Nutrição
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1 Conhecer as diretrizes alimentares para a promoção da saúde
2 Conhecer os processos do metabolismo associado à nutrição e exercício
3 Conhecer o padrão alimentar antes, durante e após o exercício/treino
4 Conhecer as diferentes estratégias de gestão do peso
Competências:
1 Desenvolver competências no que respeita ao conhecimento da nutrição adequada para a promoção da saúde com diferentes populações
2 Desenvolver competências para aplicar patrões alimentares corretos antes, durante e após da prática de exercício físico
3 Utilizar métodos de avaliação da ingestão alimentar e do estado nutricional com o fim de detectar hábitos alimentares erróneos e modificar comportamentos para a gestão do peso.
Conteúdos Programáticos
1 História das diretrizes alimentares
2 Aspetos práticos para a consulta de informações sobre o conteúdo nutricional dos alimentos
2.1 Rótulos
2.2 Sites práticos e úteis no conhecimento da composição dos alimentos e as suas características relativas à saúde e ao rendimento
3 Metabolismo geral/ substratos energéticos
3.1 Metabolismo específico no exercício
4 Interações hormonais: respostas endócrinas a diferentes tipos de alimentação e a diferentes tipos de exercício.
5 Alimentações específicas antes, durante e após o exercício/treino/competição
6 Regulação energética para controlo ou perda de peso:
6.1 Balanço energético
6.2 Relação alimentação com a prática de exercício
6.3 Visão integrada de gestão de peso
Métodos de Ensino
É adoptada uma metodologia de transmissão de informação prioritariamente expositiva mas que privilegiará a discussão em grupo e a interação entre os alunos e o docente, com recurso a elementos e estratégias de ensino de natureza teórica e prática laboratorial, nomeadamente a realização de tarefas práticas durante o decorrer das sessões lectivas e utilização de programas computorizados disponibilizados. Será valorizada a sólida aquisição dos conceitos básicos nas áreas temáticas a leccionar e a integração destes conceitos e saberes específicos associados com as experiências e expectativas profissionais e pessoais do estudante
As aulas teóricas são plenárias e assentam no método científico, valorizando a pesquisa de informação, a interpretação de resultados experimentais e uma atitude crítica e de rigor científico nos alunos.
Nas aulas laboratoriais, os alunos devem participar ativamente na preparação e execução de trabalhos, na discussão em grupo dos seus resultados e na elaboração de relatórios individuais de trabalho. Estas aulas serão também uma oportunidade para os alunos aperfeiçoarem a sua capacidade de prescrever exercício.
A avaliação inclui questões/atividades colocadas nas aulas, bem como a organização e apresentação pelos alunos de artigos científicos relevantes e sua discussão com o docente. A avaliação escrita será efectuada através exame.
Para além do trabalho presencial, haverá um investimento no trabalho à distância essencialmente através de recursos disponibilizados no Moodle (lições, textos diversos, apresentações PowerPoint, páginas de Internet, etc) e b-on. O trabalho dos alunos será orientado por objectivos específicos a atingir nos diferentes conteúdos programáticos.
Avaliação
A avaliação inclui questões/atividades colocadas nas aulas, bem como a organização e apresentação pelos alunos de artigos científicos relevantes e sua discussão com o docente. A avaliação escrita será efectuada através exame.
Para além do trabalho presencial, haverá um investimento no trabalho à distância essencialmente através de recursos disponibilizados no Moodle (lições, textos diversos, apresentações PowerPoint, páginas de Internet, etc) e b-on. O trabalho dos alunos será orientado por objectivos específicos a atingir nos diferentes conteúdos programáticos.
Bibliografia
Pedro Teixeira, Luís Bettencourt Sardinha e J.L. Themudo Barata. 2008. Nutrição, Exercício e Saúde. LIDEL.
Louise Burke and Vicki Deakin. 2009. Clinical Sports Nutrition. McGraw-Hill.
Equipa Docente (2024/2025 )
- Guillermo Olcina Camacho
- Pablo Tomás Carús [responsável]