2024

Suplementos e Doping

Nome: Suplementos e Doping
Cód.: DES10223M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos:
- Conheçam os principais efeitos do doping assim como dos suplementos, na óptica do exercício físico.
- Compreendam os mecanismos que estão por detrás das diversas adaptações fisiológicas que o consumo de substâncias dopantes e os diversos tipos de suplementos poderão originar.
- Considerem as implicações que essas mesmas adaptações poderão influenciar na prescrição de exercício.
- Que consigam recolher e interpretar de forma crítica informação científica relevante sobre os temas tratados;
- Adquiram capacidade de comunicar ideias e conhecimentos científicos, sob forma oral e escrita, organizadas de modo coerente e lógico sobre assuntos do âmbito desta Unidade.

Conteúdos Programáticos

1. Suplementos alimentares
2. Fosfocreatina, creatina, proteínas, L-Carnitina, etc.
3. O doping
3.1. Definição
3.2. Tipos de substâncias utilizadas e seus efeitos
3.3. Doping como problema ético ou biológico?

Métodos de Ensino

A unidade organiza-se em aulas teóricas e tutoriais conforme regulamento escolar da Universidade de Évora.As aulas teóricas são plenárias e assentam no método científico, valorizando a pesquisa de informação, a interpretação de resultados experimentais e uma atitude crítica e de rigor científico nos alunos.

A avaliação inclui questões colocadas nas aulas e a organização e apresentação pelos alunos de artigos científicos relevantes e discussão com o docente. Os alunos poderão optar por uma avaliação através da apresentação de um trabalho, ou avaliação escrita, através de uma frequência ou exame final.

Para além do trabalho presencial, haverá um investimento no trabalho à distância essencialmente através de recursos disponibilizados no Moodle (lições, textos diversos, apresentações PowerPoint, páginas de Internet, etc). O trabalho dos alunos será orientado por objectivos específicos a atingir nos diferentes conteúdos programáticos.

Bibliografia

ASHP. ASHP statement on the use of dietary supplements. Am J of Health Systems Pharmacists 2004;16:1707-1711.

Baume N, Mahler N, Kamber M, Mangin P, Saugy M. Research of stimulants and anabolic steroids in dietary supplements. Scand J Med Sci Sports. 2006 Feb;16(1):41-8.

Benzi G, Ceci A. Creatine as nutritional supplementation and medicinal product. J Sports Med Phys Fitness. 2001 Mar;41(1):1-10.

Earnest CP, Morss GM, Wyatt F, Jordan AN, Colson S, Church TS, Fitzgerald Y, Autrey L, Jurca R, Lucia A. Effects of a commercial herbal-based formula on exercise performance in cyclists. Med Sci Sports Exerc. 2004 Mar;36(3):504-9.

Gary A. Thibodeau, Kevin T. Patton. Anatomía y fisiología. 2ª Edición. Mosby-Doyma Libros, S.A. 1995. Barcelona.

Geyer H, Parr MK, Mareck U, Reinhart Y, Schrader Y, Schrader W. Analysis of non-hormonal nutritional supplements for anabolic-androgenic steroids – results of an international study. Int J Sports Med. 2004 Feb;25 (2):124-9.

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