Métodos em Geografia
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Desenvolvimento da capacidade de análise, de síntese e de apresentação oral e escrita, e familiarização com os instrumentos e métodos adequados, mais frequentes em Geografia. Compreensão e desenvolvimento de uma abordagem geográfica científica, dinâmica e crítica
Conteúdos Programáticos
Métodos e instrumentos de análise em Geografia. Esquemas e esboços de campo. Leitura e análise de textos. Síntese. Identificação das principais ideias de um texto e análise crítica. Pesquisa, discussão e esclarecimento de conceitos. Identificação e formulação de um problema. Elaboração de um relatório. Apresentações escritas e orais. Pesquisa bibliográfica e referências bibliográficas.
Cap.1: analisar uma paisagem (identificar e classificar os elementos da paisagem; distinguir as unidades de paisagem; observar a dinâmica da paisagem;fazer registos da observação - notas e esquemas; interpretar a paisagem).
Cap.2: analisar uma carta topográfica (os grandes conjuntos do relevo; a valorização dos aspevtos agrícolas; as actividades industriais; posição, sítio e plano das cidades).
Cap.3: analisar um mapa temático (um mapa para mostrar o quê? reconhecer as informações que o mapa contém; fazer correlações espaciais; mudar de escala).
Cap.4: analisar estatísticas (os tipos de estatísticas; visualizar as estatísticas; fazer cálculos simples; as questões-chave).
Cap.5: analisar gráficos (gráficos de repartição e de distribuição; gráficos de evolução; gráficos de correlação).
Cap.6: fazer uma recensão (analisar o texto; identificar o plano; enquadrar o autor nas perspectivas do pensamento geográfico; breve síntese crítica).
Cap.7: fazer uma pesquisa e apresentar referências biblioráficas (procurar o quê? Focar a pesquisa; fazer uma ficha bibliográfica; fazer citações; redigir uma bibliografia).
Cap.8: fazer entrevistas e inquéritos (razões da sua pertinência e diferenciação; a construção dos guiões - o que perguntar; como perguntar; aplicação a casos concretos; tratar os dados - indicações de base).
Cap.9: fazer uma dissertação (analisar um tema; construir um plano; o espaço na dissertação de Geografia; a gestão do tempo).
Cap.10: fazer um esquema de síntese( o papel do esquema de síntese; os elementos determinantes do esquema; aspectos visuais).
Métodos de Ensino
Leituras e análise de textos, produção de recensões.
Trabalhos na aula, em grupo. Trabalho de pesquisa e organização da informação, pelo aluno, dentro e fora da aula. Apresentações escritas e orais, discussão entre alunos e docente
Bibliografia
Vários textos de análises em geografia e escritos por geógrafos, são disponibilizados ao longo da disciplina.
Bailly A., Scariati R. e Simões J.M., 2009. Viagem à Geografia. Uma Geografia para o mundo. Uma geografia para todos. João Azevedo Editor, Mirandela
Gérin-Grataloup, A.-M., 2012. La géographie. Nathan, Paris (3ªed)
Knox P., Marston S., 2000. Cap.1.1. Geography matter. In: Places and Regions in Global Context. Human Geography.
Madeira A.C., Abreu M.M., 2004. Comunicar em Ciência. Como redigir e Apresentar Trabalhos Científicos. Escolar Editora, Lisboa
Mérenne-Choumaker B., 1999. "Escolher e utilizar um método de ensino" in: Didáctica da Geografia, Edições Asa, Paris,pp.167-188.
Medeiros C.A., 2005. Vol.1, Cap.1. Nota sobre a Evolução do Conhecimento Geográfico do Território. In: Geografia de Portugal, o Ambiente Físico. Círculo de Leitores, Lisboa
Equipa Docente (2022/2023 )
- Diogo André Pinho da Costa
- Jose Rafael Munoz-Rojas Morenes [responsável]