2025
Fisiopatologia e Prescrição do Exercício em Populações com Patologias Respiratórias
Nome: Fisiopatologia e Prescrição do Exercício em Populações com Patologias Respiratórias
Cód.: DES10237M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Motricidade Humana
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- conhecer as principais implicações em termos fisiológicos das patol. respiratórias.
- identificar as principais componentes da Apt. F. funcional e perceber a sua importância na melhoria da qual. de vida destes pacientes
- compreender as repercussões fisiológicas e as limitações específicas, que um sujeito que sofre desta patol. e as suas implicações para a prescrição do exerc.
- aplicar protocolos de aval. funcional e utilizar essa informação na elaboração de prog. individuais de exerc.
- conseguir acompanhar os efeitos de prog.de intervenção ao nível de variáveis fisiológicas, mas também perceptivo-cognitivas.
- Pretende-se que os alunos possam ter em conta as implicações que a aplicação dos diferentes tipos de prog. poderá vir a evidenciar nos diferentes componentes da Apt. F. dos pacientes com patol. respiratórias.
- Que adquirem capacidade de comunicar ideias e conhecimentos científicos, sob forma oral e escrita, organizadas de modo coerente e lógico sobre assuntos do âmbito desta UC
- identificar as principais componentes da Apt. F. funcional e perceber a sua importância na melhoria da qual. de vida destes pacientes
- compreender as repercussões fisiológicas e as limitações específicas, que um sujeito que sofre desta patol. e as suas implicações para a prescrição do exerc.
- aplicar protocolos de aval. funcional e utilizar essa informação na elaboração de prog. individuais de exerc.
- conseguir acompanhar os efeitos de prog.de intervenção ao nível de variáveis fisiológicas, mas também perceptivo-cognitivas.
- Pretende-se que os alunos possam ter em conta as implicações que a aplicação dos diferentes tipos de prog. poderá vir a evidenciar nos diferentes componentes da Apt. F. dos pacientes com patol. respiratórias.
- Que adquirem capacidade de comunicar ideias e conhecimentos científicos, sob forma oral e escrita, organizadas de modo coerente e lógico sobre assuntos do âmbito desta UC
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à fisiologia em sujeitos com alterações respiratórias
1.1. Introdução conceptual e classificações
1.2. Fisiopatología, fases de tratamento e principais implicações na condição física
1.3. Indicações e contra-indicações do exercício
2. Prescrição de exercício físico em pessoas com alterações respiratórias
2.1. Breve resumo epidemiológico, factores determinantes e tipos de prevenção (primária, secundária e terciária)
2.2. Exercício físico, tipos de prevenção e modelos de saúde
2.3. Implicações específicas laborais
1.1. Introdução conceptual e classificações
1.2. Fisiopatología, fases de tratamento e principais implicações na condição física
1.3. Indicações e contra-indicações do exercício
2. Prescrição de exercício físico em pessoas com alterações respiratórias
2.1. Breve resumo epidemiológico, factores determinantes e tipos de prevenção (primária, secundária e terciária)
2.2. Exercício físico, tipos de prevenção e modelos de saúde
2.3. Implicações específicas laborais
Métodos de Ensino
A UC organiza-se em aulas T, aulas P e tutoriais conforme regulamento escolar da UE.
As aulas T são plenárias e assentam no método científico, valorizando a pesquisa de informação, a interpretação de result. experimentais e uma atitude crítica e de rigor científico nos alunos.
Nas aulas P, os alunos devem: participar activamente na preparação e execução do trabalhos, na discussão dos resultados em grupo e elaborar o relatório do trabalho individual. Serão aproveitadas estas igualmente para os alunos desenvolverem competências no âmbito da prescrição do exerc. em situação real.
A avaliação inclui: questões colocadas nas aulas organização e apresentação pelos alunos de artigos científicos relevantes e discussão com o docente. Os alunos poderão optar por uma avaliação através da apresentação de um trabalho, ou avaliação escrita através de uma frequência ou exame final.
Trabalho à distância: Introdução dos conceitos teóricos fundamentais através de recursos disponibilizados, no Moodle.
As aulas T são plenárias e assentam no método científico, valorizando a pesquisa de informação, a interpretação de result. experimentais e uma atitude crítica e de rigor científico nos alunos.
Nas aulas P, os alunos devem: participar activamente na preparação e execução do trabalhos, na discussão dos resultados em grupo e elaborar o relatório do trabalho individual. Serão aproveitadas estas igualmente para os alunos desenvolverem competências no âmbito da prescrição do exerc. em situação real.
A avaliação inclui: questões colocadas nas aulas organização e apresentação pelos alunos de artigos científicos relevantes e discussão com o docente. Os alunos poderão optar por uma avaliação através da apresentação de um trabalho, ou avaliação escrita através de uma frequência ou exame final.
Trabalho à distância: Introdução dos conceitos teóricos fundamentais através de recursos disponibilizados, no Moodle.
Bibliografia
Durstine J. & Moore G. (2003) ACSM`s exercise management for persons with chronic diseases and disabilities. Champaign, Illinois, USA: Human Kinetics
Jones, C. & Rose, D. (2005). Physical activity instruction of older adults. Champaign, Illinois, USA: Human Kinetics.
Rikli, R. & Jones, J. (2001). Senior Fitness Test Manual. Champaign, Illinois, USA: Human Kinetics.
Wildmaier, E., Raff, H. & Stang K. (2008), Vander`s Human Physiology. 11 th Edition, McGraw-Hill. New York.
Thompson, Gordon & Pescatello, ACSM's Guidelines for Exercise Testing and Prescription, 8th Edition, American College of Sports Medicine, Philadelphia - USA, 2009.
Seeley, R. , Stephens, T. , Tate, P. (2008) Anatthomy and physiology. 8 th Edition, McGraw-Hil
Wilmore, J.H. & Costill, D.L. (2001). Fisiologia do esporte e do exercício. 2ª edição. Manole. Tamboré Barueri. Brasil.l
Kraemer, W. et al. (2002). Progression Models in Resistance Training for Healthy Adults
Jones, C. & Rose, D. (2005). Physical activity instruction of older adults. Champaign, Illinois, USA: Human Kinetics.
Rikli, R. & Jones, J. (2001). Senior Fitness Test Manual. Champaign, Illinois, USA: Human Kinetics.
Wildmaier, E., Raff, H. & Stang K. (2008), Vander`s Human Physiology. 11 th Edition, McGraw-Hill. New York.
Thompson, Gordon & Pescatello, ACSM's Guidelines for Exercise Testing and Prescription, 8th Edition, American College of Sports Medicine, Philadelphia - USA, 2009.
Seeley, R. , Stephens, T. , Tate, P. (2008) Anatthomy and physiology. 8 th Edition, McGraw-Hil
Wilmore, J.H. & Costill, D.L. (2001). Fisiologia do esporte e do exercício. 2ª edição. Manole. Tamboré Barueri. Brasil.l
Kraemer, W. et al. (2002). Progression Models in Resistance Training for Healthy Adults
Equipa Docente (2024/2025 )
- Maria Dolores Apolo Arenas
- Pablo Tomás Carús [responsável]