2025
Mercado Laboral e Aspectos Legais no Âmbito da Actividade Física e Saúde
Nome: Mercado Laboral e Aspectos Legais no Âmbito da Actividade Física e Saúde
Cód.: DES10226M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Ciências Jurídicas
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Pretende-se que os alunos:
- Conheçam as principais competências dos diversos profissionais que exercem actividade no âmbito da prescrição do exercício físico.
- Compreendam os mecanismos que estão por detrás das diversas possibilidades que o mercado de trabalho oferece nesta área.
- Conheçam o panorama do mercado laboral e dos aspectos legais que enquadram a prática de actividade física no nosso país.
- Consigam recolher e interpretar de forma crítica informação científica relevante sobre os temas tratados;
- Adquiram capacidade de comunicar ideias e conhecimentos científicos, sob forma oral e escrita, organizadas de modo coerente e lógico sobre assuntos do âmbito desta Unidade.
- Conheçam as principais competências dos diversos profissionais que exercem actividade no âmbito da prescrição do exercício físico.
- Compreendam os mecanismos que estão por detrás das diversas possibilidades que o mercado de trabalho oferece nesta área.
- Conheçam o panorama do mercado laboral e dos aspectos legais que enquadram a prática de actividade física no nosso país.
- Consigam recolher e interpretar de forma crítica informação científica relevante sobre os temas tratados;
- Adquiram capacidade de comunicar ideias e conhecimentos científicos, sob forma oral e escrita, organizadas de modo coerente e lógico sobre assuntos do âmbito desta Unidade.
Conteúdos Programáticos
1. Aspectos legais da saúde no desporto
1.1. Internacional, Europa, España e Portugal.
1.2. Competências gerais e interdisciplinaridade
1.3. Declarações de consentimento
2. Modelos de saúde no desporto: competências específicas, interdisciplinaridade e implicações laborais
2.1 Modelo clássico: público e privado
2.2. Modelo de saúde pública: pública e privada
2.3. Modelo comunitário: pública e privada
2.4. Ócio desportivo e saúde: público e privado
1.1. Internacional, Europa, España e Portugal.
1.2. Competências gerais e interdisciplinaridade
1.3. Declarações de consentimento
2. Modelos de saúde no desporto: competências específicas, interdisciplinaridade e implicações laborais
2.1 Modelo clássico: público e privado
2.2. Modelo de saúde pública: pública e privada
2.3. Modelo comunitário: pública e privada
2.4. Ócio desportivo e saúde: público e privado
Métodos de Ensino
A unidade organiza-se em aulas teóricas e tutoriais conforme regulamento escolar da Universidade de Évora.As aulas teóricas são plenárias e assentam no método científico, valorizando a pesquisa de informação, a interpretação de resultados experimentais e uma atitude crítica e de rigor científico nos alunos.
A avaliação inclui questões colocadas nas aulas e a organização e apresentação pelos alunos de artigos científicos relevantes e discussão com o docente. Os alunos poderão optar por uma avaliação através da apresentação de um trabalho, ou avaliação escrita, através de uma frequência ou exame final.
Para além do trabalho presencial, haverá um investimento no trabalho à distância essencialmente através de recursos disponibilizados no Moodle (lições, textos diversos, apresentações PowerPoint, páginas de Internet, etc). O trabalho dos alunos será orientado por objectivos específicos a atingir nos diferentes conteúdos programáticos.
A avaliação inclui questões colocadas nas aulas e a organização e apresentação pelos alunos de artigos científicos relevantes e discussão com o docente. Os alunos poderão optar por uma avaliação através da apresentação de um trabalho, ou avaliação escrita, através de uma frequência ou exame final.
Para além do trabalho presencial, haverá um investimento no trabalho à distância essencialmente através de recursos disponibilizados no Moodle (lições, textos diversos, apresentações PowerPoint, páginas de Internet, etc). O trabalho dos alunos será orientado por objectivos específicos a atingir nos diferentes conteúdos programáticos.
Bibliografia
Blair, T. (2001). O modelo de desenvolvimento desportivo de Reino Unido. Edição da Confederação do Desporto de Portugal.
Gardiner, S. (2006). Sports Law. Cavendish: Routledge
Hofling, M. (2001). Estado e políticas (públicas sociais). Cadernos cedes 21(55), 30-41.
Justo, C. (2000). O Estado das Coisas de Estado. Políticas de saúde em Portugal. Porto: Campo das Letras.
Gardiner, S. (2006). Sports Law. Cavendish: Routledge
Hofling, M. (2001). Estado e políticas (públicas sociais). Cadernos cedes 21(55), 30-41.
Justo, C. (2000). O Estado das Coisas de Estado. Políticas de saúde em Portugal. Porto: Campo das Letras.
Equipa Docente (2024/2025 )
- Mário Rui Coelho Teixeira [responsável]