2024

Fisiopatologia e Prescrição do Exercício em Populações com Sida e Cancro

Nome: Fisiopatologia e Prescrição do Exercício em Populações com Sida e Cancro
Cód.: DES10239M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos:


1. Conhecer a fisiopatologia da patologia da sida e do cancro.


2. Compreender de que forma se deve intervir no tratamento da patologia da sida e do cancro


3. Compreender as repercussões fisiológicas e as limitações específicas, que um sujeito que sofre destas patologias e as suas implicações para a prescrição do exercício


4. Prescrever exercício físico apropriado para a patologia da sida e do cancro em função das características do doente


5. Dominar protocolos de avaliação funcional e utilizar essa informação na elaboração de programas individuais de exercício


Competências:


1. Saber as principais implicações em termos fisiológicos e as limitações específicas causadas pela patologia da sida e do cancro.


2. Saber as considerações gerais e especificas que os doentes devem seguir antes de começar um programa de exercício físico para evitar riscos


3. Conseguir realizar programas de exercício físico no tratamento da patologia da sida e do cancro.


4. Conseguir acompanhar os efeitos de programas de intervenção ao nível de variáveis fisiológicas, assim como saber avaliar a qualidade de vida dos doentes


5. Adquirir a capacidade de comunicar ideias e conhecimentos científicos, sob forma oral e escrita, organizadas de modo coerente e lógico sobre assuntos do âmbito desta unidade

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à fisiologia em sujeitos com sida e cancro.


1.1. Introdução conceptual e classificações


1.2. Fisiopatología, fases de tratamento e principais implicações na condição física


1.3. Indicações e contra-indicações do exercício


2. Prescrição de exercício físico em pessoas com Sida ou cancro


2.1. Breve resumo epidemiológico, factores determinantes


2.2. Exercício físico e modelos de saúde


2.3. Controlo de os programas de exercício. 

Métodos de Ensino

A unidade organiza-se em aulas teóricas, práticas laboratoriais e tutoriais conforme regulamento escolar da Universidade de Évora. As aulas teóricas são plenárias e assentam no método científico, valorizando a pesquisa de informação, a interpretação de resultados experimentais e uma atitude crítica e de rigor científico nos alunos.


Nas aulas laboratoriais, os alunos devem participar ativamente na preparação e execução de trabalhos, na discussão em grupo dos seus resultados e na elaboração de relatórios individuais de trabalho. Estas aulas serão também uma oportunidade para os alunos aperfeiçoarem a sua capacidade de prescrever exercício.


 

Avaliação

A avaliação inclui questões/atividades colocadas nas aulas, bem como a organização e apresentação pelos alunos de artigos científicos relevantes e sua discussão com o docente. A avaliação escrita será efectuada através de frequência ou exame final.


Para além do trabalho presencial, haverá um investimento no trabalho à distância essencialmente através de recursos disponibilizados no Moodle (lições, textos diversos, apresentações PowerPoint, páginas de Internet, etc) e b-on. O trabalho dos alunos será orientado por objectivos específicos a atingir nos diferentes conteúdos

Bibliografia

Heyward, Vivian H. (2002). Advanced fitness assessment and exercise prescription. 4th ed. Champaign: Human Kinetics.


Thompson, Gordon & Pescatello, ACSM’s Guidelines for Exercise Testing and Prescription, 8th Edition, American College of Sports Medicine, Philadelphia – USA, 2009.

Equipa Docente (2023/2024 )