Fisiopatologia e Prescrição do Exercício em Populações com Sida e Cancro
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos:
1. Conhecer a fisiopatologia da patologia da sida e do cancro.
2. Compreender de que forma se deve intervir no tratamento da patologia da sida e do cancro
3. Compreender as repercussões fisiológicas e as limitações específicas, que um sujeito que sofre destas patologias e as suas implicações para a prescrição do exercício
4. Prescrever exercício físico apropriado para a patologia da sida e do cancro em função das características do doente
5. Dominar protocolos de avaliação funcional e utilizar essa informação na elaboração de programas individuais de exercício
Competências:
1. Saber as principais implicações em termos fisiológicos e as limitações específicas causadas pela patologia da sida e do cancro.
2. Saber as considerações gerais e especificas que os doentes devem seguir antes de começar um programa de exercício físico para evitar riscos
3. Conseguir realizar programas de exercício físico no tratamento da patologia da sida e do cancro.
4. Conseguir acompanhar os efeitos de programas de intervenção ao nível de variáveis fisiológicas, assim como saber avaliar a qualidade de vida dos doentes
5. Adquirir a capacidade de comunicar ideias e conhecimentos científicos, sob forma oral e escrita, organizadas de modo coerente e lógico sobre assuntos do âmbito desta unidade
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à fisiologia em sujeitos com sida e cancro.
1.1. Introdução conceptual e classificações
1.2. Fisiopatología, fases de tratamento e principais implicações na condição física
1.3. Indicações e contra-indicações do exercício
2. Prescrição de exercício físico em pessoas com Sida ou cancro
2.1. Breve resumo epidemiológico, factores determinantes
2.2. Exercício físico e modelos de saúde
2.3. Controlo de os programas de exercício.
Métodos de Ensino
A unidade organiza-se em aulas teóricas, práticas laboratoriais e tutoriais conforme regulamento escolar da Universidade de Évora. As aulas teóricas são plenárias e assentam no método científico, valorizando a pesquisa de informação, a interpretação de resultados experimentais e uma atitude crítica e de rigor científico nos alunos.
Nas aulas laboratoriais, os alunos devem participar ativamente na preparação e execução de trabalhos, na discussão em grupo dos seus resultados e na elaboração de relatórios individuais de trabalho. Estas aulas serão também uma oportunidade para os alunos aperfeiçoarem a sua capacidade de prescrever exercício.
Avaliação
A avaliação inclui questões/atividades colocadas nas aulas, bem como a organização e apresentação pelos alunos de artigos científicos relevantes e sua discussão com o docente. A avaliação escrita será efectuada através de frequência ou exame final.
Para além do trabalho presencial, haverá um investimento no trabalho à distância essencialmente através de recursos disponibilizados no Moodle (lições, textos diversos, apresentações PowerPoint, páginas de Internet, etc) e b-on. O trabalho dos alunos será orientado por objectivos específicos a atingir nos diferentes conteúdos
Bibliografia
Heyward, Vivian H. (2002). Advanced fitness assessment and exercise prescription. 4th ed. Champaign: Human Kinetics.
Thompson, Gordon & Pescatello, ACSM’s Guidelines for Exercise Testing and Prescription, 8th Edition, American College of Sports Medicine, Philadelphia – USA, 2009.