2024

Metodologia da Investigação e Análise de Dados Aplicados às Ciências da Saúde

Nome: Metodologia da Investigação e Análise de Dados Aplicados às Ciências da Saúde
Cód.: DES10221M
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Dotar os alunos com conhecimentos e competências que lhes permita autonomamente conceber e desenvolver investigações nas áreas da biomédica e da atividade física, bem como elaborar documentos científicos como sejam artigos ou monografias. Após a realização da Unidade Curricular, o aluno deverá ter solidificado conhecimentos e competências que lhe permitam efetuar com êxito a monografia de curso do mestrado.


Objetivos:



  • Conhecer os princípios do método científico.

  • Conhecer os princípios éticos inerentes à realização da investigação, particularmente os princípios da declaração de Helsinque

  • Conhecer os diferentes tipos de investigação na área da biomédica e da atividade física.

  • Distinguir os diversos desenhos de estudos.

  • Conhecer os princípios para a elaboração de um projeto de investigação.

  • Perceber a necessidade e o objetivo da revisão literatura implicada no desenvolvimento de uma investigação

  • Perceber as metodologias inerentes ao recrutamento de amostras para a realização de estudos e as limitações inerentes.

  • Conhecer e dominar a utilização de instrumentos de investigação nas áreas da biomédica e da atividade física.

  • Conhecer os procedimentos para a construção de bases de dados.

  • Conhecer e dominar a utilização das diferentes técnicas de análise estatística de dados para criar novo conhecimento numa investigação científica.

  • Perceber a necessidade e a finalidade da discussão dos resultados obtidos no desenvolvimento de uma investigação científica, bem como da conclusão. Dominar os princípios inerentes à sua realização.

  • Conhecer as regras e formas de elaboração de documentos científicos: monografias e artigos.


 


Competências a desenvolver:


No final da Unidade Curricular os alunos devem



  • Ter a capacidade de elaborar um projeto de investigação.

  • Realizar com uma correta metodologia, uma pequena investigação científica, desde a sua conceção, passando pelo recrutamento de amostra, aplicando um ou mais instrumentos de avaliação, criando uma base de dados, realizando a análise estatística dos dados, e fazendo a interpretação dos resultados para a elaboração da discussão e das principais conclusões, com destaque ao conhecimento criado.

  • Elaborar um documento científico sobre a investigação efetuada, em formato de artigo ou monografia.

Conteúdos Programáticos

Grandes questões associadas à investigação científica:


Estudos qualitativos e quantitativos.


Princípios do método científico:


Metodologia indutiva


Metodologia dedutiva


Metodologia Experimental


Princípios éticos inerentes à realização da investigação; os princípios da declaração de Helsinque


Tipos de investigação na área da biomédica e da atividade física.
Os principais desenhos de estudo na área da biomédica e da atividade física.
Etapas inerentes à realização de uma investigação: a elaboração do projeto de investigação; a concretização do projeto.
Conteúdos específicos


Populações e amostras


Instrumentos de investigação utilizados nas áreas da biomédica e da atividade física. A importância da utilização de instrumentos validados e da obediência rigorosa dos protocolos de avaliação.


Criação de bases de dados.


Análise estatística de dados e sua interpretação.


Redação de documentos científicos. Principais normas referentes ao conteúdo e ao formato na redação de documentos científicos. Particularidades inerentes ao formato de artigo e ao formato de monografia.

Métodos de Ensino

A unidade organiza-se em aulas teóricas, aulas práticas e tutoriais conforme regulamento escolar da U.Évora. As aulas teóricas são plenárias e assentam no método científico, valorizando a pesquisa de informação, a interpretação de resultados de experimentos e uma atitude crítica e de rigor científico nos alunos.


