2024

Computação Gráfica

Nome: Computação Gráfica
Cód.: INF13192L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Informática

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Identificar usos apresentações digitais;
Explicar amostragens discretas, os limites da percepção humana, o problema do transporte de luz, mapeamento de texturas, amostragem e anti-aliasing;
Descrever as diferenças entre técnicas de compactação de imagem, modelos de cores, o pipeline gráfico básico, o processo básico de produção de movimento contínuo e representações de rotações;
Comparar construção progressiva e regressiva;
Representar curvas e superfícies, representação de malha e modelos ou terrenos fractais;
Construir modelos GSC;
Calcular pontos bidimensionais e tridimensionais aplicando transformações afins e sistemas de coordenadas tridimensionais e a localização e orientação usando cinemática progressiva e regressiva;
Implementar operações de transformação, de recorte, de interpolação spline e para exibir modelos 3D.

Conteúdos Programáticos

1. Conceitos Fundamentais
Aplicações; Digitalização e Formatos de Media; Animação por Sequência de Imagens; Bibliotecas Gráficas Comuns.

2. Construção
Construção na Natureza; Representação de Polígonos; Grafos de Cena e o Pipeline Gráfico; Sistemas de Transformações.

3. Modelação Geométrica
Operações Geométricas Básicas; Aproximação de Curvas; Representação de Superfícies; Modelos Procedimentais; Geometria Sólida Construtiva.

4. Animação e Interação
Cinemática Direta e Inversa; Deteção e Resposta a Colisões; Animação por Chaves; Movimentos Baseados na Física.

Métodos de Ensino

Aulas Teóricas com apresentação de conteúdos, explicação de aplicações e ilustração de exemplos. Aulas práticas com resolução de exercícios e desenvolvimento de exemplos.
A avaliação consiste num projeto simples e num conjunto de testes quinzenais ou duas frequências ou um exame final.

Bibliografia

- Marschner, S., Shirley, P. - Fundamentals of Computer Graphics (2016).
- Hughes J.F., et al. - Computer graphics. Principles and practice (2014).
- Ammeraal, L., Zhang, K. - Computer Graphics for Java Programmers (2007).

Equipa Docente (2023/2024 )