2024

Interação Pessoa-Máquina

Nome: Interação Pessoa-Máquina
Cód.: INF13186L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Informática

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Dar aos alunos conhecimentos nas áreas da Human-Computer-Interaction (HCI). No final do semestre, o aluno deverá ser capaz de:
- Compreender os factores humanos que condicionam a utilização de um qualquer sistema informático
- Compreender e utilizar os conhecimentos subjacentes à criação e desenvolvimento de interfaces
- Identificar o tipo de utilizadores que a interface vai "servir" e as tarefas que a interface deve suportar
- Compreender a necessidade e saber como proceder, à avaliação das interfaces que desenvolve, em todas as fases do desenvolvimento
- Identificar os problemas sentidos pelos utilizadores na interação com uma aplicação através de modelos de interação
- Tecer opiniões críticas sobre interfaces existentes, sugerindo alterações sempre que necssário.

Conteúdos Programáticos

I- Fundamentos:
1. O humano; O computador; A interação
2. Paradigmas da Interação
3. Estilos de Interacção
4. Análise de utlizadores e Tarefas
II- Noções básicas de design de interfaces
1. Engenharia de usabilidade
2. Princípios que suportam a usabilidade
3. Regras de Ouro e Heurísticas
4. Design iterativo
5. Prototipagem
6. Avaliação Preditiva e Heurística

Métodos de Ensino

Aulas Teóricas com apresentação de conteúdos, explicação de aplicações e ilustração de exemplos. Aulas práticas com resolução de exercícios e desenvolvimento de exemplos.

Avaliação

A avaliação contínua consiste em consiste de duas frequências(25% cada) ou um exame final(50%) e um trabalho prático(50%).
Existe ainda uma exame de recurso, em que os alunos podem fazer melhoria de nota, ou obter aprovação na disciplina.
O trabalho prático é realizado em grupos de 3 alunos.

Bibliografia

Human-Computer Interaction. 3rd Edition de Alan Dix, Janet Finlay, Gregory D. Abowd, Russel Beale. Prentice Hall 2004 ISBN: 978-0130461094

Equipa Docente (2023/2024 )