2024

Política Comparada

Nome: Política Comparada
Cód.: ECN13110L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Teoria Jurídico-Política e Relações Internacionais

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A UC de Política Comparada aplicada às Relações Internacionais visa capacitar o discente para uma melhor
compreensão dos regimes, processos, modelos políticos bem como a respetiva evolução, dotando-o de
instrumentos analíticos que o levarão a adotar uma metodologia própria da área científica em questão.
As principais competências a adquirir são:
1. Assimilar os conceitos operacionais referentes à área de estudo;
2. Compreender e aplicar os instrumentos analíticos de política comparada;
3. Relacionar diferentes níveis de análise e realidades díspares;
4. Reforçar e motivar o processo de investigação científica.

Conteúdos Programáticos

1. Teorias e Métodos
1.1 A Operacionalização teórico-conceptual
1.2 A Evolução da política comparada
1.3 O objeto do estudo comparativo

2. Comparar sistemas políticos
2.1 A Metodologia
2.2 Os Sistemas e processos do método comparado
2.3 As Estruturas e funções analíticas

3. O contexto histórico
3.1 O Conceito de Estado-nação
3.2 Os Regimes democráticos
3.3 Os Regimes autoritários

4. Perspetivas da política comparada
4.1 A utilização da teoria no método comparativo
4.2 Os seis “I” (Instituições; Interesses; Ideas; Indivíduos; Ambiente Internacional; Interações)
4.3 O processo político

5. O exercício do poder
5.1 O poder: conceito
5.2 A projeção do poder

6. A globalização
6.1 A sociedade civil e os movimentos sociais
6.2 A globalização e a integração
6.3 A segurança regional

7. Estudo de casos comparativos:
7.1. O Reino Unido
7.2 A França
7.3 A Rússia
7.4 Os Estados Unidos
7.5 O Brasil
7.6 A República Popular da China
7.7 A Índia
7.8 O Japão
7.9 A África do Sul

Métodos de Ensino

No quadro metodológico são utilizados quatro modelos pedagógicos para consolidar os conhecimentos e
potenciar a motivação dos discentes:
1. Exposição teórica da matéria;
2. Dinamização das sessões para debater temas de desenvolvimento;
3. Exploração da matéria através de leitura de textos e documentos;
4. Dedicação individual do discente com o apoio, caso necessário, do docente, quanto ao estudo e
consolidação da matéria.

No quadro da avaliação são feitas 2 frequências, 1 trabalho de iniciação prática à investigação com
apresentação oral.

Bibliografia

Bertrand Badie, Georges Lavau. 2016. Le développement politique (Politiques comparée). Paris: FeniXX.
Manuel Martínez Sospedra, 2018. Ainhoa Uribe Otalora, Teoría del Estado y de las formas políticas: sistemas políticos comparados. Madrid: Tecnos.
Marianne Marty Emmanuel Nadal.2018. Faire de la politique comparée, Karthala.
Patrick H. O'Neil, Karl Fields, Don Share. 2017. Cases in Comparative Politics, 6th ed. New York: W. W. Norton & Company.

Equipa Docente (2023/2024 )