Fisiopatologia e Prescrição do Exercício em Populações com Patologias Metabólicas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1 Conhecer a fisiopatologia das principais patologias metabólicas
2 Compreender de que forma se deve intervir tanto na prevenção como no tratamento das patologias metabólicas
3 Compreender as considerações gerais e especificas dos doentes antes de iniciar a prescrição de exercício
4 Prescrever exercício físico apropriado para o tipo de doença metabólica em função das características do doente
5 Dominar instrumentos de controlo dos programas de exercício físico, assim como instrumentos de avaliação da qualidade de vida dos doentes
Competências:
1 Saber as principais implicações em termos fisiológicos e as limitações específicas causadas pelas patologias metabólicas.
2 Saber as considerações gerais e especificas que os doentes devem seguir antes de começar um programa de exercício físico para evitar riscos
3 Conseguir realizar programas de exercício físico na prevenção e tratamento das patologias metabólicas.
4 Conseguir acompanhar os efeitos de programas de intervenção ao nível de variáveis fisiológicas, assim como saber avaliar a qualidade de vida dos doentes
5 Adquirir a capacidade de comunicar ideias e conhecimentos científicos, sob forma oral e escrita, organizadas de modo coerente e lógico sobre assuntos do âmbito desta unidade.
Conteúdos Programáticos
1 Introdução à fisiologia em sujeitos com alterações metabólicas
2 Principais doenças metabólicas:
2.1 História e origem
2.2 Prevalência
2.3 Classificação
2.4 Complicações a longo prazo
2.5 Critérios de diagnóstico
2.6 Tratamento:
2.6.1 Alimentação
2.6.1 Exercício físico:
2.6.1.1 Efeitos gerais
2.6.1.2 Efeitos de uma sessão
2.6.1.3 Considerações gerais
2.6.1.4 Considerações antes de iniciar
2.6.1.5 Prescrição e controlo de exercício físico:
2.6.1.5.1 Tipo de exercício
2.6.1.5.2 Intensidade
2.6.1.5.3 Frequência
2.6.1.5.4 Duração
2.6.1.5.5 Controlo dos programas de exercício físico
3 Instrumentos de avaliação da qualidade de vida dos doentes com patologias metabólicas (específicos e genéricos):
3.1 Versão portuguesa do questionário “Audit of Diabetes Dependent Quality of life” (ADDQoL)
3.2 Versão portuguesa do questionário “Short Form 36 Health Survey” (SF-36)
Métodos de Ensino
A unidade organiza-se em aulas teóricas, práticas laboratoriais e tutoriais conforme regulamento escolar da Universidade de Évora. As aulas teóricas são plenárias e assentam no método científico, valorizando a pesquisa de informação, a interpretação de resultados experimentais e uma atitude crítica e de rigor científico nos alunos.
Nas aulas laboratoriais, os alunos devem participar ativamente na preparação e execução de trabalhos, na discussão em grupo dos seus resultados e na elaboração de relatórios individuais de trabalho. Estas aulas serão também uma oportunidade para os alunos aperfeiçoarem a sua capacidade de prescrever exercício.
A avaliação inclui questões/actividades colocadas nas aulas, bem como a organização e apresentação pelos alunos de artigos científicos relevantes e sua discussão com o docente. A avaliação escrita será efectuada através de frequência ou exame final.
Para além do trabalho presencial, haverá um investimento no trabalho à distância essencialmente através de recursos disponibilizados no Moodle (lições, textos diversos, apresentações PowerPoint, páginas de Internet, etc) e b-on. O trabalho dos alunos será orientado por objectivos específicos a atingir nos diferentes conteúdos programáticos. As competências mais práticas serão adquiridas presencialmente.
Avaliação
A avaliação inclui questões/actividades colocadas nas aulas, bem como a organização e apresentação pelos alunos de artigos científicos relevantes e sua discussão com o docente. A avaliação escrita será efectuada através de frequência ou exame final.
Para além do trabalho presencial, haverá um investimento no trabalho à distância essencialmente através de recursos disponibilizados no Moodle (lições, textos diversos, apresentações PowerPoint, páginas de Internet, etc) e b-on. O trabalho dos alunos será orientado por objectivos específicos a atingir nos diferentes conteúdos programáticos. As competências mais práticas serão adquiridas presencialmente.
Bibliografia
Thompson, Gordon & Pescatello, ACSM’s Guidelines for Exercise Testing and Prescription, 8th Edition, American College of Sports Medicine, Philadelphia – USA, 2009.
Ciconelli RM, Ferraz MB, Santos W, Meinão I, Qua- resma MR. Tradução para a língua portuguesa e validação do questionário genérico de avaliação de qualidade de vida SF-36 (Brasil SF-36). Rev Bras Reumatol 1999; 39:143-50.
Costa FA, Guerreiro JP, Duggan C. Um exame à Qualidade de Vida dependente da Diabetes (ADDQoL) em Portugal: avaliação da validade e fiabilidade. Pharmacy Practice 2006; 4(3): 123-128.
Equipa Docente (2024/2025 )
- Pablo Tomás Carús [responsável]