Apesar da importância do regime presencial, também será relevante o trabalho à distância através da plataforma moodle (lições, textos diversos, apresentações PowerPoint, páginas de Internet, etc.).Em todas as aulas, haverá um reforço do conhecimento mediante a introdução na plataforma, de artigos científicos que permitam consolidar os conhecimentos dos alunos. Um dos principais objetivos da plataforma moodle é a de estimular a interação entre participantes.


O trabalho dos alunos será orientado por objetivos específicos a atingir nos diferentes conteúdos programáticos. Em função destes objetivos, serão utilizados diferentes métodos e estilos de ensino, com organização de trabalho individual e de grupo, privilegiando um método de ensino de descoberta e de construção de conhecimento divergente e ajustado às necessidades e interesses de cada aluno. É efetuado um trabalho presencial, em que são desenvolvidas as competências práticas e com aplicabilidade na vida profissional. É efetuado também um trabalho não presencial em que o aluno realiza actividades e tarefas, propostas e orientadas pelo professor, com sua posterior apresentação e discussão.


As aulas práticas laboratoriais tratam dos fundamentos dos métodos e procedimentos de investigaçãp, bem como de resolver problemas. Serão aproveitadas estas aulas práticas para a aplicação dos diferentes testes e baterias de avaliação em situação real, bem como para realizar a análise e tratamento dos dados recolhidos. Nas aulas laboratoriais, os alunos devem participar activamente na preparação e execução dos trabalhos, na discussão dos resultados e elaborar um trabalho individual e um trabalho de grupo.


 

Avaliação

O processo de avaliação da UC será preferencialmente realizada por um processo de avaliação continua ou, não sendo possível, pela realização de avaliação final.


O PROCESSO DE AVALIAÇÃO


Pretende-se que o processo de avaliação tenha uma função formativa e não seja apenas uma forma de mensuração do aluno. Em acordo, a avaliação é feita através da realização de trabalhos escritos de aplicação dos conhecimentos e das competências estipuladas para a disciplina.


Avaliação contínua


Para avaliação contínua cada aluno terá de realize dois trabalhos - individuais ou em grupo. A classificação nesta modalidade de avaliação será obtida pela média ponderada dos dois trabalhos, sendo que a classificação de cada trabalho terá de ser positiva (igual ou superior a 10).


Exame final


Serão admitidos a exame final os alunos que desistirem da avaliação contínua. Esta decisão deve ser comunicada ao docente responsável pela disciplina até 15 dias antes da data de realização do exame.


O exame final consistirá na realização de uma prova teórico-prática com consulta incidindo sobre os conteúdos da disciplina.


Exame de recurso


Serão admitidos a exame de recurso os alunos que obtiverem nota inferior a 10 valores no processo de avaliação continua ou, em alternativa, no exame final


O exame de recurso consistirá na realização de uma prova teórico-prática com consulta incidindo sobre os conteúdos da disciplina.


 


Todas as alterações à forma inicial de avaliação estipulada neste programa deverão ser transcritas para o sumário da aula em que tal ocorra, o qual deverá ser assinado pela totalidade dos alunos presentes.


 


AVALIAÇÃO DO TRABALHADOR-ESTUDANTE


Cada aluno com o Estatuto de Trabalhador-Estudante terá de realizar todas as tarefas previstas para a avaliação da disciplina

Bibliografia

American Psychological Association (2010) Publication Manual of the American Psychological Association, 6th ed. Washington


Maroco, J. (2007). Análise Estatística com Utilização do SPSS, 3ª ed., Lisboa, Edições Sílabo.


Hall, G. (2009) How to Write a Paper, 3rd ed., Oxford, BLJ Books


Thomas, J. Silverman, S. Nelson, J. (2010) Research Methods In Physical Activity, 6th ed., Champaign, Human Kinetics.


Stergious, N. (2004) Innovative Analysis of Human Movement, Champaign, Human Kinetics.


Morrow, J. Jackson, A. Disch. J. Mood. D. (2005) Measurement and Evaluation In Human Performance (3rd ed.) Champaign, Human Kinetics.

Equipa Docente (2023/2024 )