparative Method: Moving beyond qualitative and quantitative strategies. Princeton University Press.
Sanches, I. (2005). Compreender, Agir, Mudar, Incluir. Da Investigação-ação à Educação Inclusiva. Revista Lusófona de Educação. 5 (5), 127-142.
Stake, R. (2009). A Arte de Investigação com Estudos de Caso. (2ª Edição). Fundação Calouste Glubenkian
Yin, R. K. (2005). Case study research: design and methods. (3rd edition). Sage Publications.

Equipa Docente