Esta licenciatura aposta numa formação que privilegia o aproveitamento dos recursos naturais. A via biotecnológica de produção de alguns bens está a tornar-se cada vez mais competitiva, sobretudo em áreas como a indústria farmacêutica, alimentar, agroindústria, agroquímica, e controlo ambiental, sendo as empresas e base biotecnológica reconhecidas como polos fundamentais de desenvolvimento sustentável.
O projeto educativo foi construído com base na experiência acumulada e na consulta de outras realidades nacionais e internacionais, o que permitiu desenvolver uma conceção abrangente, articulada e inovadora, que permite conferir uma perspetiva integrada e competências para a resolução de problemas em processos biotecnológicos nas áreas de Química, Agroquímica, Ciências da Saúde, Produção de Alimentos e Ambiente.
Para além da componente laboratorial, aposta também na realização de um Projeto/Estágio em Biotecnologia, integrado no plano de estudos, que possibilita a consolidação de conhecimentos, desenvolvimento de competências transversais interpessoais, técnicas e científicas, relevantes para a inclusão dos seus profissionais no mercado de trabalho.
Unidade Orgânica:
Escola de Ciências e Tecnologia
Duração:
6 Semestres/180 ECTS (159 obrigatórios e 21 optativos em UCS)
Língua:
Português
Regime:
Presencial
Áreas CNAEF:
-
Tecnologia dos processos químicos (524)
Instituições públicas e privadas, como autarquias, direções regionais, hospitais e empresas ligadas às ciências químicas, biológicas, agronómicas, da saúde e ambiente.
Mais informação sobre dados e estatísticas deste curso podem ser consultadas aqui.
Provas de Ingresso
Uma das seguintes provas:
Fórmula de cálculo de candidatura ao Regime Geral de Acesso (CNA):
65% Média de secundário | 35% Provas de ingresso
Classificações Mínimas:
Nota de candidatura: 100 pontos
Provas de ingresso: 100 pontos
Nota do último colocado 2023/2024: 124.4